Islândia. Um Governo de Mulher para Valer.

 

Atualizado, lá embaixo, em 26/02/2009

ANTECIPA ELEIÇÕES E QUER ACABAR COM INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL

O Governo interino da Islandia convocou eleições antecipadas para 25 de abril, anunciou o portavoz da primeira ministra Jóhanna Sigurdardóttir.

A coalizão de centro-esquerda assumiu em 1 de fevereiro após  o gabinete anterior cair por ter levado o país à bancarrota. Islândia foi o primeiro país a quebrar na atual crise econômica.

O presidente do Banco Central, David Oddsson, considerado um dos principais responsáveis pela quebra do sistema financeiro, se negou a se demitir, apesar da petição oficial feita pela primeira ministra e dos protestos intensos dos islandeses desde o início da crise, em otubro de 2008. Coisas do Banco Central “independente”.

Davíð Oddsson, o coisa ruim

Jóhanna quer renovar o Banco Central para receber uma missão do Fundo Monetário Internacional e revisar o acordo de empréstimo acertado com o FMI. O Governo  quer aprovar uma lei para reformar o Banco Central o quanto antes.

Assim, a Islândia pode ser o primeiro país que acabará com a farra neoliberal da independência formal dos Banco Centrais.

Jóhanna Sigurdardóttir

Jóhanna mostra que não veio para brincadeira. 

No Brasil, o que a mídia mais falou foi sobre a orientação sexual de Jóhanne. Ser lésbica, ter dois filhos e ser casada com uma jornalista desde 2002 é  fato público e aceito com naturalidade na Islândia.

Conforme matéria do site ‘Mais Mulheres no Poder‘: “Para os islandeses, a orientação sexual da primeira-ministra não surpreende. Em declaração recente ao jornal O Globo, a feminista Rosemarie Muraro elogiou o fato de Sigurdardottir chegar ao cargo, afirmando que não é à toa que a Islândia está em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. “O desenvolvimento é o único capaz de extinguir o preconceito”. 

24. febrúar, 2009 – 31 ummæli »

Davíð bætti stöðu sína

Orðið á götunni er að Davíð Oddsson hafi frekar styrkt stöðu sína í almenningsálitinu en hitt eftir viðtalið í Kastljósi í kvöld. Hann hafi fært málefnaleg rök fyrir stefnu sinni og vinnubrögðum í bankanum á undanförnum árum. Nú sé það stjórnvalda að svara því hvers vegna ekki var brugðist við eindregnum og ítrekuðum aðvörunarorðum hans.

Não dá para entender islandês?

Bem, são os blogueiros islandeses especulando o que o “coisa ruim” Davíð Oddsson vai fazer no programa de entrevistas da TV Kastljós, nesta noite de 3.a feira de carnaval.

A maioria acha que ele irá se aferrar ao cargo e temem que ele tentará virar o país de cabeça para baixo de vez. 

Uns poucos tem esperança que ele vá renunciar. 

Todos prometem que amanhã contam os detalhes.

The Iceland Weather Report, um sítio da Islândia em inglês

 

Daqui não saio, daqui ninguem me tira

A noite de anteontem na Islândia chegou e na nossa tarde-noite de ontem os blogueiros da Islânida falaram. 

David Oddsson foi à televisão e disse que fica. 45 minutos para dizer que a multidão que o ataca está errada.

sai-coisa-ruim

Ele não tem culpa de nada, sabe o que faz, tem rumo… enfim, uma espécie de senhor feudal temporário. Não está sujeito à democracia, apenas ao credo da independência do banco central.

A entrevista que deixou os islandeses atônitos

 

“Durante a entrevisa, um falante, e por vezes, exaltado Oddsson criticou a primeira ministra Johanna Sigurdardottir por sua insistência para que ele deixe o cargo”.

During the interview, a talkative and, at times, fiery Oddsson criticised Prime Minister Johanna Sigurdardottir for her continued keenness for him to leave his job.

Sobre a questão da sua impopularidade, Oddsson disse que as pesquisas mostrando mais de 90% do público querendo sua renúncia foram forçadas pela “Bauger Press” (um grupo de mídia da Islândia) para fazê-lo parecer perverso.

On the issue of his personal unpopularity, Oddsson said that polls showing over 90 percent of the public wanting him to resign were pushed by the “Baugur Press” to make him look bad.

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? 26/09/2017
    Marcelo Auler Em 10 de julho, o juiz Edilberto Barbosa Clementino, da 5ª Vara Federal de Foz de Iguaçu (PR), contrariando a posição da Polícia Federal […] O post Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • STF julga processos de Aécio e Maluf: qual decidirá antes?
    Esta notícia não está nas manchetes, mas um fato inédito pode acontecer em Brasília nesta terça-feira: o julgamento de um tucano na Lava Jato. Após três meses de adiamentos, está na pauta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal o... Continue lendo
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Ao mostrar recibos, Lula puxa o tapete de Moro e MP 26/09/2017
    Glaucos da Costamarques tem quase 80 anos. Deu pena vê-lo titubear diante da alternativa de mentir ou passar o que lhe resta de vida na cadeia. Optou por mentir dizendo que Lula não pagou aluguel. Essa era a aposta de Moro e da mídia antipetista. Porém, Lula desmontou o processo que o imperador da República de Curitiba conduz contra si ao mostrar recibos que […]
    eduguim
  • Lava-Jato: Verba pública para rever família, encontrar artistas… 26/09/2017
    Marcelo Auler em 20/9/2017 Para atender à força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba nos seus anunciados objetivos de “combater a corrupção” e os gastos indevidos de recursos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) se envolveu em um labirinto burocrático a ponto de pagar diária para procurador regional voltar para a casa da mulher e do filho. […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: