Grampo Telefônico. Estado Policial. Mídia caolha

Grampo Provado e Comprovado.
Departamento Administrativo de Seguridad (DAS)  é o órgão de inteligência, vinculado ao Presidente da República, Álavaro Uribe.

Foi flagrado espionando líderes da oposição, jornalistas e juízes.

das-semana-co

 
A CUT colombiana emitiu protesto, com cópia para a OIT, onde declara:

“La Central Unitaria de Trabajadores de Colombia CUT, siendo una de las organizaciones sociales más victimizadas por paramilitarismo a través de personas como Jorge Noguera Cote, ex director del DAS, en el asesinato y persecución a sindicalistas, denuncia:
Todo lo que se viene organizando para lograr que Jorge Noguera Cote, ex director del DAS, detenido en la cárcel La Picota de Bogotá, quede en libertad bajo un manto de total impunidad.”

Tanto o pré candidato presidencial pelo partido liberal, Rodrigo Pardo, como o presidente do Polo Democrático, Carlos Gaviria, asseguram que o DAS não é uma peça solta no governo e consideram que os grampos telefonicos obedecem a uma ordem de altos escalões do  governo.

A grande imprensa da Colombia minimiza a centralidade das ações do DAS contra a oposição.  Destaca declarações de Uribe de que ele também foi grampeado. E destaca o caráter mafioso do órgão.

uribe

 

A Procuradoria da Colômbia investiga o caso que, de qualquer modo, não deixa bem na fita o presidente Uribe.
Mas, há coisas ainda piores acontecendo na Colômbia. A nossa mídia nem arranha. Misto de incompetência e partidarismo.

Índios Awá. Um povo no meio de um conflito sem quartel.

 

"Somos Gente de la Montaña, hijos de la selva y por ella nos van a sacar muertos"

Mais dois indios Awá foram mortos. Agora pelos para militares de direita.

Antes, em 6 de fevereiro de 2009, oito indíos Awá tinham sido mortos pelas FARCs.

Em comunicado oficial as FARCs dizem que “Esta acción nuestra no fue contra indígenas, fue contra personas que independiente de su raza, religión, etnia, condición social, etc, aceptaron dinero y se pusieron al servicio del ejército en un área que es objeto de un operativo militar”.

São vários os combatentes nessa região de Nariño. O Exército, as Farc, o ELN, os paramilitares das “Autodefensas Campesinas” e os paramilitares “Águilas Negras”, além do grupo “Los Rastrojos”, a serviço do narcotráfico. 

Todos disputam a participação ou a cumplicidade dos índios nos seus movimentos de guerra. Pelo terror.

Segundo o governador de Nariño, Antonio Navarro, esta situação afeta aos indígenas Awá há vários anos. É assim nas várias zonas do Estado, onde vivem 30 mil indígenas deste povo.  

O governo Uribe tenta se aproveitar da situação para intimar os índios a cooperar com o exército. As lideranças indígenas não querem:

O “Tejido de Comunicaciones de la Asociación de Cabildos Indígenas del Cauca (Acín)”  denuncia:

“…denunciamos a los asesinos, sean quienes sean y, en este caso, a las FARC, quienes confirman una terrible verdad: se han convertido en un factor más de terror contra los pueblos. Se suman en estas actuaciones perversas, a los paramilitares, a la fuerza pública y a todos los que a fuerza de violencia someten a los pueblos y comunidades en Colombia. Lo hemos denunciado y hoy lo reiteramos: en últimas, el terror es un medio para alcanzar fines que deben reconocerse”. 

Segundo esta associação indígena os fins são os interesses economicos da região entre los municipios de Tumaco, Barbacoas, Roberto Payán, Samaniego y Ricaurte, onde ocorrem os assassinatos. 

“Somos Gente de la Montaña, hijos de la selva y por ella nos van a sacar muertos”  recordam a declaração de Eder Burgos, Coordenador de Camawari, em Agosto de 2008 numa conferência com entidades de defesa dos direitos humanos e com a “Oficina del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Refugiados”.

minga

Sítio da ACIN

 

Apontam e detalham os interesses do “Agro-negocio y plantaciones; Minería y Recurso Vitales; Infraestructura; Turismo y Otros intereses”.

E convocam um mutirão (minga) internacional:

“Convocamos la Minga Social y Comunitaria. Pongamos a marchar la agenda para resistir el modelo de muerte que viene con el TLC[Tratado de Livre Comércio EUA – Colômbia], con las leyes de despojo, con el terror, con los convenios incumplidos, con la ausencia de un tejido de los pueblos por la libertad. Decidamos en Minga como detener el horror de las FARC, del Estado y de todos los grupos armados en Nariño y en Colombia. Cómo respaldar el pueblo Awá y defender con ellos su territorio y cómo defender la vida y nuestros territorios de esta muerte segura que avanza para que unos pocos sigan acumulando”. 

Clique na foto para ver sequência de fotos sobre a "minga" Awá

 

Saramago e as FARCs

Em entrevista para um jornal colombiano, por conta de ter sido citado por um dos sequestrados liberados pelas FARCs, José Saramago foi contundente.

Para ele, as FARC “não nos oferecem mais do que o poder tem feito sempre, ao longo da história, que é exercer a força contra os mais fracos”, e comparou-os aos exércitos medievais, que faziam uma “política de terra queimada”.

Questionou-se, caso algum dia os rebeldes chegassem ao poder, “manteriam o sequestro e a morte como linha de actuação? Para isso é necessária uma revolução? Não actuam de forma tão criminosa como George W. Bush?”.

“Que diferença existe entre os sequestros de Guantanamo, as guerras preventivas no Iraque, as torturas nas prisões secretas e aquilo que [as FARC] fazem?”, questionou ainda.

Polo Democratico e as FARCs

“…el Polo Democrático Alternativo reitera su condena a estos asesinatos, ocurridos en flagrante violación al Derecho Internacional Humanitario.

- De igual manera, el partido apoya de forma irrestricta las acciones adelantadas por el gobernador del departamento de Nariño, Antonio Navarro Wolf y rechaza las acusaciones que el grupo guerrillero hace a su labor de protección y acompañamiento a las comunidades indígenas de Nariño.

- El Polo Democrático Alternativo reconoce en el pueblo Awá la autonomía para exigir el respeto a su decisión de declararse al margen del conflicto. Por eso, solicita a todos los actores del conflicto el acatamiento a su exigencia de no ser involucrados en la guerra, por ninguna de las partes”.


Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Xadrez da globalização e da financeirização
    Categoria:  Coluna Econômica Luis Nassif Caso 1 - as guerras internas na geopolítica Desde a criação do padrão ouro, sempre houve uma disputa interna, nos países, em torno do modelo. O padrão ouro era essencial para a globalização do sistema financeiro, ao criar uma medida de valor global para os países que aderiam. Por outro lado, impedia os países de prati […]
  • MPF quer aumento de pena para Palocci e Vaccari
    Categoria:  Justiça Jornal GGN – O Ministério Público Federal (MPF) que representa a força-tarefa da Lava Jato, afirmou que vai recorrer da sentença do juiz de primeira instância Sergio Moro anunciada ontem, dia 26. Moro condenou o ex-ministro Antonio Palocci a mais de 12 anos de prisão. Os procuradores já trabalham no recurso a ser enviado ao Tribunal Regio […]
  • O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará 24/06/2017
    Marcelo Auler Neste domingo (25/06), a Avenida Atlântica, em Copacabana (zona Sul do Rio), será palco de mais uma manifestação com a bandeira do “Fora”. Mas, […] O post O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno... Continue lendo
  • São Paulo de Ceni & Leco segue rumo à degola
    Eles conseguiram. Com tantos erros na compra e venda de jogadores, escalações e substituições, a pomposa dupla Ceni & Leco, que transformou o Morumbi em armazém de secos e molhados, está levando o tricampeão mundial para a zona da degola... Continue lendo
  • Sem Lula e o PT, Brasil será governado pela extrema-direita 26/06/2017
    Em 30 junho de 2013, o Blog da Cidadania divulgou análise afirmando que as manifestações por 20 centavos iriam gerar traição de Michel Temer, um golpe parlamentar via impeachment de Dilma Rousseff e uma crise econômica sem precedentes. Agora, o Blog avisa: se a esquerda não se unir em torno de Lula e do PT, o país vai cair na mão da extrema-direita. […]
    admin
  • Luis Nassif: Como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional 27/06/2017
    Luis Nassif, via Jornal GGN em 26/6/2017 A TÍTULO DE INTRODUÇÃO – O QUE ESTAVA EM JOGO Como abordamos em vários postagens, havia um mundo em transformação, a China e os Brics irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A evidência de que a Justiça protege os ricos:Lava Jato estuda como preservar bancos após delação de Palocci 27/06/2017
    Lava Jato estuda como preservar bancos do impacto da delação de Palocci Monica Bergamo Tem mais: O ex-ministro Antonio Palocci foi condenado, nesta segunda-feira (26), a 12 anos, 2 meses e 20 dias... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delatado, desmentido, denunciado 27/06/2017
    Delatado, desmentido, denunciado. Michel Temer levou 40 dias para completar a cadeia dos três Ds. O ciclo se fechou nesta segunda com um fato histórico. Ele se tornou o primeiro presidente brasileiro... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: