Em Defesa de El Salvador

El Salvador é um dos países mais pobres e o mais violento da América Latina.

É um país traumatizado por uma guerra civil atroz, que durou 12 anos, e deixou uma imensa sequela de dor, medo e ressentimento.

O ícone do absurdo desta guerra é o corpo crivado de balas de Monsenhor Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado durante a celebração de uma missa.

Desde os acordos de paz, há 19 anos, governa um mesmo partido, autoritário e oligarca : Arena, que é hoje o último bastião da velha direita nas américas.

Durante a permanência da Arena no poder, emigraram ilegalmente -especialmente para os Estados Unidos e Canadá- quase três de milhões de salvadoreños, escapando da fome e do desemprego. Eles representam um terço de toda a população do país.

Por qualquer ângulo que se mire, El Salvador é hoje um país que sofre. Uma chaga aberta. E o pior : um país que sofre uma terrível manipulação político-psicológica, onde o governo, com o apoio quase absoluto dos meios de comunicação, trabalha ostensivamente uma política de medo e terror.

Ao longo dos anos, o partido governista se tornou especialista em manipular o trauma da guerra e em incutir o medo de um suposto “perigo esquerdista” na população.

Em El Salvador, ficou congelado no tempo o pior dos piores ambientes de propaganda da guerra fria.

Mas apesar de tudo isso, existe, hoje, a possibilidade concreta de que Mauricio Funes, um ex-jornalista de 49 anos, que conta com o apoio das esquerdas e de setores independentes, vença as próximas eleições presidenciais, previstas para 15 de março.

Ele está na frente em todas as pesquisas, porém a Arena, tem usado, nos últimos dias, uma poderosa máquina política, econômica e de comunicação para esmagar a candidatura.

Por isso é fundamental que vozes independentes, de todo o mundo, se unam em favor da candidatura de Mauricio Funes, da FMLN.

Mauricio é a expressão plena de um El Salvador que quer deixar para trás seu lastro de traumas coletivos e pessoais, recuperar a autoestima e pensar que existe outra maneira de ser e viver no mundo.

Ele é a primeira grande liderança da geração pós-guerra. Sua candidatura é um signo de paz em um cenário político onde ainda pontilham comandantes que se enfrentaram nos dois lados na guerra.

E uma forte esperança de mudança, em um país onde o governo e o partido governista ainda abrigam pessoas direta e indiretamente ligadas ao assassinato de Don Romero.

Na verdade, a candidatura de Mauricio Funes encarna mais que um processo político, e sim um processo de renovação emocional e espiritual que vive El Salvador.

Um processo de crer em si mesmo, de respeitar e de se fazer respeitar, de sentir-se digno e protegido, de deixar atrás a sombra escura de suas piores experiências sociais e pessoais.

Em suma, de recuperar a alegria de viver como nação, como sociedade e como pessoas.

Participe deste processo de mudança, paz e esperança de El Salvador, assinando este manifesto de apoio à candidatura de Mauricio Funes e de repúdio aos abusos eleitorais da Arena.

 

(Mais de 50 mil pessoas já assinaram este documento; coloque seu nome e oreencaminhe para o maior número de amigos, com cópia para contato@mauriciofunespresidente.com )

 

Na eleição legislativa realizada agora 2m 2009 a FMLN ultrapassou a ARENA. Em votos:

Em número de população governada:

E em deputados eleitos:

Além de tudo, fica cada vez mais evidente que o Brasil precisa ter um projeto estratégico de união com a América Latina. É a forma mais inteligente de fazer frente a um mundo em alvoroço e em disputa pelos recursos naturais cada vez mais escassos.

Em defesa do Brasil, de El Salvador e da América Latina.

Publicado em Política
Um comentário em “Em Defesa de El Salvador
  1. Ana disse:

    Muito importante que tivibrasil olhe o mundo, sobretudo quando a cobertura da mídia não é capaz de enxergar relevãncia em El Salvador. Especialmente importante é nos informar. TIVIBRASIL vê o Brasil no mundo. parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Um comandante nazista na Volkswagen do Brasil 27/07/2017
    Publicado na DW. Ex-comandante dos campos de extermínio de Treblinka e Sobibór na Polônia, Franz Paul Stangl trabalhou por oito anos na Volkswagen do Brasil, entre 1959 e 1967. Ele foi responsável por montar um setor de monitoramento e vigilância na unidade de São Bernardo do Campo para espionar funcionários durante a ditadura militar, como revelou a Comissã […]
    Diario do Centro do Mundo
  • Reitor é ameaçado de morte por decidir entregar título de doutor honoris causa a Lula 27/07/2017
    O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Jairo José Campos da Costa, denunciou à Polícia Civil que foi ameaçado de morte porque entregará o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, em agosto. Apesar da ameaça, ele mantém a decisão, aprovado pelo Conselho Universitário. Lula é ex-presidente que mais recebeu honrarias depois de deixar […] O p […]
    Diario do Centro do Mundo
  • Após entrevista de Lula, como ser otimista? 22/07/2017
    Marcelo Auler Na entrevista que concedeu ao Blog Ultrajano, na quinta-feira (20/07), Luiz Inácio Lula da Silva deixou sem resposta a grande dúvida que muitos levantam: […] O post Após entrevista de Lula, como ser otimista? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Qual a saída para a crise? Lula saberá? 20/07/2017
    Marcelo Auler Dúvidas e incertezas povoam a cabeça de muitos nestes tempos de golpes e contragolpes..Não apenas simples eleitores, mas também pessoas tarimbadas, que durante as […] O post Qual a saída para a crise? Lula saberá? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lima Barreto nunca foi tão falado e tão atual
    O que é preciso, portanto, é que cada qual respeite a opinião de qualquer, para que desse choque surja o esclarecimento do nosso destino, para própria felicidade da espécie humana (Lima Barreto). *** Está na moda Afonso Henriques de Lima Barreto... Continue lendo
  • Na chegada à Lua, o amor que subiu a serra
    "Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro"  (Mario Quintana no livro "Ora bolas", de Juarez Fonseca, uma pequena antologia de causos engraçados do grande poeta brasileiro). Geralmente, é o autor,... Continue lendo
  • Resposta do PSOL a Lula é um primor de hipocrisia 27/07/2017
    A esquerda precisa se unir, mas se uma simples crítica de Lula ao PSOL provoca a resposta hipócrita e virulenta que o partido e seus expoentes deram, fica difícil. Erundina, por exemplo, vai à Folha acusar Lula de se aliar a Temer e ao PMDB sendo que, em 2004, ela se aliou a ambos como candidata a prefeita pelo PSB. É ou não é hipocrisia? Mas tem mais hipocr […]
    eduguim
  • Nem ponte, nem futuro: O cenário devastador dos investimentos públicos no Brasil 25/07/2017
    Fernando Brito, via Tijolaço em 24/7/2017 Reportagem de Martha Beck, Manoel Ventura e Geralda Doca, em O Globo de hoje [24/7], mostra o cenário devastador dos investimentos públicos no Brasil e, em consequência, a falta de qualquer perspectiva de retomada de um crescimento sustentado da economia, que vai ter, durante um bom tempo, com as […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Olha só onde foi gasto o dinheiro da tal 'conta do Lula' de que falou dono da JBS/Friboi 27/07/2017
    A imagem é um print da Folha.O Joesley, em sua delação, disse que criou uma "conta Lula" no exterior para abastecer o ex-presidente em suas necessidades. Foi a pedido do Lula? Não. Ele comunicou a Lula a existência da conta? Não. Quem usou a conta?A resposta está aí. O próprio Joesley, que botou na "conta do Lula" a compra de seu luxuoso […]
    Antonio Mello
  • Rodrigo Maia gastou, em três meses, mais de R$ 600 mil em voos da FAB 27/07/2017
    Em apenas três meses, foram 30 viagens entre Brasília e o Rio de Janeiro, onde mora; presidente da Câmara foi o campeão de voos no governo Temer Segundo na linha sucessória do país, o presidente da... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • "This Is Not the Time to Sit Back": Protesters Launch Last-Ditch Effort to Save the ACA
    Nationwide protests have slowed down Republican lawmakers' attempts to strip people in the US of their health care, but the fight is far from over, say Anastasia Bacigalupo of California and Lauren Klinkhammer of Arizona, both of whom live with disabilities and risk losing coverage.Demonstrators rally outside of Sen. John McCain's Tucson office on […]
  • What Role Should the Military Play in the Fight for Transgender Rights?
    While President Trump's ban on transgender people from military service has been widely criticized even by fellow Republicans, it has reignited a debate within the LGBT community. Some have questioned whether the discourse on transgender rights should be broadened to include a critique of militarism. "Trump's transphobia is disgusting, like hi […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: