Mercado

As intenções da categoria “Mercado”

Diário de um especulador

Por incrível que pareça, a bolsa de valores é um ótimo lugar para se observar o comportamento humano. O nosso próprio e o de outros. A maioria dos participantes da bolsa tem uma tendência direitista acirrada. Neste aspecto, sinto-me um peixe fora d’água. Porém, eu, como eles, fico sujeito à contradição entre o medo e a ganância.

Atuar no mercado também é um estímulo para o estudo da matemática. Não falo de alta matemática. Mas das operações básicas que podem te tirar da ilusão dos tolos sobre média e probabilidades. A matemática te ajuda a não ser enganado.

O bolso realmente dói.  Como controlamos nossas emoções naquela batalha diária para ver quem tira dinheiro de quem?  O valor do seu ativo sobe e desce em poucos minutos. Ao fazer uma compra ou uma venda, o mercado pode seguir a favor da sua ação ou ir contra. Você não tem controle algum sobre isto.

Agora, você pode controlar seus riscos (quanto de dinheiro coloca, até aonde vai a sua perda) e pode tentar se proteger usando opções ou outras formas de proteção e pode se impor uma disciplina para limitar seus ganhos e suas perdas. A disciplina deve ir além da operação da bolsa, deve abranger alguns aspectos da vida, como: Passear, Meditar, Praticar atividades físicas, Pensar na vida, Valorizar o que está fora do alcance do dinheiro.

Um dos problemas de aplicar na bolsa, e segui-la cotidianamente, é o vício de jogador. Quem tem esta tendência não deveria jamais chegar perto de um terminal ligado na bovespa.

Com a internet o número de pessoas que operam diariamente na bolsa aumentou muito. Meu sentimento é que a maioria perde muito dinheiro. Alguns vão à bancarrota. Com mais frequência do que divulgado.

Percebo que poucos que frequentam os fóruns e blogs se preocupam em tirar lições sobre a sua própria psicologia, seu apego ao dinheiro, o controle das suas emoções e o entendimento do outro. O ambiente é mais o de uma guerra entre comprados e vendidos.

Escreverei, nesta categoria, o diário de um especulador, euzinho! Você verão como é perigoso, mas como pode ser instrutivo  e até divertido. Mas…não recomendo.

Só virei especulador por situações muito particulares da minha vida. O resumo está no post “Confissões de um especulador chinfrim”.

Para ver todos posts desta categoria clique aqui ou em ARCHIVES . Mercado Financeiro ao final de qualquer página.

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Assista Eduardo Guimarães falando ao vivo sobre 2018 22/10/2017
    Eduardo Guimarães fala ao vivo neste domingo 22 de outubro desde as 20:30 horas até as 21:00 horas. O post Assista Eduardo Guimarães falando ao vivo sobre 2018 apareceu primeiro em Blog da Cidadania.
    eduguim
  • Para sustentar tese, novamente MPF quebra sigilo telefônico de escritório que defende Lula 21/10/2017
    Pedro Canário, via Conjur em 20/10/2017 Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal pediu e conseguiu nova quebra de sigilo de comunicações entre advogado e cliente envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A 13ª Vara Federal de Curitiba autorizou a quebra de sigilo telefônico de Glaucos da Costamarques para levantar as ligações […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Unreality Distilled: The United States of Trump
    President Donald Trump speaks with Governor Ricardo Rossello of Puerto Rico during a meeting in the Oval Office of the White House in Washington, DC on Thursday, October 19, 2017. (Photo: Jabin Botsford / The Washington Post via Getty Images) Sometimes I talk to the president of the United States in my head. It always starts the same way: Dude, let me get th […]
  • George Monbiot: We Need a New Political Story of Empathy and Sharing to Replace Neoliberalism
    Neoliberalism is just a self-serving racket antithetical to human nature, says George Monbiot, author of Out of the Wreckage. But those of us who want a generous and inclusive society need to come up with new and compelling stories to seed the politics we desire and counter the stories neoliberals have been feeding us.The idea that human nature is inherently […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: