O foco é neoliberal?

Acho que foi o Ricardo Paes e Barros, o PB, quem cunhou uma frase cujo sentido era que se o governo jogasse dinheiro de helicóptero atingiria os mais pobres de forma mais eficaz do que o dado pelo desenho das políticas sociais herdadas da constituição de 89.

Era a defesa do foco. Dirigir as políticas públicas para os mais pobres entre os pobres. Uma posição consistente com as orientações do Banco Mundial e do  FMI, sempre muito preocupados com a capacidade dos governos do 3º mundo pagarem suas dívidas com os bancos e investidores dos países desenvolvidos. O custo de um programa como o bolsa-família, mesmo sendo muito amplo, é relativamente baixo, algo em torno de 0,4% do PIB.

Estes organismos e teóricos da focalização contrapunham os investimentos em políticas públicas gerais, como salário mínimo, educação, saúde e previdência pública às políticas de transferência de renda direta para os mais pobres.

Tal contraposição não é inexorável. A Constituição de 89 engloba no orçamento da seguridade social, a Saúde, a Previdência e a Assistência Social.

A esquerda, nas suas variadas formas, questionava a concepção do foco. A direita também se dividia e se divide sobre a pertinência e o alcance do foco.

As nuanças, onde o demo reside, são importantes, á esquerda e à direita.

Alguns à esquerda, por exemplo a maioria do PSOL, PSTU e adjacências, continuam aferrados a uma contraposição boba e criticam o bolsa-família por extensão à consideração do foco, por si, como neoliberal.

À direita, encontramos o Ali Kamel que prega um exame físico para detectar sinais de desnutrição como condição para alguém entrar no bolsa-família; além de outras idiotices como a de usar o IBGE como órgão operacional de tal insanidade (esta última ele retificou).

O PT, em governos municipais e estaduais, já implantava programas de transferência de renda focalizados.  Nem por isso, desdenhava de políticas públicas para o salário mínimo, a previdência social, a saúde e a educação pública. O programa de renda mínima de São Paulo, na gestão Marta, era o maior programa do país, numa época em que os psolistas estavam no PT e não esbravejavam contra o programa.

Havia portanto, no início do governo Lula, condições políticas para forjar uma aliança a favor de um programa de transferência de renda com escala, contando com apoio desde o banco mundial (e os teóricos do neo-liberalismo) até o Senador  Suplicy (e todos que apóiam a renda básica de cidadania).

Uma aliança dessas  envolve visões diferentes. Que vão se digladiar mais à frente e que sempre disputam a narrativa. O que há de bom na aliança é que ela facilita a implantação da idéia capaz de unir. O dinheiro do banco mundial, por exemplo, era bem vindo. Assim como a garra e dedicação de quem acreditava inaugurar uma nova era na política social brasileira.

Ao contrário do que os neoliberais gostariam e a extrema-esquerda entrega de bandeja, o foco do gasto público nos mais pobres não caracteriza o neo-liberalismo. O foco, por si, não é neoliberal. É a política econômica mais ampla, a cultura e a narrativa política, que vai caracterizar a lei da selva ou a ação solidária.

Lula presidente não abriria mão de uma política eficaz para combater a fome e a insegurança alimentar de milhões de brasileiros por conta de uma discussão ideológica. Tampouco esta foi a grande batalha do bolsa-família.

A opção inicial pelo programa Fome Zero do Graziano e do Frei Beto revelaria pouca eficácia e um grande potencial de problemas pela frente. Esta foi a primeira grande batalha.

Ao contrário do defendido por Ana Fonseca durante o governo de transição, que preconizava a unificação e ampliação dos programas existentes por meio de uma secretaria especial ligada à presidência da república, o Fome Zero se materializa como um Ministério (o MESA, Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar) com mais um programa de transferência, o Cartão Alimentação, que se juntaria ao bolsa-escola, bolsa-alimentação e vale gás.

Continua aqui

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Um comandante nazista na Volkswagen do Brasil 27/07/2017
    Publicado na DW. Ex-comandante dos campos de extermínio de Treblinka e Sobibór na Polônia, Franz Paul Stangl trabalhou por oito anos na Volkswagen do Brasil, entre 1959 e 1967. Ele foi responsável por montar um setor de monitoramento e vigilância na unidade de São Bernardo do Campo para espionar funcionários durante a ditadura militar, como revelou a Comissã […]
    Diario do Centro do Mundo
  • Reitor é ameaçado de morte por decidir entregar título de doutor honoris causa a Lula 27/07/2017
    O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa, denunciou à Polícia Civil que foi ameaçado de morte porque entregará o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, em agosto. Apesar da ameaça, ele mantém a decisão, aprovado pelo Conselho Universitário. Lula é ex-presidente que mais recebeu honrarias depois de deixar […] O p […]
    Diario do Centro do Mundo
  • Após entrevista de Lula, como ser otimista? 22/07/2017
    Marcelo Auler Na entrevista que concedeu ao Blog Ultrajano, na quinta-feira (20/07), Luiz Inácio Lula da Silva deixou sem resposta a grande dúvida que muitos levantam: […] O post Após entrevista de Lula, como ser otimista? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Qual a saída para a crise? Lula saberá? 20/07/2017
    Marcelo Auler Dúvidas e incertezas povoam a cabeça de muitos nestes tempos de golpes e contragolpes..Não apenas simples eleitores, mas também pessoas tarimbadas, que durante as […] O post Qual a saída para a crise? Lula saberá? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lima Barreto nunca foi tão falado e tão atual
    O que é preciso, portanto, é que cada qual respeite a opinião de qualquer, para que desse choque surja o esclarecimento do nosso destino, para própria felicidade da espécie humana (Lima Barreto). *** Está na moda Afonso Henriques de Lima Barreto... Continue lendo
  • Na chegada à Lua, o amor que subiu a serra
    "Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro"  (Mario Quintana no livro "Ora bolas", de Juarez Fonseca, uma pequena antologia de causos engraçados do grande poeta brasileiro). Geralmente, é o autor,... Continue lendo
  • Resposta do PSOL a Lula é um primor de hipocrisia 27/07/2017
    A esquerda precisa se unir, mas se uma simples crítica de Lula ao PSOL provoca a resposta hipócrita e virulenta que o partido e seus expoentes deram, fica difícil. Erundina, por exemplo, vai à Folha acusar Lula de se aliar a Temer e ao PMDB sendo que, em 2004, ela se aliou a ambos como candidata a prefeita pelo PSB. É ou não é hipocrisia? Mas tem mais hipocr […]
    eduguim
  • Nem ponte, nem futuro: O cenário devastador dos investimentos públicos no Brasil 25/07/2017
    Fernando Brito, via Tijolaço em 24/7/2017 Reportagem de Martha Beck, Manoel Ventura e Geralda Doca, em O Globo de hoje [24/7], mostra o cenário devastador dos investimentos públicos no Brasil e, em consequência, a falta de qualquer perspectiva de retomada de um crescimento sustentado da economia, que vai ter, durante um bom tempo, com as […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Olha só onde foi gasto o dinheiro da tal 'conta do Lula' de que falou dono da JBS/Friboi 27/07/2017
    A imagem é um print da Folha.O Joesley, em sua delação, disse que criou uma "conta Lula" no exterior para abastecer o ex-presidente em suas necessidades. Foi a pedido do Lula? Não. Ele comunicou a Lula a existência da conta? Não. Quem usou a conta?A resposta está aí. O próprio Joesley, que botou na "conta do Lula" a compra de seu luxuoso […]
    Antonio Mello
  • Rodrigo Maia gastou, em três meses, mais de R$ 600 mil em voos da FAB 27/07/2017
    Em apenas três meses, foram 30 viagens entre Brasília e o Rio de Janeiro, onde mora; presidente da Câmara foi o campeão de voos no governo Temer Segundo na linha sucessória do país, o presidente da... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • "This Is Not the Time to Sit Back": Protesters Launch Last-Ditch Effort to Save the ACA
    Nationwide protests have slowed down Republican lawmakers' attempts to strip people in the US of their health care, but the fight is far from over, say Anastasia Bacigalupo of California and Lauren Klinkhammer of Arizona, both of whom live with disabilities and risk losing coverage.Demonstrators rally outside of Sen. John McCain's Tucson office on […]
  • What Role Should the Military Play in the Fight for Transgender Rights?
    While President Trump's ban on transgender people from military service has been widely criticized even by fellow Republicans, it has reignited a debate within the LGBT community. Some have questioned whether the discourse on transgender rights should be broadened to include a critique of militarism. "Trump's transphobia is disgusting, like hi […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: