O Futuro é duvidoso…

e, no entanto, Miriam Leitão repercutiu dramaticamente a previsão de que o Brasil perderia 1,5 milhão de empregos em 2009. Escreveu ela no início do ano:

“O maior drama numa crise é o desemprego. Na virada do ano eu perguntei ao professor José Pastore quantos empregos o Brasil perderia em 2009 e ele me assustou com o número: um milhão. Voltei a falar com ele agora, e a previsão aumentou:“acho que o Brasil deve perder um milhão e meio de empregose eu não sei se quando houver a recuperação todos eles serão repostos”. Para o sociólogo, um dos maiores especialistas brasileiras no tema, sua previsão não se baseia apenas na crise, mas na maneira como o Brasil reage à ela”.

Não somos ‘especialistas’, muito menos um dos maiores especialistas brasileiros. E éramos capazes de dizer aqui,  no início da crise internacional, que o Brasil não precisava de recessão. Apontávamos a queda da taxa de juros, a aposta no mercado interno, inclusive com a reposição da renda dos aposentados, e uma maior intervenção dos bancos públicos como essenciais para evitar a recessão. Aos trancos e barrancos, mesmo após a barbeiragem inicial do banco central que ainda subiu os juros quando já era para ter começado os cortes, o Brasil ao invés de perder 1 milhão de empregos em 2009 pode, ao contrário, criar 1 milhão de empregos.

Não é coincidência não. A extrema esquerda tinha a mesma percepção da extrema direita. Nildo Ouriques, no programa radiofônico “faixa livre”, vaticinou diversas vezes que o segundo semestre seria terrível, muito pior, que era impossível o Brasil não passar por uma violenta crise,e blá blá blá…

E, apesar disso, repito, o futuro é duvidoso. O Brasil avançou muito com o governo Lula e precisa avançar muito mais. Novas crises no centro do capitalismo estão se armando. A fraqueza institucional e política brasileira ainda é muito grande. O imperialismo travará batalhas renhidas para a manutenção do seu padrão de vida. O grande capital transnacional NÃO pode viver sem a ciranda financeira, posto ser esta a única resposta que possue para a expansão do capital sem empoderar os pobres e sem entregar os anéis.

Aqui no Brasil, dependemos excessivamente da genialidade política do Lula. O pt está ferido. A extrema esquerda é uma brincadeira de criança.

Apesar disso e ao contrário do meu amigo Paulo Passarinho, apresentador do “faixa livre”, que acredita estarmos em situação bem pior do que em 2003 para o enfrentamento da herança maldita do neo-liberalismo, acredito que as possibilidades de avançarmos num projeto de uma nação digna, soberana e mais justa melhoraram substancialmente.

Graças fundamentalmente ao Lula. Se dependêssemos daquela esquerda chorosa, que foi para o plenário da câmara dos deputados derramar lágrimas para o depoimento do senhor Duda Mendonça, ou dos profetas do apocalipse, sinceramente…

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus 22/09/2017
    Marcelo Auler Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do […] O post Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Dorival erra feio nas substituições e estraga festa no Morumbi
    Tinha tudo para ser uma grande festa Tricolor no Morumbi lotado por mais um público recorde na manhã deste domingo. Até a metade do segundo tempo, o São Paulo vinha fazendo sua melhor partida sob o comando de Dorival Júnior, dominava completamente... Continue lendo
  • Brasil começa a crer que sofreu golpe de Estado 25/09/2017
    Foi quase de enlouquecer ter visto o povo brasileiro apoiando a derrubada de um governo que era a única coisa que defendia esse mesmo povo da sanha saqueadora dos tucanos e dos peemedebês. Os brasileiros conscientes sofremos essa tortura. Pela pátria. Mas começamos a ser redimidos. Já não era sem tempo...
    eduguim
  • Desigualdade, desemprego e violência: Assim é o país do ajuste fiscal de Meirelles 25/09/2017
    Programa de reformas do ministro da Fazenda é voltado a 0,2% da população, agrava disparidades sociais e econômicas e pretende promover um retorno ao período anterior a 1930. Samuel Pinheiro Guimarães, via RBA em 17/9/2017 1) O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda; ex-presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Membro do MBL que pintou muro de Doria ganha boquinha na prefeitura 25/09/2017
    João Doria (PSDB) contratou um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) que ajudou a apagar uma pichação feita por manifestantes na casa do prefeito, nos Jardins (zona oeste de SP). O gesto mostra... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ipsos: cai desaprovação a Lula e sobe rejeição a Moro e Bolsonaro 25/09/2017
    O ex-presidente Lula teve seu índice de desaprovação reduzido e sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: