Carta a Yoani Sanchez

Yoani Sanchez disfarçada. Foto não publicada em seu site

Yoani,

Solidariedade

Escrevo do Brasil para ser solidário contigo e para cobrar das autoridades cubanas uma investigação séria do caso relatado no seu blog.

Sua descrição do seqüestro em havana me lembrou o que sofri no Rio de Janeiro.  No meu caso, parece que os seqüestrados eram mais profissionais. Eles sabiam o que fazer caso houvesse resistência, como houve. Não precisaram pedir instruções. Tampouco havia medo no olhar deles.

Infelizmente não foi um sequestro relâmpago. Fui levado a um centro de tortura localizado numa instalação do exército brasileiro, indelével mancha que envergonha a história desta instituição.

Fui torturado por métodos cientificamente desenvolvidos pelos EUA. Os soviéticos também desenvolveram métodos de tortura. Espero que os cubanos não os tenham usado.

Voltas que o mundo dá

Hoje, no Brasil, todos os partidos, políticos e meios de comunicação que apoiaram a ditadura no Brasil e esconderam seus crimes, seqüestros, assassinatos e torturas te apóiam.

Hipocrisia ou evolução? Creio que os dois. A evolução, com certeza, não é uma linha reta. Não me surpreenderia ver estes mesmos atores ocultando e apoiando seqüestros e torturas, desde que julgassem importante e necessário para os seus interesses.

Mas você, como eu, que foi vítima da violência, tem a chance de recusar a hipocrisia

Estender a solidariedade

Já visitava seu blog antes desta denúncia. Li as suas instruções sobre como ajudar os blogueiros cubanos. Nada a opor ao que você ali pede. Apenas anotar a ausência de uma reivindicação importante: o fim do bloqueio a Cuba.

Creio que as ligações e o apoio que você recebe de figuras e empresas importantes e poderosas ao redor do mundo poderiam ser acionadas para ajudar Cuba a acessar o cabo submarino que passa tão perto da ilha mas que o império interdita.

O governo cubano alega que a as dificuldades de acesso à internet estão relacionadas ao uso exclusivo de conexão por satélite, cara e lenta.

Para você que, legitimamente, ao meu ver, não apóia o governo cubano, esta reivindicação seria como um desafio ao discurso dos que apoiam o governo: todos teriam acesso garantido à internet se houvesse o acesso ao cabo submarino.

Apoiar o fim do bloqueio a Cuba não é igual a apoiar o governo cubano. Neste caso que tanto te interessa, Yoani, o livre acesso à internet, poderia ser uma reivindicação comum, basta você querer.

Kant e Isaiah Berlin

Isaiah Berlin usa a frase de Kant, “da madeira torta que é feita a humanidade não se pode esculpir algo que seja inteiramente reto”,  para nos alertar sobre os limites da utopia. Isto é, para os perigos autoritários implícitos à empreitada de “construir um ser humano novo”.

Creio que Cuba, você e seus amigos ilustram bem esta questão.

Você pode hospedar seu site numa poderosa empresa alemã, tem tradução para diversos idiomas, pode ter recursos modernos de gestão de blog, poderia ter recursos modernos de filmagem e etc.

O governo cubano alega que para o acesso ser igualitário, enquanto houver o bloqueio e o cabo submarino custeado pela Venezuela não for concluído, haverá restrições.

Quantos aceitam a exigência de tal solidariedade?

Eu aqui no Brasil acesso a internet com banda larga, uso a internet há muitos anos, desde seus primórdio. Tenho dinheiro para isso. Cada vez mais brasileiros fazem o mesmo.

No entanto, milhões não acessavam e milhões continuam sem recursos para acessar.

Imagino que se tivéssemos uma democracia participativa e igualitária, as prioridades orçamentárias no Brasil seriam outras. Isto, no entanto, causaria uma revolta imensa nos que, como eu, possuem recursos suficientes para acessar o que há de mais moderno e caro no mundo.

Não há uma resposta fácil para estes problemas.

Os super ricos, tantos nos EUA como no Brasil, possuem carros luxuosos estacionados dentro de casa, para exibição, possuem aviões e helicópteros particulares, alguns na garagem da própria casa.

Não é viável nem sustentável que este padrão se generalize.

Algum controle há de se ter.

Respeito a luta dos que desejam maior abertura às diferenças e aos anseios individuais em Cuba. E respeito as decisões majoritárias e soberanas do povo cubano.

Certamente há tensão nestas duas frases. O fim do bloqueio a Cuba, um maior respeito do império à soberania da América Latina permitirá que nossos povos tentem combinar de forma mais sábia o atendimento às prioridades sociais e aos anseios individuais.

Independente de qualquer divergência política, apresento minha solidariedade irrestrita contra toda violência.

Publicado em Notícias
Um comentário em “Carta a Yoani Sanchez
  1. Adelino disse:

    Veja os comentários no blog dela traduzido para o português. É a turma da extrema direita brasileira, saudosos da ditadura empresarial militar, que viceja por lá.

    Sei não, cheira mal o troço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus 22/09/2017
    Marcelo Auler Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do […] O post Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Dorival erra feio nas substituições e estraga festa no Morumbi
    Tinha tudo para ser uma grande festa Tricolor no Morumbi lotado por mais um público recorde na manhã deste domingo. Até a metade do segundo tempo, o São Paulo vinha fazendo sua melhor partida sob o comando de Dorival Júnior, dominava completamente... Continue lendo
  • Brasil começa a crer que sofreu golpe de Estado 25/09/2017
    Foi quase de enlouquecer ter visto o povo brasileiro apoiando a derrubada de um governo que era a única coisa que defendia esse mesmo povo da sanha saqueadora dos tucanos e dos peemedebês. Os brasileiros conscientes sofremos essa tortura. Pela pátria. Mas começamos a ser redimidos. Já não era sem tempo...
    eduguim
  • Desigualdade, desemprego e violência: Assim é o país do ajuste fiscal de Meirelles 25/09/2017
    Programa de reformas do ministro da Fazenda é voltado a 0,2% da população, agrava disparidades sociais e econômicas e pretende promover um retorno ao período anterior a 1930. Samuel Pinheiro Guimarães, via RBA em 17/9/2017 1) O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda; ex-presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Membro do MBL que pintou muro de Doria ganha boquinha na prefeitura 25/09/2017
    João Doria (PSDB) contratou um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) que ajudou a apagar uma pichação feita por manifestantes na casa do prefeito, nos Jardins (zona oeste de SP). O gesto mostra... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ipsos: cai desaprovação a Lula e sobe rejeição a Moro e Bolsonaro 25/09/2017
    O ex-presidente Lula teve seu índice de desaprovação reduzido e sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: