Ei, você aí!

Era para ter sido publicado no dia 31/10. Por falha minha, saiu no dia 1/11. Fica como registro.

Vamos apostar na solidariedade?

Qualquer que seja o nosso voto, o voto de cada um que lê este post, qualquer que seja o resultado eleitoral, que conheceremos daqui a poucas horas, não temos como saber se terá sido o melhor. O futuro é imprevisível. Há sempre consequências não planejadas. O mistério sempre rondará por aí.

Mas podemos saber o que nos motivou aqui e agora.

Se você acredita que a campanha do Serra almeja um projeto nacional onde se destaca o valor da solidariedade entre nossas frágeis e mortais figuras humanas, neste imenso universo, então nada tenho a lhe dizer. Crença é crença. Vai saber, de repente você está certo e eu errado.

Mas se você se deixou contaminar por essas correntes e esses elementos da extrema-direita que acusam Dilma de ser ficha suja de sangue, saiba e assuma que você ressuscita a ditadura militar pelo seu lado mais selvagem. Afinal, até a ditadura promoveu uma anistia e nem os seus fétidos porões produziram esta acusação à jovem presa nos seus 20 anos de idade. Estas saudosas viúvas dos métodos do esturpro, da tortura, do sequestro, do assassinato, algumas tão jovens e com curso universitário e já viúvas do atraso, se comportam como a assombração grotesca e ignorante de uma ditadura que a muito custo e dor foi enterrada na história do Brasil. Recuse este papel de troglodita demodé para você. Tem gente paga para isso.

Se você acredita que o melhor governo é o menor governo, aquele que deixa as forças do mercado agirem o mais livremente possível, se você acha que a ganância é a única moral que nos restou, pense melhor sobre os limites deste planeta, sobre a ordem que construircmos para as nossas vidas, que nunca serão ilhas isoladas, por mais muros que nossa grana possa erguer.

Se você acreditou que o PT era um partido totalmente diferente dos outros, que poderia lhe confiar o voto com a certeza de que nenhuma corrupção apareceria, seja bem vindo ao mundo dos adultos. Esta foi a pior propaganda do PT. Era uma ilusão. Um conto de fadas. Só o funcionamento das instituições, só o desenvolvimento de pesos e contrapesos ao poder, pode oferecer alguma garantia de que a corrupção será combatida. Esta é uma lição que pudemos aprender com o governo do PT. Não a jogue fora, não iluda os mais novos.

A desilusão tem um aspecto salutar, a perda do que se revelou ilusório. Não a desperdice: Recuse o rancor. Exija fiscalização, decência, transparência, seriedade dos órgãos de controle, atuação republicana da Polícia Federal. Não use o moralismo seletivo.

Se você acreditou na campanha de bastidores, ao melhor estilo da extrema direita religiosa americana, e acha que estamos à beira de uma ditadura comunista, saiba que isto é ridículo. Se você ganha uma grana preta da rede globo para cumprir este papel ainda vai, mas de graça, meu?!?

Olhe o Brasil:  sem espírtito de solidariedade esta nação não sai do buraco da violência e do atraso.

Este voto, pela construção de uma nação solidária, está ao alcance da sua decisão. O futuro serão outros quinhentos. Mas, esteja presente nele.

Publicado em Notícias
  • Xadrez da globalização e da financeirização
    Categoria:  Coluna Econômica Luis Nassif Caso 1 - as guerras internas na geopolítica Desde a criação do padrão ouro, sempre houve uma disputa interna, nos países, em torno do modelo. O padrão ouro era essencial para a globalização do sistema financeiro, ao criar uma medida de valor global para os países que aderiam. Por outro lado, impedia os países de prati […]
  • Clipping do dia
    As matérias para serem lidas e comentadas.
  • O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará 24/06/2017
    Marcelo Auler Neste domingo (25/06), a Avenida Atlântica, em Copacabana (zona Sul do Rio), será palco de mais uma manifestação com a bandeira do “Fora”. Mas, […] O post O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno... Continue lendo
  • São Paulo de Ceni & Leco segue rumo à degola
    Eles conseguiram. Com tantos erros na compra e venda de jogadores, escalações e substituições, a pomposa dupla Ceni & Leco, que transformou o Morumbi em armazém de secos e molhados, está levando o tricampeão mundial para a zona da degola... Continue lendo
  • Sem Lula e o PT, Brasil será governado pela extrema-direita 26/06/2017
    Em 30 junho de 2013, o Blog da Cidadania divulgou análise afirmando que as manifestações por 20 centavos iriam gerar traição de Michel Temer, um golpe parlamentar via impeachment de Dilma Rousseff e uma crise econômica sem precedentes. Agora, o Blog avisa: se a esquerda não se unir em torno de Lula e do PT, o país vai cair na mão da extrema-direita. […]
    admin
  • Luis Nassif: Como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional 27/06/2017
    Luis Nassif, via Jornal GGN em 26/6/2017 A TÍTULO DE INTRODUÇÃO – O QUE ESTAVA EM JOGO Como abordamos em vários postagens, havia um mundo em transformação, a China e os Brics irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, […]
    bloglimpinhoecheiroso

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: