Em Defesa de El Salvador

El Salvador é um dos países mais pobres e o mais violento da América Latina.

É um país traumatizado por uma guerra civil atroz, que durou 12 anos, e deixou uma imensa sequela de dor, medo e ressentimento.

O ícone do absurdo desta guerra é o corpo crivado de balas de Monsenhor Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado durante a celebração de uma missa.

Desde os acordos de paz, há 19 anos, governa um mesmo partido, autoritário e oligarca : Arena, que é hoje o último bastião da velha direita nas américas.

Durante a permanência da Arena no poder, emigraram ilegalmente -especialmente para os Estados Unidos e Canadá- quase três de milhões de salvadoreños, escapando da fome e do desemprego. Eles representam um terço de toda a população do país.

Por qualquer ângulo que se mire, El Salvador é hoje um país que sofre. Uma chaga aberta. E o pior : um país que sofre uma terrível manipulação político-psicológica, onde o governo, com o apoio quase absoluto dos meios de comunicação, trabalha ostensivamente uma política de medo e terror.

Ao longo dos anos, o partido governista se tornou especialista em manipular o trauma da guerra e em incutir o medo de um suposto “perigo esquerdista” na população.

Em El Salvador, ficou congelado no tempo o pior dos piores ambientes de propaganda da guerra fria.

Mas apesar de tudo isso, existe, hoje, a possibilidade concreta de que Mauricio Funes, um ex-jornalista de 49 anos, que conta com o apoio das esquerdas e de setores independentes, vença as próximas eleições presidenciais, previstas para 15 de março.

Ele está na frente em todas as pesquisas, porém a Arena, tem usado, nos últimos dias, uma poderosa máquina política, econômica e de comunicação para esmagar a candidatura.

Por isso é fundamental que vozes independentes, de todo o mundo, se unam em favor da candidatura de Mauricio Funes, da FMLN.

Mauricio é a expressão plena de um El Salvador que quer deixar para trás seu lastro de traumas coletivos e pessoais, recuperar a autoestima e pensar que existe outra maneira de ser e viver no mundo.

Ele é a primeira grande liderança da geração pós-guerra. Sua candidatura é um signo de paz em um cenário político onde ainda pontilham comandantes que se enfrentaram nos dois lados na guerra.

E uma forte esperança de mudança, em um país onde o governo e o partido governista ainda abrigam pessoas direta e indiretamente ligadas ao assassinato de Don Romero.

Na verdade, a candidatura de Mauricio Funes encarna mais que um processo político, e sim um processo de renovação emocional e espiritual que vive El Salvador.

Um processo de crer em si mesmo, de respeitar e de se fazer respeitar, de sentir-se digno e protegido, de deixar atrás a sombra escura de suas piores experiências sociais e pessoais.

Em suma, de recuperar a alegria de viver como nação, como sociedade e como pessoas.

Participe deste processo de mudança, paz e esperança de El Salvador, assinando este manifesto de apoio à candidatura de Mauricio Funes e de repúdio aos abusos eleitorais da Arena.

 

(Mais de 50 mil pessoas já assinaram este documento; coloque seu nome e oreencaminhe para o maior número de amigos, com cópia para contato@mauriciofunespresidente.com )

 

Na eleição legislativa realizada agora 2m 2009 a FMLN ultrapassou a ARENA. Em votos:

Em número de população governada:

E em deputados eleitos:

Além de tudo, fica cada vez mais evidente que o Brasil precisa ter um projeto estratégico de união com a América Latina. É a forma mais inteligente de fazer frente a um mundo em alvoroço e em disputa pelos recursos naturais cada vez mais escassos.

Em defesa do Brasil, de El Salvador e da América Latina.

Publicado em Política
Um comentário em “Em Defesa de El Salvador
  1. Ana disse:

    Muito importante que tivibrasil olhe o mundo, sobretudo quando a cobertura da mídia não é capaz de enxergar relevãncia em El Salvador. Especialmente importante é nos informar. TIVIBRASIL vê o Brasil no mundo. parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A reação do Sul ao “Plano Atlanta” 23/01/2018
    Arnaldo César (*), de Porto Alegre (RS) Durante algum tempo se questionou no Brasil quem eram  os articuladores do golpe que arrancou Dilma Rousseff do poder […]
    Marcelo Auler
  • Por Lula, movimentos populares chegam a POA 22/01/2018
    Marcelo Auler, de Porto Alegre (RS) Pouco depois das 07H00 desta segunda-feira (22/01), 48  horas antes de ter início o julgamento do recurso que a defesa […]
    Arnaldo César
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • New York Times: provas de Moro contra Lula não seriam aceitas nos EUA 23/01/2018
    Artigo no jornal norte-americano diz que provas que Moro usou para condenar Lula não seriam levadas a sério nos Estados Unidos e que esse processo "empurrou a democracia brasileira para o abismo" O post New York Times: provas de Moro contra Lula não seriam aceitas nos EUA apareceu primeiro em Blog da Cidadania.
    eduguim
  • Blog Limpinho & Cheiroso está no Facebook 04/01/2018
    Por um período, o blog Limpinho & Cheiroso estará apenas no Facebook. Ele voltará nessa plataforma no período eleitoral. Para acessá-lo na rede social do Mark Zuckerberg, clique em Facebook para seguir o blog. Há braços de luta.
    bloglimpinhoecheiroso

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: