Um amigo que chega aos 70

Meus amigos,

estou me dirigindo a quem conheço e que, creio, gostaria de ouvir minha opinião sobre o quadro político atual. Se não este for o caso, peço, antecipadamente, minhas desculpas.
Estou me aproximando dos 70 anos e acompanho a vida política nacional há mais de 50 anos. Isso não quer dizer que seja dono da verdade, mas me oferece alguma convicção de que meus amigos gostariam de conhecer minha visão.
Sou professor da UFRJ há 45 anos, estou me aposentando por idade, fui Presidente do Clube de Engenharia por dois mandatos de três anos, de 1994 a 1997 e de 2003 a 2006, além de ter exercido alguns cargos públicos nessas décadas.
Vivi os Governos JK, Jango, o Golpe Militar, a luta pela redemocratização, o fim da ditadura, Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula. Vi o orgulho brasileiro crescer com JK, o medo e as tristezas da ditadura, e esperança da redemocratização, o desânimo da falta de resultados dos governos democráticos. Vi os engenheiros abandonarem sua profissão e fazerem concurso para fiscal de rendas por falta de oportunidade. Visitei a Verolme, como Presidente do Clube de Engenharia, no meu primeiro mandato, e encontrei enorme ociosidade, vendo um deserto onde deveria haver trabalhadores.
Nunca fui do PT. Mas não sou cego!!! O Governo Lula é o melhor governo de que me lembro, incluindo os anos JK. O Brasil voltou a crescer, faltam engenheiros diante da atual retomada do desenvolvimento. É inegável que o povão está comendo mais e melhor. Esta havendo uma indiscutível distribuição de renda.
Falando do que conheço mais de perto, as universidades federais receberam recursos como há muitos anos não viam. E ainda falta investir muito em saúde e educação.
Cresce no mundo o respeito pelo nosso país. Estive, neste último ano, na China, em Genebra, em Paris e em Portugal. Quando me dizia brasieliro, não em falavam de futebol, carnaval ou Pelé. Todos se referiam ao Presidente Lula, com admiração e respeito.
Não vamos andar para trás.
Vou dar dois exemplos emblemáticos.
1- Nossa Petrobras voltou a se fortalecer,  após anos em que não fazia mais nem os concursos anuais. Ela garantiu nossa autosuficiência em petróleo, descobriu o pré-sal e vai se tornando uma das maiores empresas do mundo, com domínio tecnológico e sendo instrumento de nossa independência e soberania. A atitude do Presidente Lula, retirando as áreas do Pré-sal do processo de licitações foi das posturas mais importantes que um presidente brasileiro já teve. Não tivesse tido a coragem de retirar essas áreas e hoje estaríamos discutindo se iríamos romper ou não esses contratos, pois o petróleo do Pré-sal já seria das mutlinacionais do setor.
2- Quando condenamos os processos de privatização dos governos FHC, vem o exemplo de que se não tivéssemos privatizado as telefonias, hoje estaríamos usando telefones fixos e não os celulares que se espalharam. Os celulares seriam vitória das privatizações FHC. Parece mentira, mas afirmam isso sem rir!!! Os celulares são resultado dos avanços da microeletrônica, que nos trouxe os microcomputadores, as agendas eletrônicas, a Internet e os celulares entre tantas outras coisas. Há celular no mundo todo: Zâmbia, Bolívia, El salvador, Moçambique, Índia, Nigéria, África do Sul, China, Alemanha, México, etc… Não foram as privatizações que viabilizaram os celulares, foi a Revolução Tecnológica que atingiu o mundo todo.
Meus amigos, a mentira precisa ser respondida com fatos. Nunca fui do PT, mas não sou cego. Este é o melhor governo de que me lembro. Quero que ele avance mais e não que retroceda.
Por isso e muito mais, voto em
DILMA.
Um grande abraço,

Raymundo de Oliveira

Marcado com: , ,
Publicado em Política
  • Greg News: Brasil é campeão mundial de homicídios
    Categoria:  Segurança Pública Enviado por Marcelo Soares Souza leia mais
  • Telexfree é denunciada por lavagem de dinheiro
    Categoria:  Justiça Luis Nassif   Quando o GGN denunciou o golpe da Telexfree, tentamos de todas as maneiras que o então Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, agisse. Afinal, era mais de um milhão de vítimas do golpe. Cardozo refugou de todas as maneiras. Alegava que era 171, estelionato e, portanto, crimes de alçada estadual.   Argumentamos por posts e […]
  • Black-blocs: um desafio à democracia e ao jornalismo 26/05/2017
    Marcelo Auler O que realmente existe atrás das máscaras dos, aparentemente jovens – ou mesmo “moleques” -, como preferem alguns, que mais do que marcar presença […] O post Black-blocs: um desafio à democracia e ao jornalismo apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • TSE pode provocar Diretas Já! 26/05/2017
    Marcelo Auler Uma mudança no Código Eleitoral realizada em 2015, na gestão de Eduardo Cunha na presidência da Câmara, poderá transformar a Ação de Investigação Judicial […] O post TSE pode provocar Diretas Já! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Temer balança: quem se habilita a ficar no lugar?
    Aos leitores: o blog vai fazer uma parada técnica e volta na semana do julgamento no TSE.  *** Ao mesmo tempo em que Michel Temer se segura como pode na cadeira presidencial, a cada dia mais isolado e enfraquecido, para não perder o foro... Continue lendo
  • JRN completa seis anos de jornalismo independente
    25 de maio de 2017. Com Brasília pegando fogo, o Exército nas ruas, o Congresso conflagrado e o governo encurralado, hoje não é certamente um bom dia para comemoração. Mas não dá para deixar de registrar que nesta quinta-feira o Jornal da... Continue lendo
  • Leniência com Aécio, Temer e mulher de Cunha favorece Lula 26/05/2017
    Prender Lula enquanto Aécio, Temer e Claudia Cruz andam livres por aí, obstruindo a Justiça e zombando da lei? Não vai rolar. Até para condenar Lula Moro vai ter que arrumar alguma prova muito convincente. Uma coisa é certa: se tentarem condenar Lula com base no que têm contra ele, este país vai vir abaixo. Principalmente após aliviarem tanto com crimes comp […]
    eduguim
  • Fala quem manda: Da cadeia, Eduardo Cunha diz que Temer não renunciará 26/05/2017
    Golpe dentro do golpe: PMDB × PSDB. Via Painel da Folha em 25/5/2017 Quem pisca: O clima entre o PMDB e o PSDB no Congresso é de desconfiança. Peemedebistas acusam os tucanos de estarem conspirando. O PSDB, por sua vez, não esconde a avaliação de que Temer perdeu as condições de controlar a crise. Giro […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Fascists Seek Personal Growth and Forgiveness in Two Films
    Two new documentaries screened at this year's Copenhagen International Documentary Film Festival each profile a right-wing European militant coming to terms with his past. The thorny question raised by both The Unforgiven and Keep Quiet is a complex one: Is anything owed to history's most despicable actors, especially forgiveness?(Screen grab: CAT […]
  • Beyond Reactive Politics: Working Toward the Wholesale Reorganization of Society
    We've taken as fact that the nation started in slavery and genocide and can't be redeemed but the country has always carred a revolutionary promise that has yet to be fulfilled, says activist and Ayni Institute trainer James Hayes. Movements, such as AllOfUs and Yes We Can in Ohio, are taking on the challenge of winning power for a multiracial anti […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: