A Repressão ao Aborto na Romênia Comunista

Nicolae Ceausescu foi o único ditador do leste europeu preso e executado quando do desmanche do império soviético.

Aparentemente um grande paradoxo, tendo em vista que o Partido Comunista Romeno, com seus quase 4 milhões de membros  numa população então de pouco mais de 23 milhões de habitantes, era talvez o maior  do mundo, proporcionalmente.

Não havia dissidência intelectual significativa. E  Ceausescu era tratado como  o “bom comunista” pelos líderes ocidentais desde que aprofundara a independência em relação à URSS, ainda na década de 60, e pari passu buscou a aproximação com os EUA e o FMI.

O paradoxo se sustenta apenas nas narrativas mais simplistas. Além de um estudo de caso sobre a realpolitik ocidental, a Romênia também revela as conseqüências da repressão criminal ao aborto -bem diferente do convencimento moral, espiritual ou pela oferta de meios contraceptivos. Conseqüências não muito diferentes das que ocorrem no Brasil.

Segundo Tony Judt, “quando Ceausescu decidiu, no início dos anos 1980, pagar a imensa dívida externa romena sufocando o consumo doméstico, o FMI não se cansou de elogiá-lo.

Os romenos, contudo, pagaram um preço terrível pela liberdade de manobra de Ceausescu. Para aumentar a população – uma tradicional obsessão romena -, em 1966 ele proibiu o aborto para mulheres com menos de 40 anos e menos de quatro filhos (em 1986 o limite de idade passou para 45 anos). Em 1984 a idade mínima para o casamento foi reduzida para 15 anos, para as mulheres. Exames médicos compulsórios para todas as mulheres em idade de gerar filhos foram introduzidos para evitar o aborto, que era permitido apenas na presença de um representante do partido. Os médicos dos distritos com taxa de natalidade reduzida recebiam cortes nos salários.

A população não cresceu, mas a taxa de mortalidade em conseqüência de abortos superou em muito a de qualquer outro país europeu[…]abortos ilegais eram realizados em massa, com freqüência nas condições mais perigosas e inadequadas. Em 23 anos a lei de 1986 resultou na morte de 10 mil mulheres, no mínimo”.

PS: A diminuição da população, a partir de 1990, deve-se em grande parte à emigração de romenos em busca de trabalho.

 

Publicado em Política
  • Xadrez da globalização e da financeirização
    Categoria:  Coluna Econômica Luis Nassif Caso 1 - as guerras internas na geopolítica Desde a criação do padrão ouro, sempre houve uma disputa interna, nos países, em torno do modelo. O padrão ouro era essencial para a globalização do sistema financeiro, ao criar uma medida de valor global para os países que aderiam. Por outro lado, impedia os países de prati […]
  • Clipping do dia
    As matérias para serem lidas e comentadas.
  • O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará 24/06/2017
    Marcelo Auler Neste domingo (25/06), a Avenida Atlântica, em Copacabana (zona Sul do Rio), será palco de mais uma manifestação com a bandeira do “Fora”. Mas, […] O post O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno... Continue lendo
  • São Paulo de Ceni & Leco segue rumo à degola
    Eles conseguiram. Com tantos erros na compra e venda de jogadores, escalações e substituições, a pomposa dupla Ceni & Leco, que transformou o Morumbi em armazém de secos e molhados, está levando o tricampeão mundial para a zona da degola... Continue lendo
  • Sem Lula e o PT, Brasil será governado pela extrema-direita 26/06/2017
    Em 30 junho de 2013, o Blog da Cidadania divulgou análise afirmando que as manifestações por 20 centavos iriam gerar traição de Michel Temer, um golpe parlamentar via impeachment de Dilma Rousseff e uma crise econômica sem precedentes. Agora, o Blog avisa: se a esquerda não se unir em torno de Lula e do PT, o país vai cair na mão da extrema-direita. […]
    admin
  • Luis Nassif: Como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional 27/06/2017
    Luis Nassif, via Jornal GGN em 26/6/2017 A TÍTULO DE INTRODUÇÃO – O QUE ESTAVA EM JOGO Como abordamos em vários postagens, havia um mundo em transformação, a China e os Brics irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, […]
    bloglimpinhoecheiroso

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.