Lulismo de Resultados

Cristóvão Feil, editor do blog Diário Gauche foi quem cunhou, ao que eu saiba, esta expressão: “Lulismo de Resultados”.

A expressão denota uma crítica pela esquerda ao governo Lula.

Não é uma crítica do tipo da Heloísa Helena, do Marcelo Tas ou do cesinha, que passaram a ser consultores da direita demo-tucana.

Cristóvão Feil manteve a compustura.

Ao contrário dele, eu apóio o governo Lula, ainda que com críticas.

Sinto-me à vontade para me apropriar da expressão pois entendo que caracteriza bem o tipo de governo: pragmático, pouco ideologizado,  de centro-esquerda…bem mais ao centro do que à esquerda, reconheço.

Na minha opinião, se o governo Lula fosse uma experiência derrotada, um governo odiado pela maioria da população, teríamos uma era aberta para a safadeza demo-tucana, para uma longa e incontrastável hegemonia do PIG, dos oligopólios midiáticos e uma agenda econômica totalmente atrelada aos interesses do império e de costas para a América Latina e para o hemisfério Sul.

Muitos se preocupam com uma suposta mistificação do Lula. Bem pior era a misitificação da capacidade gerencial e governamental dos demo-tucanos. Esta mistificação encobriu a maior transferência de riqueza já vista no solo pátrio, a submissão total aos interesses do império e a destruição de empregos por anos seguidos.

Ao contrário do que os críticos da mistificação sugerem, a única real glorificação de Lula advém dos resultados do seu governo. Sempre vigiado, sempre criticado. Não há pensamento único. Não há falsa unanimidade.

Há quem, como o professor Chico Oliveira, que considere haver, agora e também em 2003, condições para uma ruptura maior com o modelo neo-liberal.

São opiniões…a política não é uma ciência exata, capaz de ser posta à prova em laboratório. Provavelmente as idiossincrasias de cada um determinam boa parte das especulações. Eu, por exemplo, não acredito que as forças sociais de apoio a Lula teriam condições de enfrentar a blindagem neo-liberal sem causar uma grande crise no país.

A esquerda não tinha nem tem a menor condição de derrubar o capitalismo no Brasil. Não tem apoio para isto nem tem força moral e política sequer para tentá-lo.

A própria esquerda que apoiava o governo Lula mostrou sua fraqueza no episódio que a mídia, com a criativa colaboração de Bob Jefferson, batizou de mensalão.

Parte desta esquerda pôs-se a chorar no plenário da Câmara dos Deputados por conta do depoimento de Duda Mendonça. Marmanjos e marmanjas que se inspiram nos bolcheviques russos engolfados em lágrimas pela mistificação da “pureza política” que ajudaram a criar.

Outra parte partiu para a disputa interna, tentando tirar proveito do episódio para assegurar mais postos de comando no partido.

Uma pena…mais uma oportunidade perdida para se investigar e barrar as facilidades legais que os corruptores usufruem.

O núcleo dirigente do PT sempre esteve nas mãos dos sindicalistas & aliados. A aliança com a esquerda revolucionária e marxista produziu algumas teses com tinturas socialistas, um “socialismo” que nunca se definiu bem o que seria e que foi se esmaecendo cada vez mais.

A Lula e seus sindicalistas interessava esta aliança. Até para se diferenciar e disputar a liderança trabalhista com os líderes pré-64. Os intelectuais uspianos, críticos do populismo, como Weffort e Chico Oliveira viam a calhar. Não foi só por estoicismo que Lula aguentava a masturbação ideológica dessa gente. Era por interesse.

Mas Lula nunca esteve disposta a ser doutrinado. A esperança de centenas ou milhares de leninistas, de que trariam a consciência da “classe para si” aos líderes da “classe em si” não passava de ilusão pequeno-burguesa. Apenas desejo de macacos alfas iludidos pela “via científica” para o socialismo como vereda para o poder.

….Continua depois…

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Xadrez da globalização e da financeirização
    Categoria:  Coluna Econômica Luis Nassif Caso 1 - as guerras internas na geopolítica Desde a criação do padrão ouro, sempre houve uma disputa interna, nos países, em torno do modelo. O padrão ouro era essencial para a globalização do sistema financeiro, ao criar uma medida de valor global para os países que aderiam. Por outro lado, impedia os países de prati […]
  • MPF quer aumento de pena para Palocci e Vaccari
    Categoria:  Justiça Jornal GGN – O Ministério Público Federal (MPF) que representa a força-tarefa da Lava Jato, afirmou que vai recorrer da sentença do juiz de primeira instância Sergio Moro anunciada ontem, dia 26. Moro condenou o ex-ministro Antonio Palocci a mais de 12 anos de prisão. Os procuradores já trabalham no recurso a ser enviado ao Tribunal Regio […]
  • O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará 24/06/2017
    Marcelo Auler Neste domingo (25/06), a Avenida Atlântica, em Copacabana (zona Sul do Rio), será palco de mais uma manifestação com a bandeira do “Fora”. Mas, […] O post O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno... Continue lendo
  • São Paulo de Ceni & Leco segue rumo à degola
    Eles conseguiram. Com tantos erros na compra e venda de jogadores, escalações e substituições, a pomposa dupla Ceni & Leco, que transformou o Morumbi em armazém de secos e molhados, está levando o tricampeão mundial para a zona da degola... Continue lendo
  • Sem Lula e o PT, Brasil será governado pela extrema-direita 26/06/2017
    Em 30 junho de 2013, o Blog da Cidadania divulgou análise afirmando que as manifestações por 20 centavos iriam gerar traição de Michel Temer, um golpe parlamentar via impeachment de Dilma Rousseff e uma crise econômica sem precedentes. Agora, o Blog avisa: se a esquerda não se unir em torno de Lula e do PT, o país vai cair na mão da extrema-direita. […]
    admin
  • Luis Nassif: Como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional 27/06/2017
    Luis Nassif, via Jornal GGN em 26/6/2017 A TÍTULO DE INTRODUÇÃO – O QUE ESTAVA EM JOGO Como abordamos em vários postagens, havia um mundo em transformação, a China e os Brics irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A evidência de que a Justiça protege os ricos:Lava Jato estuda como preservar bancos após delação de Palocci 27/06/2017
    Lava Jato estuda como preservar bancos do impacto da delação de Palocci Monica Bergamo Tem mais: O ex-ministro Antonio Palocci foi condenado, nesta segunda-feira (26), a 12 anos, 2 meses e 20 dias... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delatado, desmentido, denunciado 27/06/2017
    Delatado, desmentido, denunciado. Michel Temer levou 40 dias para completar a cadeia dos três Ds. O ciclo se fechou nesta segunda com um fato histórico. Ele se tornou o primeiro presidente brasileiro... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: