Domingo na América

Encerrada votação em El Salvador

Mauricio Funes, da FMLN é o novo presidente de El Salvador.

91,1% dos votos apurados: FMLN 51,3% dos votos; ARENA 48,7% (23:49)

Primeira parcial oficial:  33,26% dos votos apurados: FMLN 51,28 % ; ARENA48,72%


FMLN começa comemoração

Projeções da “Tele Corporación Salvadoreña” (rede de TV), com boca de urna,  dão de dois a sete pontos de vantagem para FMLN.

Pesquisa de boca de urna da Aporrea.org : indica 61% para FMLN e 39% para ARENA. Completamente furada esta projeção da aporrea.org

Comparecimento foi de 60% (voto não é obrigatório). 

Às 17:00 hs de San Salvador, as urnas foram fechadas. O TSE prevê anunciar primeiros resultados parciais às 19:00 hs, o que corresponde às 22:oo em Brasília.

El Salvador

Às urnas hoje. FMLN pede aos salvadorenhos que residem no exterior ajuda para  combater fraudes eleitorais pelo uso indevido da sua identidade. É só checar seus dados aqui 

O Porgrama de Governo da FMLN

 

México

la-jornada-lula

Capa do Jornal Mexicano

 

Bolívia

Morales entrega a los indígenas las tierras confiscadas a terratenientes

 El presidente de Bolivia ha iniciado la reforma  agraria distribuyendo títulos de propiedad entre pequeños productores, amparado por la nueva Constitución indigenista[…]ha entregado a los indígenas guaraníes tierras recién confiscadas a cinco terratenientes, en una nueva demostración de fuerza ante la oposición conservadora afincada en el rico distrito oriental de Santa Cruz.

Chile

 Quillagua: o povo que morre de sede.

 A cidade foi um  Oásis no meio do deserto mais  seco do mundo, o de Atacama. Já foi fornecedor de frutas, vegetais e animais para povoados da região. Não mais. Agora o povo está desaparecendo e seus habitantes -literalmente- morrem de sede. O rio que alimentava o povoado foi contaminado e seu caudal se extingue e com ele as esperanças de seus habitantes.

“Chilean Town Withers in Free Market for Water”
Cidade Chilena Seca no Mercado Livre da Água

Deu no New York Times

Em nenhum lugar o sistema para compra e venda de água é mais permissivo do que no Chile, onde os direitos à água são propriedade particular, não um recurso público, e pode ser comercializado como uma mercadoria qualquer, com pouca supervisão governamental ou salvaguardas ambientais.

Em 1987, a ditadura militar reduziu a água para a cidade em mais de dois terços, diz  Raul Molina, geógrafo da Universidade do Chile. Era o passo necessário à privatização.

Duas tragédias ambientais, em  1997 e 2000, pela contaminação química condenaram o rio em termos de irrigação e fornecimento de água potável.

Uma única compania de eletricidade da Espanha, Endesa, comprou 80% dos direitos à água numa região ao sul. Uma compania de mineração, Soquinich, ou S.Q.M, comprou 75% dos direitos à água em Quillaga.

A maioria dos residentes emigrou, os que permanecem tem em média mais de 50 anos.

Uma das heranças da doutrina neoliberal extremada da ditadura chilena que ainda não foi superada pelos governos democráticos. Até quando?

EUA

texas

Clique para ler a matéria na íntegra

 Dick Cheney(vice presidente de Bush) dá de ombros: Não nos culpem pela crise econômica

cheney1

Clique para ler a matéria

 

Reflexões da Esquerda Americana

Artigo de Immanuel Wallerstein, no Diário Gauche: Aprendendo com o Brasil

 

Colômbia

Ivan Velasquez, juiz colombiano que investiga a ‘parapolítica’: “Temo por minha vida. Na Colômbia há muita polarização”.

El escándalo del espionaje generalizado por parte de funcionarios del Departamento Administrativo de Seguridad (DAS), uno de los servicios secretos colombianos, tiene como una de sus principales víctimas a Iván Velásquez, considerado el juez estrella en el caso de la parapolítica, que en Colombia ha llevado hasta ahora a 22 parlamentarios detrás de las rejas. La mayoría de los imputados son políticos cercanos al actual Gobierno del presidente Álvaro Uribe
 
No es la primera vez que este magistrado auxiliar de la Corte Suprema de Justicia, de 53 años -que puede llegar a ser comparado con el juez de la Audiencia Nacional española Baltasar Garzón-, es objeto de seguimientos y de escuchas de sus llamadas telefónicas.
 
El año pasado, Velásquez fue acusado por el propio Uribe de haber hecho un ofrecimiento a un paramilitar (José Orlando Moncada, alias Tasmania) para que testificara en contra del jefe del Estado. La fiscalía colombiana investigó la denuncia y absolvió al magistrado. Al parecer, había sido una trampa fraguada por el propio paramilitar y por su abogado contra el juez. Desde entonces, la Corte Suprema colombiana acusó a agentes del DAS de ir tras la pista de los magistrados que investigan la parapolítica.

Venezuela
 Chávez nega que cederá ilha da Venezuela para base militar  russa. Desmente manchetes da imprensa do país e esclarece que “sólo se ha ofrecido cooperación a la aviación rusa para abastecerse en territorio venezolano, en caso de necesitarlo durante sus maniobras estratégicas”.
Radicalização: “ahora está la oligarquía (diciendo) que Chávez le va a dar la isla a los rusos y es de nuestro pueblo, ellos mismos entregaron esta patria al imperio y ahora es libre. Bastardos, bastardos”.
Presidente Chávez ordenou as Forças Armadas tomar os portos de Maracaibo e Puerto Cabello.
O Congresso da Venezuela aprovou na 5.a feira, em segundo turno, a reforma da Lei Organica de ‘Descentralización, Delimitación y Transferencia de Competencias del Poder Público’.
A alegação dos chavistas é que se trata da segurança nacional: o contrabando, as máfias das fronteiras, o narcotráfico’.
Governadores de dois estados, de oposição, disseram que não entregariam o controle.
No seu programa de rádio, neste domingo, Chávez disse que eles teriam que buscar un exército própio ‘o pedir ayuda a la cuarta flota gringa’, porque ‘estarían desobedeciendo una ley’. 

‘Los puertos y aeropuertos vuelven a ser controlados por el Poder Nacional. Son del pueblo, no de las mafias o grupos regionales”. 
Acrescentou: “El gobernador de Carabobo dijo que iba a defender Puerto Cabello. Bueno que busque un ejército, porque para allá va la Marina de Guerra. Él dijo que iba a defenderlo, será con la Policía de Carabobo. ¡Saldrá preso pues!”. 

Brasil
Delegado Protógenes diz que revelará a origem do dinheiro que Daniel Dantas usou para comprar terras no Pará.
Como não há mais segredo de justiça sobre o processo, o delegado prometeu que dará nome aos bois e revelará o submundo da corrupção. 
Promessa de tempo quente. Revista Veja ainda está quieta, não noticiou nada.  Ainda haverá muita discussão até o dia 1 de abril, data marcada pela CPI para ouvir o delegado.

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • PSDB e Temer saem derrotados no julgamento do STF. Por Joaquim de Carvalho. 28/06/2017
    O PSDB e Michel Temer, aliados na defesa deste governo, foram derrotados esta tarde pelo Supremo Tribunal Federal. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, e Rodrigo Rocha Loures, longa manus do presidente da república, queriam remover o ministro Édson Fachin da relatoria da investigação e do processo que envolvem a […] O post PSDB e T […]
    Joaquim de Carvalho
  • Sob o jugo de Temer a PF definha em praça pública. Por Carlos Fernandes 28/06/2017
    É triste quando trilhamos com tanta avidez um caminho que nos leva inevitavelmente ao crepúsculo do que um dia foi o nosso melhor momento. Dessa maneira deve estar se sentindo hoje a Polícia Federal. Uma das instituições mais valorizadas nos governos de Lula e Dilma, a PF, fortalecida e com a sua independência plenamente garantida, […] O post Sob o jugo de T […]
    Carlos Fernandes
  • A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF 28/06/2017
    Eugênio José Guilherme de Aragão (*) Depois de uma campanha profissional, como manda o figurino Janot na corporação, o vitorioso da eleição interna para a lista […] O post A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Daqui não saio, daqui ninguém me tira! 28/06/2017
    Arnaldo César (*) É admirável o arsenal de truques, mentiras, abusos, caradurismo e irresponsabilidades de toda a ordem que a camarilha de Temer tem utilizado para […] O post Daqui não saio, daqui ninguém me tira! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A felicidade nos olhos da menina que não vê
    Aconteceram tantas coisas importantes nas últimas horas sobre as quais eu poderia comentar (ver link para o Jornal da Record News no final deste texto), mas não me sai da cabeça a imagem da felicidade brilhando nos olhos da menina que não vê.... Continue lendo
  • Temer X Janot e Lula X Moro: é hora do vale-tudo
    Chegou a hora do vale-tudo na guerra aberta entre o Judiciário e a classe política. As defesas de Temer e Lula resolveram partir para o ataque contra seus acusadores Janot e Moro, respectivamente. Rodrigo Janot denunciou Michel Temer por corrupção... Continue lendo
  • Os 8 processos contra Vaccari se baseiam em delações sem provas 29/06/2017
    ATENÇÃO - Na última quarta-feira à noite, em evento que contou com representante da cúpula do PT, o Blog apurou que o partido já acredita que João Vaccari Neto será absolvido totalmente da enxurrada de processos farsescos abertos contra si. Sua absolvição total vai desmascarar o golpe e os golpistas. E pavimentará o caminho da vitória de Lula no ano que vem. […]
    eduguim
  • A tropa de Temer que apareceu de forma “espontânea” em seu pronunciamento 28/06/2017
    Quem são as pessoas que formaram a comitiva de Temer Temer chegou a agradecer no discurso a presença “espontânea” dos parlamentares, mas a participação deles não foi voluntária; veja quem são. Via O Tempo em 28/7/2017 Veja quem faz parte da tropa de Temer 1) Baleia Rossi (PMDB/SP) 2) Goulart (PSD/SP) 3) Lelo Coimbra (PMDB/ES) […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A fortuna de Aécio 29/06/2017
    O senador Aécio Neves não pode reclamar da sorte. Em março, ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista. Sua irmã foi presa por negociar a entrega do dinheiro. Seu primo foi preso por... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delação que envolve arrecadador de campanha de tucanos enfrenta resistência do MPF 29/06/2017
    Doleiro e empresário afirmou que mostraria provas de um repasse de R$ 100 milhões em propina a Paulo Vieira, o Paulo Preto, durante a gestão de José Serra como governador de São Paulo.Nas primeiras... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: