Cambalhota

Águas rolaram e o post aí de baixo ficou assim, como um poste.

Volto aqui e não gosto do que vejo.  Para que a querela com o pequenino Reinaldo Azevedo (calma, cristandade, somos todos pequeninos no reino de Deus, certo?) ?

Lembro que houve medo e pena.  Medo da tropa da Veja, dos Policarpos da vida a escarafunchar minha vida, a me lambuzar com a lama que haverão de encontrar no fundo da minha alma, nos rastros da minha vida, nos alfarrábios dos tribunais e nos motores do google.

Tratemos de jogar o poste para baixo agora que o medo passou.  Elucubrações sobre o que me animou a parlamentar, logo eu que não gosto de polêmicas,  com as bobagens do Reinaldo Azevedo servirão como terra.

A bem da verdade, vejo em outros sítios que já busquei a polêmica. Ainda assim, reconheço que não é do meu gosto, nunca foi. Sou da conciliação.  Lembro que para me armar contra os gigantes da Veja  consultei Baudelaire, na sua defesa de E.A.Poe : “…tanto infortúnio, para incitar uma torrente de pronunciamentos burgueses, para servir de pasto e assunto aos jornalistas virtuosos!”

Reinaldo Azevedo age como se ao subir nas tamancas e disparar petardos para lá e para cá se agigantasse.  Pena, como disse lá em cima, pois o blogueiro da Veja é culto, inteligente e poderia fazer um contraponto liberal à esquerda.

(Pois, pois,  ainda cavo mais fundo o destino do post poste).

Prefere, porém, arregimentar uma tropa de fanáticos com base na algaravia de meias verdades. Não sei o porquê, não posso assegurar nada que lhe vá pela alma. Apenas imagino que não receberia dois dos  barulhos que a teoria dos três ruídos do Chalaça afiança serem os alvos de todos os homens: O alarido das multidões, o tilintar das moedas e os murmúrios de uma mulher.

Pequenas porções de ilusão
Mentiras sinceras me interessam
Me interessam, me interessam (Cazuza)

Meias verdades interessadas não.

Perdemos um liberal na cena cultural, eis a pena. Pode ser, porém, que a minha lástima seja fruto da ignorância. Ainda não encontrei o Liberal que o Brasil tanto precisa, alguém como Isaiah Berlin.

Êpa, como escreveu o Francis, meu coração ainda está à esquerda. Prezo a formação marxista inteligente, aquela que aceita a crítica dos fatos, as lições dos erros de previsão. Por isso, e não apesar disso, reconheço o papel cultural, civilizatório e crítico do pensamento liberal. Sincero.

Pois então, o medo se foi. Talvez porque agora, quase sexagenário e órfão, um bebê chorão, já não me preocupe em resguardar a honra.

Lembro que o Caetano Veloso, outro que adora uma polêmica, recusou o convite para dançar do Reinaldo Azevedo: “Não danço com ele nem morta”, ou algo assim. Deve ter lá suas razões o Caetano.

Bem, já bem enterrado o post, tratemos de outro assunto:  Varlam Shalamov. Mas isso só quando voltar.

 

Publicado em Notícias
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Marina oculta da agenda encontro com militares 19/06/2018
    Via O Globo em 15/6/2018 A pré-candidata à Presidência Marina Silva (Rede) não divulgou na agenda oficial da pré-campanha um encontro nesta sexta-feira com o general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército. A reunião só se tornou pública porque foi divulgada pelo próprio comandante, por meio do Twitter. […] Prosseguindo nos contatos com os pré-candidatos […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Juiz que prejudicou o Brasil vai a julgamento nesta terça. Ou será adiado mais uma vez? 18/06/2018
    Tempo estimado de leitura: 40 segundos Há mais de dois anos o juiz Moro está para ser julgado pelo CNJ em dois processos que o acusam de cometer ilegalidade ao divulgar grampo de uma conversa entre a presidenta à época Dilma e o ex-presidente Lula.A gravação e divulgação da conversa foi considerada ilegal pelo ex-ministro do STF Teori Zavascki, mas até hoje […]
    Antonio Mello
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Cannot load blog information at this time.

%d blogueiros gostam disto: