Querelas

Jorge Luis Borges abre o conto “O Aleph” (1943) com a morte de Beatriz Viterbo, a amada do narrador, um tal de Borges.  Ato contínuo, o autor dirige nossa atenção para a mudança de não sei qual anúncio de cigarros vermelhos no painel de uma praça. A mudança o desgostou: “pois compreendi que o incessante e vasto universo já se afastava dela e que essa mudança era a primeira de uma série infinita”.

o incessante e vasto universo já se afastava…primeira mudança de uma série infinita.

Numa dessas mudanças, o galã George Sanders teve a gentileza de, em 1972, deixar um bilhete de despedida.

Na minha memória, Sanders teria escrito: “Querido mundo, parto porque estou entediado. Sinto que já vivi o bastante.  Eu vos deixo com vossas querelas nesta doce cloaca. Boa sorte”.

Errado. Sanders não nos votou as querelasAssombrou-nos com as preocupações (worries).

Quero para mim, como se Pessoa fosse, o sentido dessa frase transformada a forma para ressoar duas querelas que observei recentemente e que já se afiguram tão fugidias. Ei-las:

Dois representantes de sei lá quais correntes trotskistas trocam extensas missivas acerca da guerra entre Rússia e Geórgia (2008), por conta de tensões na Ossétia do Sul. Um dos missivistas demonstra por a+b que o correto é apoiarmos o exército russo contra o exército da Geórgia. Compreensivelmente, e usando o mesmo a e o mesmo b, o outro missivista nos assegura que o correto é apoiar o exército da Geórgia contra o da Rússia.

A sutileza do conceito de sub-imperialismo e agente do imperialismo é vastamente discutida, exposta, virada e revirada. Pareceu-me que ambos tinham razão. O que, dito em voz alta,  é um insulto, com certeza.

Obvio

Já no evento ExoPolítica realizado em Barcelona, houve o encontro de dois titãs das teorias sobre os ETs, UFOs e bioengenharia.

Um dos lados reconhece a existência de contatos ruins com seres estranhos. Mas assegura que, neste caso, tais seres não são ETs. São seres criados pela bioengenharia já disponível no âmbito dos governos de países mais desenvolvidos. O que confunde os ingênuos do outro lado.

O outro lado considera um absurdo esta concepção. E um perigo. Estão convictos de que há ETs bons e ETs maus, Não saber distingui-los e, pior ainda, não saber a existência dos dois tipos pode nos deixar desatentos e vulneráveis.

Pela frente há o incessante e vasto universo.

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus 22/09/2017
    Marcelo Auler Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do […] O post Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Dorival erra feio nas substituições e estraga festa no Morumbi
    Tinha tudo para ser uma grande festa Tricolor no Morumbi lotado por mais um público recorde na manhã deste domingo. Até a metade do segundo tempo, o São Paulo vinha fazendo sua melhor partida sob o comando de Dorival Júnior, dominava completamente... Continue lendo
  • Brasil começa a crer que sofreu golpe de Estado 25/09/2017
    Foi quase de enlouquecer ter visto o povo brasileiro apoiando a derrubada de um governo que era a única coisa que defendia esse mesmo povo da sanha saqueadora dos tucanos e dos peemedebês. Os brasileiros conscientes sofremos essa tortura. Pela pátria. Mas começamos a ser redimidos. Já não era sem tempo...
    eduguim
  • Desigualdade, desemprego e violência: Assim é o país do ajuste fiscal de Meirelles 25/09/2017
    Programa de reformas do ministro da Fazenda é voltado a 0,2% da população, agrava disparidades sociais e econômicas e pretende promover um retorno ao período anterior a 1930. Samuel Pinheiro Guimarães, via RBA em 17/9/2017 1) O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda; ex-presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Membro do MBL que pintou muro de Doria ganha boquinha na prefeitura 25/09/2017
    João Doria (PSDB) contratou um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) que ajudou a apagar uma pichação feita por manifestantes na casa do prefeito, nos Jardins (zona oeste de SP). O gesto mostra... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ipsos: cai desaprovação a Lula e sobe rejeição a Moro e Bolsonaro 25/09/2017
    O ex-presidente Lula teve seu índice de desaprovação reduzido e sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: