Cambalhota

Águas rolaram e o post aí de baixo ficou assim, como um poste.

Volto aqui e não gosto do que vejo.  Para que a querela com o pequenino Reinaldo Azevedo (calma, cristandade, somos todos pequeninos no reino de Deus, certo?) ?

Lembro que houve medo e pena.  Medo da tropa da Veja, dos Policarpos da vida a escarafunchar minha vida, a me lambuzar com a lama que haverão de encontrar no fundo da minha alma, nos rastros da minha vida, nos alfarrábios dos tribunais e nos motores do google.

Tratemos de jogar o poste para baixo agora que o medo passou.  Elucubrações sobre o que me animou a parlamentar, logo eu que não gosto de polêmicas,  com as bobagens do Reinaldo Azevedo servirão como terra.

A bem da verdade, vejo em outros sítios que já busquei a polêmica. Ainda assim, reconheço que não é do meu gosto, nunca foi. Sou da conciliação.  Lembro que para me armar contra os gigantes da Veja  consultei Baudelaire, na sua defesa de E.A.Poe : “…tanto infortúnio, para incitar uma torrente de pronunciamentos burgueses, para servir de pasto e assunto aos jornalistas virtuosos!”

Reinaldo Azevedo age como se ao subir nas tamancas e disparar petardos para lá e para cá se agigantasse.  Pena, como disse lá em cima, pois o blogueiro da Veja é culto, inteligente e poderia fazer um contraponto liberal à esquerda.

(Pois, pois,  ainda cavo mais fundo o destino do post poste).

Prefere, porém, arregimentar uma tropa de fanáticos com base na algaravia de meias verdades. Não sei o porquê, não posso assegurar nada que lhe vá pela alma. Apenas imagino que não receberia dois dos  barulhos que a teoria dos três ruídos do Chalaça afiança serem os alvos de todos os homens: O alarido das multidões, o tilintar das moedas e os murmúrios de uma mulher.

Pequenas porções de ilusão
Mentiras sinceras me interessam
Me interessam, me interessam (Cazuza)

Meias verdades interessadas não.

Perdemos um liberal na cena cultural, eis a pena. Pode ser, porém, que a minha lástima seja fruto da ignorância. Ainda não encontrei o Liberal que o Brasil tanto precisa, alguém como Isaiah Berlin.

Êpa, como escreveu o Francis, meu coração ainda está à esquerda. Prezo a formação marxista inteligente, aquela que aceita a crítica dos fatos, as lições dos erros de previsão. Por isso, e não apesar disso, reconheço o papel cultural, civilizatório e crítico do pensamento liberal. Sincero.

Pois então, o medo se foi. Talvez porque agora, quase sexagenário e órfão, um bebê chorão, já não me preocupe em resguardar a honra.

Lembro que o Caetano Veloso, outro que adora uma polêmica, recusou o convite para dançar do Reinaldo Azevedo: “Não danço com ele nem morta”, ou algo assim. Deve ter lá suas razões o Caetano.

Bem, já bem enterrado o post, tratemos de outro assunto:  Varlam Shalamov. Mas isso só quando voltar.

 

Publicado em Notícias
  • Xadrez da globalização e da financeirização
    Categoria:  Coluna Econômica Luis Nassif Caso 1 - as guerras internas na geopolítica Desde a criação do padrão ouro, sempre houve uma disputa interna, nos países, em torno do modelo. O padrão ouro era essencial para a globalização do sistema financeiro, ao criar uma medida de valor global para os países que aderiam. Por outro lado, impedia os países de prati […]
  • Clipping do dia
    As matérias para serem lidas e comentadas.
  • O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará 24/06/2017
    Marcelo Auler Neste domingo (25/06), a Avenida Atlântica, em Copacabana (zona Sul do Rio), será palco de mais uma manifestação com a bandeira do “Fora”. Mas, […] O post O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno... Continue lendo
  • São Paulo de Ceni & Leco segue rumo à degola
    Eles conseguiram. Com tantos erros na compra e venda de jogadores, escalações e substituições, a pomposa dupla Ceni & Leco, que transformou o Morumbi em armazém de secos e molhados, está levando o tricampeão mundial para a zona da degola... Continue lendo
  • Sem Lula e o PT, Brasil será governado pela extrema-direita 26/06/2017
    Em 30 junho de 2013, o Blog da Cidadania divulgou análise afirmando que as manifestações por 20 centavos iriam gerar traição de Michel Temer, um golpe parlamentar via impeachment de Dilma Rousseff e uma crise econômica sem precedentes. Agora, o Blog avisa: se a esquerda não se unir em torno de Lula e do PT, o país vai cair na mão da extrema-direita. […]
    admin
  • Luis Nassif: Como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional 27/06/2017
    Luis Nassif, via Jornal GGN em 26/6/2017 A TÍTULO DE INTRODUÇÃO – O QUE ESTAVA EM JOGO Como abordamos em vários postagens, havia um mundo em transformação, a China e os Brics irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, […]
    bloglimpinhoecheiroso

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: