No hospital Lourenço Jorge

Oito horas da noite. Hospital público municipal. Levei uma trabalhadora braçal que se sentia mal para a emergência. Um guarda terceirizado, seu Maciste, faz jus ao apelido e realiza a primeira triagem: “Ortopedia agora só no Miguel Couto, Souza Aguiar ou amanhã aqui no Lourenço Jorge; para o Miguel Couto pode seguir em frente atravessar a rua e pegar o ônibus 577(?); pára em frente”. A moça sai resignada, pulando no único pé são, de modo a preservar aquele que no momento falha na função de permitir o deambular talvez requebrado da morena. Tem o apoio de um companheiro, irmão, cunhado, amigo, samaritano?

Maciste barra minha entrada. Veja o cartaz: acompanhante só para menores ou maiores de 60 anos. Na época em que minha mente se ocupava com algoritmos para computadores eu teria dito que a conclusão óbvia era que apenas os com 60 anos não poderiam ser acompanhados. Esta época reside num passado remoto. Obedeci.

Te espero aqui na porta, qualquer problema me chama.

Na sequência é a atendente que me chama, quer confirmar os dados pessoais uma vez que não entende direito o que é pronunciado por aquele fio de voz.

Entro, confirmo em voz audível os dados e saio.

Maciste me olha e fala: “hoje isto aqui está calmo, vazio. Fica tranquilo, ela será atendida logo. Parece asma ou bronquite, não é nada de mais”.

Dez minutos depois Maciste me procura: “Ela está no nebulizador e no soro, pode ir lá rapidinho, fala com ela e sai logo”

Encontro-a ao fim do corredor à direita, conforme orientação. Está numa cadeira larga e reclinável, com o soro pingando na sua veia. Olho o frasco. É grande. Calculo que pela vazão e pelo tamanho, levará no mínimo uma hora para terminar. Ela me avisa que serão dois frascos. Olho os exames que tem à mão. O Eletrocardiograma parece ok. A pressão anotada está bem baixa. A febre cedeu.

Saio. Maciste continua orientando. Seu corpo negro e forte impõe respeito. Suas concessões e orientações ganham respeito.

Uma moça sai transtornada. Não gostou do atendimento. Reclama. Maciste pede calma: “Explica devagar que é pra eu entender”. O aparelho de raio x está quebrado, tem que voltar amanhã. Amanhã trabalha.

Dureza.

Duas horas e meia depois minha acompanhada é liberada. Orientada a fazer vários exames. Não sabe se os fará: “tenho que trabalhar”.

Agradece a carona e vai para o batente. Até quando aguentará?

Publicado em Notícias
2 comentários em “No hospital Lourenço Jorge
  1. JOEL PALMA disse:

    FALCÃO, TRÊS COISAS INCRÍVEIS QUE EU VI NESTA QUARTA-FEIRA, NA REDE TV, AQUI EM SÃO PAULO, ACREDITO…

    PRIMEIRA:

    SERRA diz, QUERENDO homenager Pinotti, que “NUNCA VI NINGUÉM LUTAR TANTO NESTA FASE DE VIDA (a fase terminal do deputado) COM TANTA CORAGEM…” – SERRA foi no mínimo DESCORTÊS com o GRANDE MÁRIO COVAS…só pra ficar nisso, pois que o Sendor e Governador do Estado (esquecido pelos tucanos, que se miram em FHC II) lutou bravamente contra a doença, inclusive expondo seu sofrimento…

    SEGUNDA:

    KASSAB, ao TENTAR HOMENAGEAR PINOTTI, diz que “a Secretaria da Saúde da Mulher vai acabar, pois foi feita para Pinotti…” – PELAMORDEDEUS…e as MULHERES? BEM QUE ME DISSERAM QUE ELE NÃO GOSTAVA…DIREITO DELE, MAS DAÍ A ACABAR COM A SECRETARIA????

    TERCEIRA

    logo após, uma propaganda do GOVERNO DO ESTADO SOBRE O METRÔ, uma mocinha muito bonitinha e meiguinha, diz, entre outras coisas, que o METRÔ é para acabar com a SUPERLOTAÇÃO…fruto dos anos de quais administração no estado?

    SÓ DÓI QUANDO EU RIO, COMO DIZ O MESQUITA…

    GRANDE ABRAÇO…

  2. JOEL PALMA disse:

    DESCULPE, ENVIEI NO BLOG DO FALCÃO, MAS É PRA TIVI TAMBÉM…hehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  • Seis meses de reforma trabalhista: um balanço
    Categoria:  Trabalho A reforma tem impactado setores marcados por baixos salários e alta rotatividade. Desde o início, críticos da reforma indicaram seu alto potencial de aumentar a desigualdade Foto: EBC Do Brasil Debate Por Barbara Vallejos Vazquez, Euzebio Jorge Silveira de Sousa e Ana Luíza Matos de Oliveira A reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) acaba […]
  • Sem provas contra PT na Transpetro, Moro condena três investigados
    Categoria:  Justiça A prisão do investigado José Antônio de Jesus - Foto: Giuliano Gomes/PR Press    Jornal GGN - Após não achar provas de envolvimento do PT no pagamento de propina de contratos da NM Engenharia com a Transpetro, o juiz Sérgio Moro acabou fechando a investigação e condenou três investigados da 47ª fase da Operação Lava Jato.   O empresário A […]
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Dez fatos que justificam a CPI da delação, que a velha imprensa quer abortar 25/06/2018
    Joaquim de Carvalho, via DCM em 23/6/2018 A pressão da velha imprensa para que a Câmara dos Deputados não instale a CPI da Delação abre um novo capítulo na história de fracasso do jornalismo brasileiro: agora, os jornais e TVs brigam com a notícia e agem para que fatos obscuros não sejam esclarecidos – ela […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Prisão de Lula é inconstitucional, afirma ministro Marco Aurélio Mello à TV portuguesa RTP 23/06/2018
    Este Blog é mantido exclusivamente por seus assinantes. Assine você também. Apenas R$10 Você pode cancelar a assinatura a qualquer momentoClique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsAppVocê vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos Assine a newsletter do Blog do Mello […]
    Antonio Mello
  • Até a Folha já questiona atuação do Moro 25/06/2018
    Em audiência na semana passada, o juiz Sergio Moro ficou contrariado quando um homem afirmou ter sido intimidado por procuradores da Lava Jato há dois anos. “Essas perguntas, dando voltas, não... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Cannot load blog information at this time.

%d blogueiros gostam disto: