Islândia. Um Governo de Mulher para Valer.

 

Atualizado, lá embaixo, em 26/02/2009

ANTECIPA ELEIÇÕES E QUER ACABAR COM INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL

O Governo interino da Islandia convocou eleições antecipadas para 25 de abril, anunciou o portavoz da primeira ministra Jóhanna Sigurdardóttir.

A coalizão de centro-esquerda assumiu em 1 de fevereiro após  o gabinete anterior cair por ter levado o país à bancarrota. Islândia foi o primeiro país a quebrar na atual crise econômica.

O presidente do Banco Central, David Oddsson, considerado um dos principais responsáveis pela quebra do sistema financeiro, se negou a se demitir, apesar da petição oficial feita pela primeira ministra e dos protestos intensos dos islandeses desde o início da crise, em otubro de 2008. Coisas do Banco Central “independente”.

Davíð Oddsson, o coisa ruim

Jóhanna quer renovar o Banco Central para receber uma missão do Fundo Monetário Internacional e revisar o acordo de empréstimo acertado com o FMI. O Governo  quer aprovar uma lei para reformar o Banco Central o quanto antes.

Assim, a Islândia pode ser o primeiro país que acabará com a farra neoliberal da independência formal dos Banco Centrais.

Jóhanna Sigurdardóttir

Jóhanna mostra que não veio para brincadeira. 

No Brasil, o que a mídia mais falou foi sobre a orientação sexual de Jóhanne. Ser lésbica, ter dois filhos e ser casada com uma jornalista desde 2002 é  fato público e aceito com naturalidade na Islândia.

Conforme matéria do site ‘Mais Mulheres no Poder‘: “Para os islandeses, a orientação sexual da primeira-ministra não surpreende. Em declaração recente ao jornal O Globo, a feminista Rosemarie Muraro elogiou o fato de Sigurdardottir chegar ao cargo, afirmando que não é à toa que a Islândia está em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. “O desenvolvimento é o único capaz de extinguir o preconceito”. 

24. febrúar, 2009 – 31 ummæli »

Davíð bætti stöðu sína

Orðið á götunni er að Davíð Oddsson hafi frekar styrkt stöðu sína í almenningsálitinu en hitt eftir viðtalið í Kastljósi í kvöld. Hann hafi fært málefnaleg rök fyrir stefnu sinni og vinnubrögðum í bankanum á undanförnum árum. Nú sé það stjórnvalda að svara því hvers vegna ekki var brugðist við eindregnum og ítrekuðum aðvörunarorðum hans.

Não dá para entender islandês?

Bem, são os blogueiros islandeses especulando o que o “coisa ruim” Davíð Oddsson vai fazer no programa de entrevistas da TV Kastljós, nesta noite de 3.a feira de carnaval.

A maioria acha que ele irá se aferrar ao cargo e temem que ele tentará virar o país de cabeça para baixo de vez. 

Uns poucos tem esperança que ele vá renunciar. 

Todos prometem que amanhã contam os detalhes.

The Iceland Weather Report, um sítio da Islândia em inglês

 

Daqui não saio, daqui ninguem me tira

A noite de anteontem na Islândia chegou e na nossa tarde-noite de ontem os blogueiros da Islânida falaram. 

David Oddsson foi à televisão e disse que fica. 45 minutos para dizer que a multidão que o ataca está errada.

sai-coisa-ruim

Ele não tem culpa de nada, sabe o que faz, tem rumo… enfim, uma espécie de senhor feudal temporário. Não está sujeito à democracia, apenas ao credo da independência do banco central.

A entrevista que deixou os islandeses atônitos

 

“Durante a entrevisa, um falante, e por vezes, exaltado Oddsson criticou a primeira ministra Johanna Sigurdardottir por sua insistência para que ele deixe o cargo”.

During the interview, a talkative and, at times, fiery Oddsson criticised Prime Minister Johanna Sigurdardottir for her continued keenness for him to leave his job.

Sobre a questão da sua impopularidade, Oddsson disse que as pesquisas mostrando mais de 90% do público querendo sua renúncia foram forçadas pela “Bauger Press” (um grupo de mídia da Islândia) para fazê-lo parecer perverso.

On the issue of his personal unpopularity, Oddsson said that polls showing over 90 percent of the public wanting him to resign were pushed by the “Baugur Press” to make him look bad.

Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • PSDB e Temer saem derrotados no julgamento do STF. Por Joaquim de Carvalho. 28/06/2017
    O PSDB e Michel Temer, aliados na defesa deste governo, foram derrotados esta tarde pelo Supremo Tribunal Federal. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, e Rodrigo Rocha Loures, longa manus do presidente da república, queriam remover o ministro Édson Fachin da relatoria da investigação e do processo que envolvem a […] O post PSDB e T […]
    Joaquim de Carvalho
  • Sob o jugo de Temer a PF definha em praça pública. Por Carlos Fernandes 28/06/2017
    É triste quando trilhamos com tanta avidez um caminho que nos leva inevitavelmente ao crepúsculo do que um dia foi o nosso melhor momento. Dessa maneira deve estar se sentindo hoje a Polícia Federal. Uma das instituições mais valorizadas nos governos de Lula e Dilma, a PF, fortalecida e com a sua independência plenamente garantida, […] O post Sob o jugo de T […]
    Carlos Fernandes
  • A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF 28/06/2017
    Eugênio José Guilherme de Aragão (*) Depois de uma campanha profissional, como manda o figurino Janot na corporação, o vitorioso da eleição interna para a lista […] O post A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Daqui não saio, daqui ninguém me tira! 28/06/2017
    Arnaldo César (*) É admirável o arsenal de truques, mentiras, abusos, caradurismo e irresponsabilidades de toda a ordem que a camarilha de Temer tem utilizado para […] O post Daqui não saio, daqui ninguém me tira! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A felicidade nos olhos da menina que não vê
    Aconteceram tantas coisas importantes nas últimas horas sobre as quais eu poderia comentar (ver link para o Jornal da Record News no final deste texto), mas não me sai da cabeça a imagem da felicidade brilhando nos olhos da menina que não vê.... Continue lendo
  • Temer X Janot e Lula X Moro: é hora do vale-tudo
    Chegou a hora do vale-tudo na guerra aberta entre o Judiciário e a classe política. As defesas de Temer e Lula resolveram partir para o ataque contra seus acusadores Janot e Moro, respectivamente. Rodrigo Janot denunciou Michel Temer por corrupção... Continue lendo
  • Os 8 processos contra Vaccari se baseiam em delações sem provas 29/06/2017
    ATENÇÃO - Na última quarta-feira à noite, em evento que contou com representante da cúpula do PT, o Blog apurou que o partido já acredita que João Vaccari Neto será absolvido totalmente da enxurrada de processos farsescos abertos contra si. Sua absolvição total vai desmascarar o golpe e os golpistas. E pavimentará o caminho da vitória de Lula no ano que vem. […]
    eduguim
  • A tropa de Temer que apareceu de forma “espontânea” em seu pronunciamento 28/06/2017
    Quem são as pessoas que formaram a comitiva de Temer Temer chegou a agradecer no discurso a presença “espontânea” dos parlamentares, mas a participação deles não foi voluntária; veja quem são. Via O Tempo em 28/7/2017 Veja quem faz parte da tropa de Temer 1) Baleia Rossi (PMDB/SP) 2) Goulart (PSD/SP) 3) Lelo Coimbra (PMDB/ES) […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A fortuna de Aécio 29/06/2017
    O senador Aécio Neves não pode reclamar da sorte. Em março, ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista. Sua irmã foi presa por negociar a entrega do dinheiro. Seu primo foi preso por... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delação que envolve arrecadador de campanha de tucanos enfrenta resistência do MPF 29/06/2017
    Doleiro e empresário afirmou que mostraria provas de um repasse de R$ 100 milhões em propina a Paulo Vieira, o Paulo Preto, durante a gestão de José Serra como governador de São Paulo.Nas primeiras... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: