Domingo na América

Encerrada votação em El Salvador

Mauricio Funes, da FMLN é o novo presidente de El Salvador.

91,1% dos votos apurados: FMLN 51,3% dos votos; ARENA 48,7% (23:49)

Primeira parcial oficial:  33,26% dos votos apurados: FMLN 51,28 % ; ARENA48,72%


FMLN começa comemoração

Projeções da “Tele Corporación Salvadoreña” (rede de TV), com boca de urna,  dão de dois a sete pontos de vantagem para FMLN.

Pesquisa de boca de urna da Aporrea.org : indica 61% para FMLN e 39% para ARENA. Completamente furada esta projeção da aporrea.org

Comparecimento foi de 60% (voto não é obrigatório). 

Às 17:00 hs de San Salvador, as urnas foram fechadas. O TSE prevê anunciar primeiros resultados parciais às 19:00 hs, o que corresponde às 22:oo em Brasília.

El Salvador

Às urnas hoje. FMLN pede aos salvadorenhos que residem no exterior ajuda para  combater fraudes eleitorais pelo uso indevido da sua identidade. É só checar seus dados aqui 

O Porgrama de Governo da FMLN

 

México

la-jornada-lula

Capa do Jornal Mexicano

 

Bolívia

Morales entrega a los indígenas las tierras confiscadas a terratenientes

 El presidente de Bolivia ha iniciado la reforma  agraria distribuyendo títulos de propiedad entre pequeños productores, amparado por la nueva Constitución indigenista[…]ha entregado a los indígenas guaraníes tierras recién confiscadas a cinco terratenientes, en una nueva demostración de fuerza ante la oposición conservadora afincada en el rico distrito oriental de Santa Cruz.

Chile

 Quillagua: o povo que morre de sede.

 A cidade foi um  Oásis no meio do deserto mais  seco do mundo, o de Atacama. Já foi fornecedor de frutas, vegetais e animais para povoados da região. Não mais. Agora o povo está desaparecendo e seus habitantes -literalmente- morrem de sede. O rio que alimentava o povoado foi contaminado e seu caudal se extingue e com ele as esperanças de seus habitantes.

“Chilean Town Withers in Free Market for Water”
Cidade Chilena Seca no Mercado Livre da Água

Deu no New York Times

Em nenhum lugar o sistema para compra e venda de água é mais permissivo do que no Chile, onde os direitos à água são propriedade particular, não um recurso público, e pode ser comercializado como uma mercadoria qualquer, com pouca supervisão governamental ou salvaguardas ambientais.

Em 1987, a ditadura militar reduziu a água para a cidade em mais de dois terços, diz  Raul Molina, geógrafo da Universidade do Chile. Era o passo necessário à privatização.

Duas tragédias ambientais, em  1997 e 2000, pela contaminação química condenaram o rio em termos de irrigação e fornecimento de água potável.

Uma única compania de eletricidade da Espanha, Endesa, comprou 80% dos direitos à água numa região ao sul. Uma compania de mineração, Soquinich, ou S.Q.M, comprou 75% dos direitos à água em Quillaga.

A maioria dos residentes emigrou, os que permanecem tem em média mais de 50 anos.

Uma das heranças da doutrina neoliberal extremada da ditadura chilena que ainda não foi superada pelos governos democráticos. Até quando?

EUA

texas

Clique para ler a matéria na íntegra

 Dick Cheney(vice presidente de Bush) dá de ombros: Não nos culpem pela crise econômica

cheney1

Clique para ler a matéria

 

Reflexões da Esquerda Americana

Artigo de Immanuel Wallerstein, no Diário Gauche: Aprendendo com o Brasil

 

Colômbia

Ivan Velasquez, juiz colombiano que investiga a ‘parapolítica’: “Temo por minha vida. Na Colômbia há muita polarização”.

El escándalo del espionaje generalizado por parte de funcionarios del Departamento Administrativo de Seguridad (DAS), uno de los servicios secretos colombianos, tiene como una de sus principales víctimas a Iván Velásquez, considerado el juez estrella en el caso de la parapolítica, que en Colombia ha llevado hasta ahora a 22 parlamentarios detrás de las rejas. La mayoría de los imputados son políticos cercanos al actual Gobierno del presidente Álvaro Uribe
 
No es la primera vez que este magistrado auxiliar de la Corte Suprema de Justicia, de 53 años -que puede llegar a ser comparado con el juez de la Audiencia Nacional española Baltasar Garzón-, es objeto de seguimientos y de escuchas de sus llamadas telefónicas.
 
El año pasado, Velásquez fue acusado por el propio Uribe de haber hecho un ofrecimiento a un paramilitar (José Orlando Moncada, alias Tasmania) para que testificara en contra del jefe del Estado. La fiscalía colombiana investigó la denuncia y absolvió al magistrado. Al parecer, había sido una trampa fraguada por el propio paramilitar y por su abogado contra el juez. Desde entonces, la Corte Suprema colombiana acusó a agentes del DAS de ir tras la pista de los magistrados que investigan la parapolítica.

Venezuela
 Chávez nega que cederá ilha da Venezuela para base militar  russa. Desmente manchetes da imprensa do país e esclarece que “sólo se ha ofrecido cooperación a la aviación rusa para abastecerse en territorio venezolano, en caso de necesitarlo durante sus maniobras estratégicas”.
Radicalização: “ahora está la oligarquía (diciendo) que Chávez le va a dar la isla a los rusos y es de nuestro pueblo, ellos mismos entregaron esta patria al imperio y ahora es libre. Bastardos, bastardos”.
Presidente Chávez ordenou as Forças Armadas tomar os portos de Maracaibo e Puerto Cabello.
O Congresso da Venezuela aprovou na 5.a feira, em segundo turno, a reforma da Lei Organica de ‘Descentralización, Delimitación y Transferencia de Competencias del Poder Público’.
A alegação dos chavistas é que se trata da segurança nacional: o contrabando, as máfias das fronteiras, o narcotráfico’.
Governadores de dois estados, de oposição, disseram que não entregariam o controle.
No seu programa de rádio, neste domingo, Chávez disse que eles teriam que buscar un exército própio ‘o pedir ayuda a la cuarta flota gringa’, porque ‘estarían desobedeciendo una ley’. 

‘Los puertos y aeropuertos vuelven a ser controlados por el Poder Nacional. Son del pueblo, no de las mafias o grupos regionales”. 
Acrescentou: “El gobernador de Carabobo dijo que iba a defender Puerto Cabello. Bueno que busque un ejército, porque para allá va la Marina de Guerra. Él dijo que iba a defenderlo, será con la Policía de Carabobo. ¡Saldrá preso pues!”. 

Brasil
Delegado Protógenes diz que revelará a origem do dinheiro que Daniel Dantas usou para comprar terras no Pará.
Como não há mais segredo de justiça sobre o processo, o delegado prometeu que dará nome aos bois e revelará o submundo da corrupção. 
Promessa de tempo quente. Revista Veja ainda está quieta, não noticiou nada.  Ainda haverá muita discussão até o dia 1 de abril, data marcada pela CPI para ouvir o delegado.

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Filósofa Marilena Chauí é a nova professora emérita da FFLCH-USP
    Categoria:  Educação Sugestão de Gilberto Cruvinel Outorga do Título de Professora Emérita à Marilena de Souza Chauí Da FFLCH-USP Durante seu discurso de agradecimento, a docente também proferiu uma aula sobre autoritarismo, defesa da universidade pública e concepção da docência Em sessão solene realizada no dia 13 de dezembro, às 14h, na Sala do Conselho Un […]
  • VALEU! Dominó de Botequim, capítulo 10, por Rui Daher
    Categoria:  Crônica Caros amigos Darcy, Ariano, Melodia e Dr. Walther, Hoje, falo eu. Sei vocês ocupados em organizar o ecumenismo aí no céu. Aqui também não está fácil. Mas quando o foi? Vocês notaram as ilustrações, neste GGN, para o texto “Xadrez do grande bacanal pós impeachment, do Luís Nassif? Genial, corajoso, sensacional, indutivo à felicidade, que m […]
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Político que não defender internet livre não se elege 16/12/2017
    Trump acabou com a internet livre nos EUA. Agora, os americanos vão ter que pagar muito mais caro para poder acessar SÓ alguns conteúdos. Se não quiser que o mesmo aconteça no Brasil, comece a se mexer JÁ. Há um jeito muito simples de impedir que Temer venda seu pescoço. De novo! Clique na imagem, leia a matéria e divulgue até não poder mais. Enquanto dá tem […]
    eduguim
  • Para economizar, Banco Mundial quer que Temer acabe com o ensino superior gratuito 22/11/2017
    Via Estadão Conteúdo em 21/11/2017 Para cortar gastos sem prejudicar os mais pobres, o governo deveria acabar com a gratuidade do ensino superior. Essa é uma das sugestões apresentadas no relatório “Um ajuste justo – propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, elaborado pelo Banco Mundial. A ideia é que o […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • PF investiga relação entre Aécio Neves, Cabral e ex-secretário da Casa Civil do Rio 17/12/2017
    A Polícia Federal investiga as relações do senador tucano Aécio Neves (MG)  com integrantes de escritório alvo na Lava Jato por fazer parte do esquema do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ).... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Citados por propina devem responder apenas por caixa dois 17/12/2017
    Quase metade dos políticos acusados de serem beneficiados pelo departamento de propina da Odebrecht poderão responder por um crime considerado menor: o de falsidade ideológica eleitoral, mais... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Three Myths About the Poor That Republicans Are Using to Support Slashing the US Safety Net
    Thirty seconds: That's how long it takes to support the independent journalism at Truthout. We're counting on you. Click here to chip in! Republicans continue to use long-debunked myths about the poor as they defend lower taxes for the rich and deep cuts to the social safety net to pay for them. In so doing, they are essentially expressing scorn fo […]
  • Dig in: This Must Be the Winter of Our Discontent
    Activists stage an anti-Trump protest in front of the US Supreme Court January 23, 2017, in Washington, DC. The group, Refuse Fascism, called for a "must stop business as usual this week" to "stop the Trump/Pence regime." (Photo: Alex Wong / Getty Images) I am afraid of spiders, sharks, cancer and clowns, but nothing terrifies me more tha […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: