Mentira do Reinaldo Azevedo: Má fé ou burrice? Lições de interpretação de textos e aritmética para os crentes da Veja

Recebi e-mail de uma amiga que – fazer o quê? – é uma crente leitora da revista Veja. Ela reproduz um post do blogueiro da Veja onde ele denuncia o que teria sido uma mentira escandalosa do Lula.
Com a palavra o tal Reinaldo Azevedo (íntegra aqui):
“Mas ainda não era a maior mentira. Segundo informa a Folha, o homem disse ter elevado o número de universitários do país de 6 milhões para 12 milhões. O homem etá no “mundo de Lula”. Haddad ouvia tudo caladinho — e certamente não vai corrigir a batatada, embora seu ministério tenha divulgado o Censo Universitário no fim de 2011. Os números são outros.       Em 2001, havia 3 milhões de estudantes matriculados nas universidades do país; no fim de 2010, eram 6,37 milhões — quase a metade do que Lula alardeou”.

Reinaldo indica o site do MEC,  a página  que trata do Censo Educacional, para dar alguma veracidade às suas afirmações. Trata-se apenas do velho truque de comparar laranjas com bananas.

Basta ler o texto do Lula para se perceber a lorota do Tio Rei, como a crente o chama. A íntegra pode ser lida aqui (para quem duvidar da transcrição, pode escutar no youtube aqui, aos 17 minutos):

“Na semana passada, o IBGE nos deu uma excelente notícia: o percentual de brasileiros com ensino superior completo aumentou, em dez anos, de 4,4% para 7,9%. Em números exataos fica mais forte (Dilma ajuda: “de seis milhões para doze milhões”).

Que diferença, não? Bem, pode ser que os crentes não tenham ainda percebido a mentira. Vamos desenhar:

A afirmação de que o número de brasileiros com ensino superior completo aumentou em dez anos de, vai lá, 6 para 12 milhões é completamente diferente da afirmação de que os estudantes matriculados no ensino superior tenham aumentado de 6 para 12 milhões.  A primeira afirmação refere-se ao estoque de pessoas com ensino superior completo no país. A segunda refere-se ao número atualmente matriculado, ao fluxo, e não ao estoque.

Há 10 anos, (é provável que, na verdade, estejamos falando dos dados do Censo 2000 comparado aos de 2010), 4,7% dos brasileiros tinham ensino superior completo. Destes, alguns morreram, a maioria sobreviveu e a eles se acrescentaram, ano após anos, novos brasileiros que concluíram o ensino superior, num ritmo superior ao do mero crescimento populacional. De modo que hoje, provavelmente em agosto de 2010, data de referência do Censo 2010, somos 7,9%.

Comparar dados do IBGE sobre o estoque de formados com os dados do MEC sobre o número atual de formandos é má fé ou burrice.

Se eu colhi e estoquei 10 laranjas no meu pomar, ao longo do tempo, e no mês seguinte perco duas laranjas, que apodreceram,  e colho mais 5, posso dizer que tenho em estoque 13 laranjas. Mas não posso dizer que o meu laranjal produz 13 laranjas por mês.

Os dados do IBGE a que Lula se refere provavelmente são dados do Censo, onde se colhe a auto declaração dos brasileiros sobre seu nível de formação educacional. Os dados do Censo Educacional do MEC são sobre as atuais matrículas nas universidades brasileiras. São dados administrativos. Pode-se até cotejá-los para estudos diversos mas não dá para equipará-los. Quer dizer, dá até dá, como nos mostra o tal do Tio Rei. A liberdade, até mesmo para a mentira e a manipulação deve ser irrestrita, (desde que não veiculada por concessão pública). Tio Rei elaborou sua falácia na internet. Tá legal. A liberdade de crença também deve ser irrestrita, desde que haja separação entre a laicidade do Estado e as igrejas. Minha amiga é livre para crer no que quiser. E continua minha amiga.

Publicado em Notícias, Política
  • PSDB e Temer saem derrotados no julgamento do STF. Por Joaquim de Carvalho. 28/06/2017
    O PSDB e Michel Temer, aliados na defesa deste governo, foram derrotados esta tarde pelo Supremo Tribunal Federal. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, e Rodrigo Rocha Loures, longa manus do presidente da república, queriam remover o ministro Édson Fachin da relatoria da investigação e do processo que envolvem a […] O post PSDB e T […]
    Joaquim de Carvalho
  • Sob o jugo de Temer a PF definha em praça pública. Por Carlos Fernandes 28/06/2017
    É triste quando trilhamos com tanta avidez um caminho que nos leva inevitavelmente ao crepúsculo do que um dia foi o nosso melhor momento. Dessa maneira deve estar se sentindo hoje a Polícia Federal. Uma das instituições mais valorizadas nos governos de Lula e Dilma, a PF, fortalecida e com a sua independência plenamente garantida, […] O post Sob o jugo de T […]
    Carlos Fernandes
  • A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF 28/06/2017
    Eugênio José Guilherme de Aragão (*) Depois de uma campanha profissional, como manda o figurino Janot na corporação, o vitorioso da eleição interna para a lista […] O post A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Daqui não saio, daqui ninguém me tira! 28/06/2017
    Arnaldo César (*) É admirável o arsenal de truques, mentiras, abusos, caradurismo e irresponsabilidades de toda a ordem que a camarilha de Temer tem utilizado para […] O post Daqui não saio, daqui ninguém me tira! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A felicidade nos olhos da menina que não vê
    Aconteceram tantas coisas importantes nas últimas horas sobre as quais eu poderia comentar (ver link para o Jornal da Record News no final deste texto), mas não me sai da cabeça a imagem da felicidade brilhando nos olhos da menina que não vê.... Continue lendo
  • Temer X Janot e Lula X Moro: é hora do vale-tudo
    Chegou a hora do vale-tudo na guerra aberta entre o Judiciário e a classe política. As defesas de Temer e Lula resolveram partir para o ataque contra seus acusadores Janot e Moro, respectivamente. Rodrigo Janot denunciou Michel Temer por corrupção... Continue lendo
  • Os 8 processos contra Vaccari se baseiam em delações sem provas 29/06/2017
    ATENÇÃO - Na última quarta-feira à noite, em evento que contou com representante da cúpula do PT, o Blog apurou que o partido já acredita que João Vaccari Neto será absolvido totalmente da enxurrada de processos farsescos abertos contra si. Sua absolvição total vai desmascarar o golpe e os golpistas. E pavimentará o caminho da vitória de Lula no ano que vem. […]
    eduguim
  • A tropa de Temer que apareceu de forma “espontânea” em seu pronunciamento 28/06/2017
    Quem são as pessoas que formaram a comitiva de Temer Temer chegou a agradecer no discurso a presença “espontânea” dos parlamentares, mas a participação deles não foi voluntária; veja quem são. Via O Tempo em 28/7/2017 Veja quem faz parte da tropa de Temer 1) Baleia Rossi (PMDB/SP) 2) Goulart (PSD/SP) 3) Lelo Coimbra (PMDB/ES) […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A fortuna de Aécio 29/06/2017
    O senador Aécio Neves não pode reclamar da sorte. Em março, ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista. Sua irmã foi presa por negociar a entrega do dinheiro. Seu primo foi preso por... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delação que envolve arrecadador de campanha de tucanos enfrenta resistência do MPF 29/06/2017
    Doleiro e empresário afirmou que mostraria provas de um repasse de R$ 100 milhões em propina a Paulo Vieira, o Paulo Preto, durante a gestão de José Serra como governador de São Paulo.Nas primeiras... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: