Que venha a CPI

LysaneasDomingo, largo do machado, rio de janeiro. 1974, ditadura militar.  Lysâneas Maciel sobe num banquinho e anuncia os argumentos para se votar no MDB. Parte da juventude politizada do Rio de Janeiro está fechada com o voto nulo. 

A praça coalhava de arapongas. Tensão no ar. Lysâneas parece uma figura mítica. Destemido, eleva sua voz. Ignora os arapongas. Fala da fragilidade do congresso sob o arbítrio da ditadura. Mas ressalta a sobrevivência, na letra da lei, do instituto da CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito. 

Com o apoio de 1/3 dos deputados, é possível criar uma CPI. Lysâneas quer criar uma CPI sobre a tortura. Apela a cada um dos presentes. Lembra que naquele mesmo instante há gritos de dor nos porões. Há uma máquina de moer carne e alma a todo vapor. Precisa do nosso  voto para travar a batalha pela criação da CPI.

A luta contra a tortura precisa ocupar o espaço do parlamento.

Batalha que nenhum órgão da mídia cobriu, noticiou ou comentou.

Nenhuma manchete no Jornal Nacional.

Amigos que pregam o voto nulo estão presentes. Sussurram argumentos, tecem análises supostamente embasadas no materialismo histórico.

O corpo, a voz, a atitude daquele homem clamam por um compromisso ali, invisível, informal mas com a firmeza de uma prega funda.

Somos gatos pingados na praça. Saio convicto do voto.

O boca a boca ocorre. 100 mil votaram em Lysâneas para renovar seu mandato de deputado federal, uma eleição consagradora.

Dois anos depois, Lysâneas Maciel foi cassado. A CPI pela qual ele batalhou jamais foi instalada. A CPI era um tabu. A tortura continua no Brasil.

Nos dias de hoje, a CPI foi apropriada pelos golpistas, como antevisto pelo então deputado tucano e hoje senador Artur Virgílio, em 2001:

“Imagine, então, um eventual governo do PT, exposto, no Congresso Nacional, a um pedido de CPI atrás do outro, fictício ou não, legítimo ou não, um atrás do outro. Viria a ingovernabilidade, o caos administrativo e, quem sabe, a interrupção do mandato presidencial”.

Que venha a CPI da Petrobras, com toda a sanha do Ali Kamel comandando as bancadas demotucanas.

Lugar de enfrentar os golpistas é na rua, à luz do sol.

Lysâneas Maciel não mudou a história do Brasil. Sequer mudou a história da tortura. E, ao mesmo tempo, fez muito mais do que isso. Enriqueceu a história humana.

Que não fique no esquecimento toda a sabotagem feita, no passado e no presente contra a petrobras:

explosão p36

Resgate impossivel

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • PSDB e Temer saem derrotados no julgamento do STF. Por Joaquim de Carvalho. 28/06/2017
    O PSDB e Michel Temer, aliados na defesa deste governo, foram derrotados esta tarde pelo Supremo Tribunal Federal. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, e Rodrigo Rocha Loures, longa manus do presidente da república, queriam remover o ministro Édson Fachin da relatoria da investigação e do processo que envolvem a […] O post PSDB e T […]
    Joaquim de Carvalho
  • Sob o jugo de Temer a PF definha em praça pública. Por Carlos Fernandes 28/06/2017
    É triste quando trilhamos com tanta avidez um caminho que nos leva inevitavelmente ao crepúsculo do que um dia foi o nosso melhor momento. Dessa maneira deve estar se sentindo hoje a Polícia Federal. Uma das instituições mais valorizadas nos governos de Lula e Dilma, a PF, fortalecida e com a sua independência plenamente garantida, […] O post Sob o jugo de T […]
    Carlos Fernandes
  • A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF 28/06/2017
    Eugênio José Guilherme de Aragão (*) Depois de uma campanha profissional, como manda o figurino Janot na corporação, o vitorioso da eleição interna para a lista […] O post A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Daqui não saio, daqui ninguém me tira! 28/06/2017
    Arnaldo César (*) É admirável o arsenal de truques, mentiras, abusos, caradurismo e irresponsabilidades de toda a ordem que a camarilha de Temer tem utilizado para […] O post Daqui não saio, daqui ninguém me tira! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A felicidade nos olhos da menina que não vê
    Aconteceram tantas coisas importantes nas últimas horas sobre as quais eu poderia comentar (ver link para o Jornal da Record News no final deste texto), mas não me sai da cabeça a imagem da felicidade brilhando nos olhos da menina que não vê.... Continue lendo
  • Temer X Janot e Lula X Moro: é hora do vale-tudo
    Chegou a hora do vale-tudo na guerra aberta entre o Judiciário e a classe política. As defesas de Temer e Lula resolveram partir para o ataque contra seus acusadores Janot e Moro, respectivamente. Rodrigo Janot denunciou Michel Temer por corrupção... Continue lendo
  • Os 8 processos contra Vaccari se baseiam em delações sem provas 29/06/2017
    ATENÇÃO - Na última quarta-feira à noite, em evento que contou com representante da cúpula do PT, o Blog apurou que o partido já acredita que João Vaccari Neto será absolvido totalmente da enxurrada de processos farsescos abertos contra si. Sua absolvição total vai desmascarar o golpe e os golpistas. E pavimentará o caminho da vitória de Lula no ano que vem. […]
    eduguim
  • A tropa de Temer que apareceu de forma “espontânea” em seu pronunciamento 28/06/2017
    Quem são as pessoas que formaram a comitiva de Temer Temer chegou a agradecer no discurso a presença “espontânea” dos parlamentares, mas a participação deles não foi voluntária; veja quem são. Via O Tempo em 28/7/2017 Veja quem faz parte da tropa de Temer 1) Baleia Rossi (PMDB/SP) 2) Goulart (PSD/SP) 3) Lelo Coimbra (PMDB/ES) […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A fortuna de Aécio 29/06/2017
    O senador Aécio Neves não pode reclamar da sorte. Em março, ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista. Sua irmã foi presa por negociar a entrega do dinheiro. Seu primo foi preso por... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delação que envolve arrecadador de campanha de tucanos enfrenta resistência do MPF 29/06/2017
    Doleiro e empresário afirmou que mostraria provas de um repasse de R$ 100 milhões em propina a Paulo Vieira, o Paulo Preto, durante a gestão de José Serra como governador de São Paulo.Nas primeiras... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: