Querelas

Jorge Luis Borges abre o conto “O Aleph” (1943) com a morte de Beatriz Viterbo, a amada do narrador, um tal de Borges.  Ato contínuo, o autor dirige nossa atenção para a mudança de não sei qual anúncio de cigarros vermelhos no painel de uma praça. A mudança o desgostou: “pois compreendi que o incessante e vasto universo já se afastava dela e que essa mudança era a primeira de uma série infinita”.

o incessante e vasto universo já se afastava…primeira mudança de uma série infinita.

Numa dessas mudanças, o galã George Sanders teve a gentileza de, em 1972, deixar um bilhete de despedida.

Na minha memória, Sanders teria escrito: “Querido mundo, parto porque estou entediado. Sinto que já vivi o bastante.  Eu vos deixo com vossas querelas nesta doce cloaca. Boa sorte”.

Errado. Sanders não nos votou as querelasAssombrou-nos com as preocupações (worries).

Quero para mim, como se Pessoa fosse, o sentido dessa frase transformada a forma para ressoar duas querelas que observei recentemente e que já se afiguram tão fugidias. Ei-las:

Dois representantes de sei lá quais correntes trotskistas trocam extensas missivas acerca da guerra entre Rússia e Geórgia (2008), por conta de tensões na Ossétia do Sul. Um dos missivistas demonstra por a+b que o correto é apoiarmos o exército russo contra o exército da Geórgia. Compreensivelmente, e usando o mesmo a e o mesmo b, o outro missivista nos assegura que o correto é apoiar o exército da Geórgia contra o da Rússia.

A sutileza do conceito de sub-imperialismo e agente do imperialismo é vastamente discutida, exposta, virada e revirada. Pareceu-me que ambos tinham razão. O que, dito em voz alta,  é um insulto, com certeza.

Obvio

Já no evento ExoPolítica realizado em Barcelona, houve o encontro de dois titãs das teorias sobre os ETs, UFOs e bioengenharia.

Um dos lados reconhece a existência de contatos ruins com seres estranhos. Mas assegura que, neste caso, tais seres não são ETs. São seres criados pela bioengenharia já disponível no âmbito dos governos de países mais desenvolvidos. O que confunde os ingênuos do outro lado.

O outro lado considera um absurdo esta concepção. E um perigo. Estão convictos de que há ETs bons e ETs maus, Não saber distingui-los e, pior ainda, não saber a existência dos dois tipos pode nos deixar desatentos e vulneráveis.

Pela frente há o incessante e vasto universo.

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Marina oculta da agenda encontro com militares 19/06/2018
    Via O Globo em 15/6/2018 A pré-candidata à Presidência Marina Silva (Rede) não divulgou na agenda oficial da pré-campanha um encontro nesta sexta-feira com o general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército. A reunião só se tornou pública porque foi divulgada pelo próprio comandante, por meio do Twitter. […] Prosseguindo nos contatos com os pré-candidatos […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Juiz que prejudicou o Brasil vai a julgamento nesta terça. Ou será adiado mais uma vez? 18/06/2018
    Tempo estimado de leitura: 40 segundos Há mais de dois anos o juiz Moro está para ser julgado pelo CNJ em dois processos que o acusam de cometer ilegalidade ao divulgar grampo de uma conversa entre a presidenta à época Dilma e o ex-presidente Lula.A gravação e divulgação da conversa foi considerada ilegal pelo ex-ministro do STF Teori Zavascki, mas até hoje […]
    Antonio Mello
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Cannot load blog information at this time.

%d blogueiros gostam disto: