Mercado

As intenções da categoria “Mercado”

Diário de um especulador

Por incrível que pareça, a bolsa de valores é um ótimo lugar para se observar o comportamento humano. O nosso próprio e o de outros. A maioria dos participantes da bolsa tem uma tendência direitista acirrada. Neste aspecto, sinto-me um peixe fora d’água. Porém, eu, como eles, fico sujeito à contradição entre o medo e a ganância.

Atuar no mercado também é um estímulo para o estudo da matemática. Não falo de alta matemática. Mas das operações básicas que podem te tirar da ilusão dos tolos sobre média e probabilidades. A matemática te ajuda a não ser enganado.

O bolso realmente dói.  Como controlamos nossas emoções naquela batalha diária para ver quem tira dinheiro de quem?  O valor do seu ativo sobe e desce em poucos minutos. Ao fazer uma compra ou uma venda, o mercado pode seguir a favor da sua ação ou ir contra. Você não tem controle algum sobre isto.

Agora, você pode controlar seus riscos (quanto de dinheiro coloca, até aonde vai a sua perda) e pode tentar se proteger usando opções ou outras formas de proteção e pode se impor uma disciplina para limitar seus ganhos e suas perdas. A disciplina deve ir além da operação da bolsa, deve abranger alguns aspectos da vida, como: Passear, Meditar, Praticar atividades físicas, Pensar na vida, Valorizar o que está fora do alcance do dinheiro.

Um dos problemas de aplicar na bolsa, e segui-la cotidianamente, é o vício de jogador. Quem tem esta tendência não deveria jamais chegar perto de um terminal ligado na bovespa.

Com a internet o número de pessoas que operam diariamente na bolsa aumentou muito. Meu sentimento é que a maioria perde muito dinheiro. Alguns vão à bancarrota. Com mais frequência do que divulgado.

Percebo que poucos que frequentam os fóruns e blogs se preocupam em tirar lições sobre a sua própria psicologia, seu apego ao dinheiro, o controle das suas emoções e o entendimento do outro. O ambiente é mais o de uma guerra entre comprados e vendidos.

Escreverei, nesta categoria, o diário de um especulador, euzinho! Você verão como é perigoso, mas como pode ser instrutivo  e até divertido. Mas…não recomendo.

Só virei especulador por situações muito particulares da minha vida. O resumo está no post “Confissões de um especulador chinfrim”.

Para ver todos posts desta categoria clique aqui ou em ARCHIVES . Mercado Financeiro ao final de qualquer página.

  • Senadores que apoiaram golpe agora são "independentes" e ameaçam reformas de Temer
    Categoria:  Congresso Patricia Faermann Senadores Ronaldo Caiado (DEM), Ana Amélia (PP) e Álvaro Dias (PV)   Jornal GGN - Diversos senadores que defenderam o impeachment de Dilma Rousseff com sua saída do governo e que, até há pouco, apoiavam o mandatário Michel Temer anunciaram "independência" do governo peemedebista. Na lista, estão nomes como a […]
  • Processo de Lula será analisado por professores de Direito da Europa
    Categoria:  Justiça Jornal GGN - O caso triplex, em que Lula é acusado pela força-tarefa da Lava Jato de receber propina da OAS, será analisado por uma equipe formada por professores de Direito de três universidades da Europa, em parceria com o advogado Rafael Valim, da PUC-SP. A ideia é formular um relatório indicando se o processo penal contra o ex-preside […]
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • “Fragilidade de Temer não significa fragilidade da direita” 20/06/2017
    Marcelo Auler Do sociólogo e diretor de Programa de Estudos Avançados da Universidade Candido Mendes, Luiz Alberto Gomez de Souza, trago essa análise do quadro político […] O post “Fragilidade de Temer não significa fragilidade da direita” apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Como não cair na armadilha do Fla-Flu histérico?
    Vamos combinar de não falar de política para evitar brigas, pelo amor de Deus. Quantas vezes você já não fez ou ouviu este apelo em reuniões familiares e sociais nos últimos tempos? Alguns, visivelmente, não concordam com a sugestão e ficam... Continue lendo
  • Farra segue em Brasília: R$ 3,5 bi para campanhas
    Parece que eles vivem em outro mundo, completamente alienados da realidade. Discretamente, como convém, no escurinho de um gabinete longe da imprensa, os presidentes de sete partidos aliados do governo fecharam um pacto nesta quarta-feira para sangrar... Continue lendo
  • Após MP, mídia também reconhece falta de provas contra Lula 23/06/2017
    AVISO - Recentemente, o Blog da Cidadania divulgou que o MPF reconheceu POR ESCRITO que não tem provas contra Lula. Inicialmente, a mídia tentou negar. Agora, já reconhece que, se Moro condenar Lula, será sem provas. Note: quem diz que não há provas contra Lula não é o Blog da Cidadania, é a imprensa antipetista. O Brasil e o mundo precisam saber desse ato q […]
    eduguim
  • Janio de Freitas: Juristas e advogados têm apontado em vão irregularidades na Lava-Jato 23/06/2017
    Janio de Freitas em 22/6/2017 A crise vai ficando a cada dia mais original. Mais brasileira. Há dias, discutia-se a autoridade do Supremo, ou sua falta, para reexaminar a imunidade criminal concedida pelos procuradores da Lava-Jato a Joesley Batista, o chefão da JBS que gravou comprometimentos ilegais de Michel Temer. O próprio Supremo entregou-se à […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Adivinha quem foi 'sorteado para relatar processo de Aecio no STF... Acertou... 24/06/2017
    Não, não é piada. Gilmar Mendes foi escolhido em "sorteio" no STF.O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes será o relator do inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) baseado nas delações premiadas de executivos da Odebrecht. O sorteio foi realizado após pedido da PGR (Procuradoria Geral da República).Antes, o responsável p […]
    Antonio Mello

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: