Acerto de contas

Li Caetano citar Tony Judt. Soube, via Óleo do Diabo, das diatribes do poeta Ferreira Gullar.

Pensei:

Tony Judt escreveu um extenso livro (Passado Imperfeito, 449 páginas na edição brasileira) onde faz um necessário acerto de contas com os intelectuais franceses no período 1944-1956.

Yudt não perde tempo para descrever os horrores do comunismo na URSS e no leste europeu. Sua atenção é apenas sobre as bobagens, apologias e cumplicidades de destacados intelectuais franceses com o stalinismo, seus crimes e farsas midiáticas.

Os alvos principais de Judt são conhecidos no Brasil: Sartre, Simone de Beauvoir, Maurice Merleau-Ponty, além dos intelectuais orgânicos do Partido Comunista Francês.

Parece que alguns intelectuais brasileiros, que foram muito comprometidos, seja com Sartre seja com o Partido Comunista Brasileiro, até o seu fim ou até sua transformação em PPS,  entraram numa tardia cruzada contra o risco do autoritarismo no Brasil.

Procuram com lupa sinais de mexicanização, totalitarismo lulista, numa adesão acrítica à narrativa da poderosa Organizações Globo,  Folhas & Vejas Associadas.

Faz parte do jogo político pegar uma frase equivocada do Lula (“extirpar o dem”) uma nota indevida da Erenice, ex-ministra da casa civil, e explorá-las com fins eleitorais. A crítica é necessária, correta e faz bem.

No entanto, assistir intelectuais que desejam ser uma referência moral para a população, associarem tais erros, por gritantes que sejam, a Mussolini,  a Hitler ou ao stalinismo é  além de triste, pela pobreza da percepção da realidade, também decepcionante: Parece que não entenderam nada do que escreveu Judt.

Por todo o seu livro, Judt coloca em xeque o moralismo seletivo, algo mais apropriado para  os animadores de torcida.

Quanto aos intelectuais, diz Judt: “O máximo que se pode pedir aos que se engajam na arena pública e que colocam na balança das escolhas políticas ou morais o peso do seu prestígio intelectual é que o façam com mais cuidado, coerência e responsabilidade do que os seus predecessores, e que avaliem o sentido e o impacto do que dizem, assim como a forma de dizê-lo”.

A propósito, já tive a oportunidade de citar neste blog o Wanderley Guilherme dos Santos. Parece-me oportuno recordar um trecho que fala sobre o impacto causado por esses intelectuais entre as tropas de choque:

“Nem mesmo os preconceitos, que só são inéditos pela confissão, surpreendem. Temível é a inabalável certeza do autor de que ele, ao contrário dos que pensam diferentemente, é educado e bem informado. Não é nem uma coisa nem outra, mas desse dogma de delirante superioridade é que surgem a intolerância e a política da violência. Quantos milhões de brasileiros tal vírus já terá contaminado?”

Registrado está.

Marcado com: , ,
Publicado em Notícias
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Governo golpista coloca em prática o Menos Médicos. Por Dilma Rousseff 18/11/2017
    Do Twitter de Dilma Rousseff O presidente usurpador promete assinar decreto proibindo a criação de cursos de medicina no Brasil por 5 anos. É exatamente o contrário do que o Brasil precisa. O governo golpista está cometendo um atentado contra a saúde da população. O Brasil tem no máximo a metade do número de médicos […] O post Governo golpista coloca em prát […]
    Diario do Centro do Mundo
  • Fake news da Folha: “feministas por Bolsonaro” não são ninguém. Por Luis Felipe Miguel 18/11/2017
    Publicado no Facebook de Luis Felipe Miguel, professor da UnB O jornal paulistano continua dando gás ao representante neofascista do Rio de Janeiro. Hoje, dedica um terço de página às “feministas por Bolsonaro”, com título explicando o motivo desse apoio tão surpreendente (o pretenso “discurso duro contra assédio”). Quem são essas “feministas por Bolsonaro”? […]
    Diario do Centro do Mundo
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Vox Populi: Lava Jato e crise elegem Lula em 1º turno 17/11/2017
    Não é justo dizer que só a perseguição da Lava Jato a Lula é responsável pelos números da última pesquisa CUT-Vox Populi. A política econômica e as reformas massacrantes de Temer também estão contribuindo. Lula é hoje o candidato a presidente com menor rejeição e capaz de vencer no primeiro turno. E os candidatos do PSDB se tornaram campeões em rejeição. O p […]
    eduguim
  • Quem são os 18 homens que querem legislar sobre o corpo das mulheres 14/11/2017
    João Filho, via The Intercept Brasil em 12/11/2017 Em uma manobra pouco republicana e nada cristã, a bancada da bíblia incluiu uma mudança constitucional em uma PEC que pretendia apenas ampliar a licença-maternidade para mães de bebês prematuros. A alteração, feita por uma comissão especial da Câmara, torna ilegal qualquer tipo de aborto, inclusive em […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: