Lulismo de Resultados

Cristóvão Feil, editor do blog Diário Gauche foi quem cunhou, ao que eu saiba, esta expressão: “Lulismo de Resultados”.

A expressão denota uma crítica pela esquerda ao governo Lula.

Não é uma crítica do tipo da Heloísa Helena, do Marcelo Tas ou do cesinha, que passaram a ser consultores da direita demo-tucana.

Cristóvão Feil manteve a compustura.

Ao contrário dele, eu apóio o governo Lula, ainda que com críticas.

Sinto-me à vontade para me apropriar da expressão pois entendo que caracteriza bem o tipo de governo: pragmático, pouco ideologizado,  de centro-esquerda…bem mais ao centro do que à esquerda, reconheço.

Na minha opinião, se o governo Lula fosse uma experiência derrotada, um governo odiado pela maioria da população, teríamos uma era aberta para a safadeza demo-tucana, para uma longa e incontrastável hegemonia do PIG, dos oligopólios midiáticos e uma agenda econômica totalmente atrelada aos interesses do império e de costas para a América Latina e para o hemisfério Sul.

Muitos se preocupam com uma suposta mistificação do Lula. Bem pior era a misitificação da capacidade gerencial e governamental dos demo-tucanos. Esta mistificação encobriu a maior transferência de riqueza já vista no solo pátrio, a submissão total aos interesses do império e a destruição de empregos por anos seguidos.

Ao contrário do que os críticos da mistificação sugerem, a única real glorificação de Lula advém dos resultados do seu governo. Sempre vigiado, sempre criticado. Não há pensamento único. Não há falsa unanimidade.

Há quem, como o professor Chico Oliveira, que considere haver, agora e também em 2003, condições para uma ruptura maior com o modelo neo-liberal.

São opiniões…a política não é uma ciência exata, capaz de ser posta à prova em laboratório. Provavelmente as idiossincrasias de cada um determinam boa parte das especulações. Eu, por exemplo, não acredito que as forças sociais de apoio a Lula teriam condições de enfrentar a blindagem neo-liberal sem causar uma grande crise no país.

A esquerda não tinha nem tem a menor condição de derrubar o capitalismo no Brasil. Não tem apoio para isto nem tem força moral e política sequer para tentá-lo.

A própria esquerda que apoiava o governo Lula mostrou sua fraqueza no episódio que a mídia, com a criativa colaboração de Bob Jefferson, batizou de mensalão.

Parte desta esquerda pôs-se a chorar no plenário da Câmara dos Deputados por conta do depoimento de Duda Mendonça. Marmanjos e marmanjas que se inspiram nos bolcheviques russos engolfados em lágrimas pela mistificação da “pureza política” que ajudaram a criar.

Outra parte partiu para a disputa interna, tentando tirar proveito do episódio para assegurar mais postos de comando no partido.

Uma pena…mais uma oportunidade perdida para se investigar e barrar as facilidades legais que os corruptores usufruem.

O núcleo dirigente do PT sempre esteve nas mãos dos sindicalistas & aliados. A aliança com a esquerda revolucionária e marxista produziu algumas teses com tinturas socialistas, um “socialismo” que nunca se definiu bem o que seria e que foi se esmaecendo cada vez mais.

A Lula e seus sindicalistas interessava esta aliança. Até para se diferenciar e disputar a liderança trabalhista com os líderes pré-64. Os intelectuais uspianos, críticos do populismo, como Weffort e Chico Oliveira viam a calhar. Não foi só por estoicismo que Lula aguentava a masturbação ideológica dessa gente. Era por interesse.

Mas Lula nunca esteve disposta a ser doutrinado. A esperança de centenas ou milhares de leninistas, de que trariam a consciência da “classe para si” aos líderes da “classe em si” não passava de ilusão pequeno-burguesa. Apenas desejo de macacos alfas iludidos pela “via científica” para o socialismo como vereda para o poder.

….Continua depois…

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus 22/09/2017
    Marcelo Auler Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do […] O post Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Dorival erra feio nas substituições e estraga festa no Morumbi
    Tinha tudo para ser uma grande festa Tricolor no Morumbi lotado por mais um público recorde na manhã deste domingo. Até a metade do segundo tempo, o São Paulo vinha fazendo sua melhor partida sob o comando de Dorival Júnior, dominava completamente... Continue lendo
  • Brasil começa a crer que sofreu golpe de Estado 25/09/2017
    Foi quase de enlouquecer ter visto o povo brasileiro apoiando a derrubada de um governo que era a única coisa que defendia esse mesmo povo da sanha saqueadora dos tucanos e dos peemedebês. Os brasileiros conscientes sofremos essa tortura. Pela pátria. Mas começamos a ser redimidos. Já não era sem tempo...
    eduguim
  • Desigualdade, desemprego e violência: Assim é o país do ajuste fiscal de Meirelles 25/09/2017
    Programa de reformas do ministro da Fazenda é voltado a 0,2% da população, agrava disparidades sociais e econômicas e pretende promover um retorno ao período anterior a 1930. Samuel Pinheiro Guimarães, via RBA em 17/9/2017 1) O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda; ex-presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Membro do MBL que pintou muro de Doria ganha boquinha na prefeitura 25/09/2017
    João Doria (PSDB) contratou um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) que ajudou a apagar uma pichação feita por manifestantes na casa do prefeito, nos Jardins (zona oeste de SP). O gesto mostra... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ipsos: cai desaprovação a Lula e sobe rejeição a Moro e Bolsonaro 25/09/2017
    O ex-presidente Lula teve seu índice de desaprovação reduzido e sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: