Khamenei não gosta de Ahmadinejad. Mas tem medo dos seus eleitores

A popularidade de Ahmadinejad entre os mais pobres, fonte da sua vitória eleitoral, independente de fraudes,  está ancorada na sua fala fortemente hostil contra a corrupção dos riquíssimos cléricos, sua firme defesa da segurança e soberania nacional e seus programas de transferência de renda.

Boa parte dos líderes religiosos do Irã considera Ahmadinejad uma ameaça aos seus interesses, seja por questionar suas prerrogativas financeiras e extravagâncias milionarias, seja por assumir riscos internacionais que eles não gostariam de assumir.

Khamenei, o líder supremo, enfrentou uma difícil escolha pós-eleição. Ele poderia determinar uma recontagem total ou mesmo nova eleição, ou poderia validá-la. Optou, talvez a contragosto, pela última.

Muitos clérigos, como Rafsanjani, um dos homens mais ricos do mundo segundo a revista Forbes, abertamente pediu que Khamenei convocasse novas eleições. Ele foi um dos financiadores da riquíssima campanha de Moussavi.

O Instituto Stratfor, um think tank da direita americana (conhecido como a CIA das Sombras – shadow CIA) , considera que Kamenei gostaria de atender Rafsanjani mas ficou com medo.  As manifestações  dos apoiadores de Mousavi não chegariam aos pés do que seria a tempestade entre os apoiadores de Ahmadinejad, tanto de seus eleitores quanto das forças de segurança, caso sua vitória fosse negada.

A mídia ocidental não entende isto porque não entende que Ahmadinejad não fala para os cléricos mas contra eles, que muitos dos cléricos trabalharam por sua derrota e que Ahmadinejad possui forte apoio entre o aparato de segurança do país.

A classe média de Teerã, legitimamente ansiosa por uma liberalização radical, encontrou no racha na elite iraniana espaço para demonstrar seu descontentamento e, quem sabe,  derrubar o regime dos aiatolás.  Talvez fiquem apenas como bucha de canhão.

A teocracia é uma merda. Mas muita coisa se move em Teerã, muito além da compreensão da mídia ocidental.

RECONTAGEM

Quando uma suspeita de fraude eleitoral é levantada, a recontagem de votos é uma medida eficaz. Quando possível. No Brasil, isto não pode, simplesmente porque não há voto em papel para ser recontado. Obra dos nossos velhinhos do TSE, contra todos os alertas de Brizola.

Nos EUA, a recontagem em Miami foi brequada pela Suprema Corte que deu a vitória a Bush. Uma vergonha, de pouca repercussão formal e graves consequências para o mundo.

No Irã, haverá recontagem aleatória de 10% dos votos. Moussavi se recusa a participar. Dificilmente houve fraude significativa, a ponto de alterar o resultado eleitoral. Para Moussavi é melhor insistir numa nova eleição, melar a que perdeu.

Publicado em Notícias
Um comentário em “Khamenei não gosta de Ahmadinejad. Mas tem medo dos seus eleitores
  1. Ana disse:

    Excelente leitura dos acontecimentos. Lamentavelmente outras versões têm predominado. Não sei se é por ignorancia ou se existe algo que escapa ao meu entendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • PSDB e Temer saem derrotados no julgamento do STF. Por Joaquim de Carvalho. 28/06/2017
    O PSDB e Michel Temer, aliados na defesa deste governo, foram derrotados esta tarde pelo Supremo Tribunal Federal. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, e Rodrigo Rocha Loures, longa manus do presidente da república, queriam remover o ministro Édson Fachin da relatoria da investigação e do processo que envolvem a […] O post PSDB e T […]
    Joaquim de Carvalho
  • Sob o jugo de Temer a PF definha em praça pública. Por Carlos Fernandes 28/06/2017
    É triste quando trilhamos com tanta avidez um caminho que nos leva inevitavelmente ao crepúsculo do que um dia foi o nosso melhor momento. Dessa maneira deve estar se sentindo hoje a Polícia Federal. Uma das instituições mais valorizadas nos governos de Lula e Dilma, a PF, fortalecida e com a sua independência plenamente garantida, […] O post Sob o jugo de T […]
    Carlos Fernandes
  • A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF 28/06/2017
    Eugênio José Guilherme de Aragão (*) Depois de uma campanha profissional, como manda o figurino Janot na corporação, o vitorioso da eleição interna para a lista […] O post A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Daqui não saio, daqui ninguém me tira! 28/06/2017
    Arnaldo César (*) É admirável o arsenal de truques, mentiras, abusos, caradurismo e irresponsabilidades de toda a ordem que a camarilha de Temer tem utilizado para […] O post Daqui não saio, daqui ninguém me tira! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A felicidade nos olhos da menina que não vê
    Aconteceram tantas coisas importantes nas últimas horas sobre as quais eu poderia comentar (ver link para o Jornal da Record News no final deste texto), mas não me sai da cabeça a imagem da felicidade brilhando nos olhos da menina que não vê.... Continue lendo
  • Temer X Janot e Lula X Moro: é hora do vale-tudo
    Chegou a hora do vale-tudo na guerra aberta entre o Judiciário e a classe política. As defesas de Temer e Lula resolveram partir para o ataque contra seus acusadores Janot e Moro, respectivamente. Rodrigo Janot denunciou Michel Temer por corrupção... Continue lendo
  • Os 8 processos contra Vaccari se baseiam em delações sem provas 29/06/2017
    ATENÇÃO - Na última quarta-feira à noite, em evento que contou com representante da cúpula do PT, o Blog apurou que o partido já acredita que João Vaccari Neto será absolvido totalmente da enxurrada de processos farsescos abertos contra si. Sua absolvição total vai desmascarar o golpe e os golpistas. E pavimentará o caminho da vitória de Lula no ano que vem. […]
    eduguim
  • A tropa de Temer que apareceu de forma “espontânea” em seu pronunciamento 28/06/2017
    Quem são as pessoas que formaram a comitiva de Temer Temer chegou a agradecer no discurso a presença “espontânea” dos parlamentares, mas a participação deles não foi voluntária; veja quem são. Via O Tempo em 28/7/2017 Veja quem faz parte da tropa de Temer 1) Baleia Rossi (PMDB/SP) 2) Goulart (PSD/SP) 3) Lelo Coimbra (PMDB/ES) […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A fortuna de Aécio 29/06/2017
    O senador Aécio Neves não pode reclamar da sorte. Em março, ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista. Sua irmã foi presa por negociar a entrega do dinheiro. Seu primo foi preso por... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delação que envolve arrecadador de campanha de tucanos enfrenta resistência do MPF 29/06/2017
    Doleiro e empresário afirmou que mostraria provas de um repasse de R$ 100 milhões em propina a Paulo Vieira, o Paulo Preto, durante a gestão de José Serra como governador de São Paulo.Nas primeiras... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: