Carta a Yoani Sanchez

Yoani Sanchez disfarçada. Foto não publicada em seu site

Yoani,

Solidariedade

Escrevo do Brasil para ser solidário contigo e para cobrar das autoridades cubanas uma investigação séria do caso relatado no seu blog.

Sua descrição do seqüestro em havana me lembrou o que sofri no Rio de Janeiro.  No meu caso, parece que os seqüestrados eram mais profissionais. Eles sabiam o que fazer caso houvesse resistência, como houve. Não precisaram pedir instruções. Tampouco havia medo no olhar deles.

Infelizmente não foi um sequestro relâmpago. Fui levado a um centro de tortura localizado numa instalação do exército brasileiro, indelével mancha que envergonha a história desta instituição.

Fui torturado por métodos cientificamente desenvolvidos pelos EUA. Os soviéticos também desenvolveram métodos de tortura. Espero que os cubanos não os tenham usado.

Voltas que o mundo dá

Hoje, no Brasil, todos os partidos, políticos e meios de comunicação que apoiaram a ditadura no Brasil e esconderam seus crimes, seqüestros, assassinatos e torturas te apóiam.

Hipocrisia ou evolução? Creio que os dois. A evolução, com certeza, não é uma linha reta. Não me surpreenderia ver estes mesmos atores ocultando e apoiando seqüestros e torturas, desde que julgassem importante e necessário para os seus interesses.

Mas você, como eu, que foi vítima da violência, tem a chance de recusar a hipocrisia

Estender a solidariedade

Já visitava seu blog antes desta denúncia. Li as suas instruções sobre como ajudar os blogueiros cubanos. Nada a opor ao que você ali pede. Apenas anotar a ausência de uma reivindicação importante: o fim do bloqueio a Cuba.

Creio que as ligações e o apoio que você recebe de figuras e empresas importantes e poderosas ao redor do mundo poderiam ser acionadas para ajudar Cuba a acessar o cabo submarino que passa tão perto da ilha mas que o império interdita.

O governo cubano alega que a as dificuldades de acesso à internet estão relacionadas ao uso exclusivo de conexão por satélite, cara e lenta.

Para você que, legitimamente, ao meu ver, não apóia o governo cubano, esta reivindicação seria como um desafio ao discurso dos que apoiam o governo: todos teriam acesso garantido à internet se houvesse o acesso ao cabo submarino.

Apoiar o fim do bloqueio a Cuba não é igual a apoiar o governo cubano. Neste caso que tanto te interessa, Yoani, o livre acesso à internet, poderia ser uma reivindicação comum, basta você querer.

Kant e Isaiah Berlin

Isaiah Berlin usa a frase de Kant, “da madeira torta que é feita a humanidade não se pode esculpir algo que seja inteiramente reto”,  para nos alertar sobre os limites da utopia. Isto é, para os perigos autoritários implícitos à empreitada de “construir um ser humano novo”.

Creio que Cuba, você e seus amigos ilustram bem esta questão.

Você pode hospedar seu site numa poderosa empresa alemã, tem tradução para diversos idiomas, pode ter recursos modernos de gestão de blog, poderia ter recursos modernos de filmagem e etc.

O governo cubano alega que para o acesso ser igualitário, enquanto houver o bloqueio e o cabo submarino custeado pela Venezuela não for concluído, haverá restrições.

Quantos aceitam a exigência de tal solidariedade?

Eu aqui no Brasil acesso a internet com banda larga, uso a internet há muitos anos, desde seus primórdio. Tenho dinheiro para isso. Cada vez mais brasileiros fazem o mesmo.

No entanto, milhões não acessavam e milhões continuam sem recursos para acessar.

Imagino que se tivéssemos uma democracia participativa e igualitária, as prioridades orçamentárias no Brasil seriam outras. Isto, no entanto, causaria uma revolta imensa nos que, como eu, possuem recursos suficientes para acessar o que há de mais moderno e caro no mundo.

Não há uma resposta fácil para estes problemas.

Os super ricos, tantos nos EUA como no Brasil, possuem carros luxuosos estacionados dentro de casa, para exibição, possuem aviões e helicópteros particulares, alguns na garagem da própria casa.

Não é viável nem sustentável que este padrão se generalize.

Algum controle há de se ter.

Respeito a luta dos que desejam maior abertura às diferenças e aos anseios individuais em Cuba. E respeito as decisões majoritárias e soberanas do povo cubano.

Certamente há tensão nestas duas frases. O fim do bloqueio a Cuba, um maior respeito do império à soberania da América Latina permitirá que nossos povos tentem combinar de forma mais sábia o atendimento às prioridades sociais e aos anseios individuais.

Independente de qualquer divergência política, apresento minha solidariedade irrestrita contra toda violência.

Publicado em Notícias
Um comentário em “Carta a Yoani Sanchez
  1. Adelino disse:

    Veja os comentários no blog dela traduzido para o português. É a turma da extrema direita brasileira, saudosos da ditadura empresarial militar, que viceja por lá.

    Sei não, cheira mal o troço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Xadrez da globalização e da financeirização
    Categoria:  Coluna Econômica Luis Nassif Caso 1 - as guerras internas na geopolítica Desde a criação do padrão ouro, sempre houve uma disputa interna, nos países, em torno do modelo. O padrão ouro era essencial para a globalização do sistema financeiro, ao criar uma medida de valor global para os países que aderiam. Por outro lado, impedia os países de prati […]
  • MPF quer aumento de pena para Palocci e Vaccari
    Categoria:  Justiça Jornal GGN – O Ministério Público Federal (MPF) que representa a força-tarefa da Lava Jato, afirmou que vai recorrer da sentença do juiz de primeira instância Sergio Moro anunciada ontem, dia 26. Moro condenou o ex-ministro Antonio Palocci a mais de 12 anos de prisão. Os procuradores já trabalham no recurso a ser enviado ao Tribunal Regio […]
  • O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará 24/06/2017
    Marcelo Auler Neste domingo (25/06), a Avenida Atlântica, em Copacabana (zona Sul do Rio), será palco de mais uma manifestação com a bandeira do “Fora”. Mas, […] O post O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno... Continue lendo
  • São Paulo de Ceni & Leco segue rumo à degola
    Eles conseguiram. Com tantos erros na compra e venda de jogadores, escalações e substituições, a pomposa dupla Ceni & Leco, que transformou o Morumbi em armazém de secos e molhados, está levando o tricampeão mundial para a zona da degola... Continue lendo
  • Sem Lula e o PT, Brasil será governado pela extrema-direita 26/06/2017
    Em 30 junho de 2013, o Blog da Cidadania divulgou análise afirmando que as manifestações por 20 centavos iriam gerar traição de Michel Temer, um golpe parlamentar via impeachment de Dilma Rousseff e uma crise econômica sem precedentes. Agora, o Blog avisa: se a esquerda não se unir em torno de Lula e do PT, o país vai cair na mão da extrema-direita. […]
    admin
  • Luis Nassif: Como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional 27/06/2017
    Luis Nassif, via Jornal GGN em 26/6/2017 A TÍTULO DE INTRODUÇÃO – O QUE ESTAVA EM JOGO Como abordamos em vários postagens, havia um mundo em transformação, a China e os Brics irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A evidência de que a Justiça protege os ricos:Lava Jato estuda como preservar bancos após delação de Palocci 27/06/2017
    Lava Jato estuda como preservar bancos do impacto da delação de Palocci Monica Bergamo Tem mais: O ex-ministro Antonio Palocci foi condenado, nesta segunda-feira (26), a 12 anos, 2 meses e 20 dias... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delatado, desmentido, denunciado 27/06/2017
    Delatado, desmentido, denunciado. Michel Temer levou 40 dias para completar a cadeia dos três Ds. O ciclo se fechou nesta segunda com um fato histórico. Ele se tornou o primeiro presidente brasileiro... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: