O direito de mentir é um negócio privado

Mentir e manipular é um negócio privado. Não pode ser um direito de concessionária pública.

Financiar com dinheiro público a tiragem de revistas e receber propaganda pessoal em troca deve ser denunciado como corrupção.

GOVERNO DO DEM-DF

GOVERNO DO PSDB-SP

Defendo o direito da Revista Veja fazer todas as manipulações e negociatas no seu ramo de negócios: informação e entretenimento.

Mais ainda o direito de quem foi ofendido poder replicar com o mesmo destaque.

O leitor e Assinante da Veja, nestes tempos de internet, pode checar as informações, basta não ser um crente obtuso.

É necessário que o direito de resposta seja recuperado. O STF ao abolir pura e simplesmente a Lei de Imprensa, deixou todo e qualquer cidadão à mercê do poder midiático. A justiça, como sabemos, é lenta. Indenizações pecuniárias não substituem o direito de resposta.

Outra coisa bem diferente é o comportamento das TVs abertas: concessões públicas. Leonel Brizola comparava-as com os ônibus. O motorista do ônibus não tem direito de rejeitar passageiros. “Não gosto de você, não pode entrar”. Ou você entra mas não pode sentar.

O jogo midiático da TV Globo com a revista Veja tem sido inaceitável.

Fingir que as matérias da Carta Capital não existem é inaceitável.

Compreendo a indignação de muitos. Reconheço o estilo literário e a contundência , por exemplo, do texto do  Mauro Carrara, mas não concordo com afirmações do tipo:

“Diego Escosteguy e muitos de seus colegas do bando de Veja deveriam, na verdade, ocupar celas em prisões de segurança máxima, considerada a natureza destrutiva e criminosa do material contaminado que disseminam, semanalmente, para envenenar as relações sociais em nosso país”.

Pode caber processo contra o Diego Escosteguy e a Revista Veja. Cabe exigir da justiça o direito de resposta.  Jamais sugerir a pena de prisão.

O foco maior da pressão deve ser as concessionárias públicas.

Um exemplo de resistência é o proposto no texto A Ousadia da Blogosfera contra o Jornal Nacional, como publicado no site da Helena:

#VejaFede #domingoSemGlobo

Todo mundo estranhou o Jornal Nacional da TV Globo ter feito a coisa certa e não ter repercutido a capa da revista Veja.

Em circunstâncias normais do padrão JN, eles fariam uma longa matéria, narrando o que disse a revista, publicaria a nota de Erenice Guerra com se “ouvisse o outro lado”, citaria a nota da fonte que desmentiu, e rechearia com falas de parlamentares demo-tucanos da oposição. Mas o JN sequer citou o assunto.

Ontem, durante o dia, nosso blog provou diversas mentiras contidas no texto da matéria da Veja, e o desmentido da pessoa que foi fonte da matéria.

Resolvemos ousar e enviar as mentiras da Veja para os telejornais, no final da tarde. E deixamos registrado no blog (no final desta nota) que o Jornal Nacional, Jornal da Band e da Record estavam avisados da farsa, dando um “nó” no telejornais:

Se levassem ao ar uma versão omitindo as mentiras documentadas, não poderiam alegar que não estavam sabendo, e estariam claramente editando a notícia de forma parcial, para beneficiar a candidatura de José Serra.

Seria presunção pensarmos que o Jornal Nacional decidiu fazer a coisa certa apenas por ser “enquadrado” pelo nosso e de outros blogs.

Certamente outros fatores foram levados em conta. Por exemplo: Matérias mal feitas anti-lulistas, com base em factóides, estão enchendo a paciência do telespectador em vez de desgastar a popularidade do presidente Lula e de Dilma. A diferença de tratamento de Bonner com Dilma e com Serra, todo mundo viu e não gostou da parcialidade.

Mas com certeza a blogosfera também influiu. Se levassem ao ar um edição mentirosa e parcial, denunciaríamos o que eles estavam sabendo e esconderam.

Reforçaríamos sobremaneira a campanha #domingoSemGlobo e campanhas de boicote ao patrocinador do telejornal. E é disso que Globo tem medo.

Por isso a blogosfera está alcançando um novo patamar com novas responsabilidades, capaz de fazer a diferença e até impedir golpes como a “bala de prata”.

Os telejornais querem manipular as eleições e vão tentar fazê-lo sempre que puderem, mas tem um limite que eles não estão conseguindo mais avançar: é quando a mentira ao vivo e em cores é desmentida segundos depois pela internet e se espalha nas redes sociais.

Por isso é hora de ousadia da blogosfera. De documentar a verdade com fatos e documentos, e mandar a pauta para os telejornais registrando o envio nos próprios blogs.

Se mentirem, teremos provas de que a mentira foi planejada de propósito, e espalharemos no ventilador da internet

Publicado em Notícias

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