Em Defesa de El Salvador

El Salvador é um dos países mais pobres e o mais violento da América Latina.

É um país traumatizado por uma guerra civil atroz, que durou 12 anos, e deixou uma imensa sequela de dor, medo e ressentimento.

O ícone do absurdo desta guerra é o corpo crivado de balas de Monsenhor Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado durante a celebração de uma missa.

Desde os acordos de paz, há 19 anos, governa um mesmo partido, autoritário e oligarca : Arena, que é hoje o último bastião da velha direita nas américas.

Durante a permanência da Arena no poder, emigraram ilegalmente -especialmente para os Estados Unidos e Canadá- quase três de milhões de salvadoreños, escapando da fome e do desemprego. Eles representam um terço de toda a população do país.

Por qualquer ângulo que se mire, El Salvador é hoje um país que sofre. Uma chaga aberta. E o pior : um país que sofre uma terrível manipulação político-psicológica, onde o governo, com o apoio quase absoluto dos meios de comunicação, trabalha ostensivamente uma política de medo e terror.

Ao longo dos anos, o partido governista se tornou especialista em manipular o trauma da guerra e em incutir o medo de um suposto “perigo esquerdista” na população.

Em El Salvador, ficou congelado no tempo o pior dos piores ambientes de propaganda da guerra fria.

Mas apesar de tudo isso, existe, hoje, a possibilidade concreta de que Mauricio Funes, um ex-jornalista de 49 anos, que conta com o apoio das esquerdas e de setores independentes, vença as próximas eleições presidenciais, previstas para 15 de março.

Ele está na frente em todas as pesquisas, porém a Arena, tem usado, nos últimos dias, uma poderosa máquina política, econômica e de comunicação para esmagar a candidatura.

Por isso é fundamental que vozes independentes, de todo o mundo, se unam em favor da candidatura de Mauricio Funes, da FMLN.

Mauricio é a expressão plena de um El Salvador que quer deixar para trás seu lastro de traumas coletivos e pessoais, recuperar a autoestima e pensar que existe outra maneira de ser e viver no mundo.

Ele é a primeira grande liderança da geração pós-guerra. Sua candidatura é um signo de paz em um cenário político onde ainda pontilham comandantes que se enfrentaram nos dois lados na guerra.

E uma forte esperança de mudança, em um país onde o governo e o partido governista ainda abrigam pessoas direta e indiretamente ligadas ao assassinato de Don Romero.

Na verdade, a candidatura de Mauricio Funes encarna mais que um processo político, e sim um processo de renovação emocional e espiritual que vive El Salvador.

Um processo de crer em si mesmo, de respeitar e de se fazer respeitar, de sentir-se digno e protegido, de deixar atrás a sombra escura de suas piores experiências sociais e pessoais.

Em suma, de recuperar a alegria de viver como nação, como sociedade e como pessoas.

Participe deste processo de mudança, paz e esperança de El Salvador, assinando este manifesto de apoio à candidatura de Mauricio Funes e de repúdio aos abusos eleitorais da Arena.

 

(Mais de 50 mil pessoas já assinaram este documento; coloque seu nome e oreencaminhe para o maior número de amigos, com cópia para contato@mauriciofunespresidente.com )

 

Na eleição legislativa realizada agora 2m 2009 a FMLN ultrapassou a ARENA. Em votos:

Em número de população governada:

E em deputados eleitos:

Além de tudo, fica cada vez mais evidente que o Brasil precisa ter um projeto estratégico de união com a América Latina. É a forma mais inteligente de fazer frente a um mundo em alvoroço e em disputa pelos recursos naturais cada vez mais escassos.

Em defesa do Brasil, de El Salvador e da América Latina.

Publicado em Política
Um comentário em “Em Defesa de El Salvador
  1. Ana disse:

    Muito importante que tivibrasil olhe o mundo, sobretudo quando a cobertura da mídia não é capaz de enxergar relevãncia em El Salvador. Especialmente importante é nos informar. TIVIBRASIL vê o Brasil no mundo. parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  • Seis meses de reforma trabalhista: um balanço
    Categoria:  Trabalho A reforma tem impactado setores marcados por baixos salários e alta rotatividade. Desde o início, críticos da reforma indicaram seu alto potencial de aumentar a desigualdade Foto: EBC Do Brasil Debate Por Barbara Vallejos Vazquez, Euzebio Jorge Silveira de Sousa e Ana Luíza Matos de Oliveira A reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) acaba […]
  • Sem provas contra PT na Transpetro, Moro condena três investigados
    Categoria:  Justiça A prisão do investigado José Antônio de Jesus - Foto: Giuliano Gomes/PR Press    Jornal GGN - Após não achar provas de envolvimento do PT no pagamento de propina de contratos da NM Engenharia com a Transpetro, o juiz Sérgio Moro acabou fechando a investigação e condenou três investigados da 47ª fase da Operação Lava Jato.   O empresário A […]
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Dez fatos que justificam a CPI da delação, que a velha imprensa quer abortar 25/06/2018
    Joaquim de Carvalho, via DCM em 23/6/2018 A pressão da velha imprensa para que a Câmara dos Deputados não instale a CPI da Delação abre um novo capítulo na história de fracasso do jornalismo brasileiro: agora, os jornais e TVs brigam com a notícia e agem para que fatos obscuros não sejam esclarecidos – ela […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Prisão de Lula é inconstitucional, afirma ministro Marco Aurélio Mello à TV portuguesa RTP 23/06/2018
    Este Blog é mantido exclusivamente por seus assinantes. Assine você também. Apenas R$10 Você pode cancelar a assinatura a qualquer momentoClique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsAppVocê vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos Assine a newsletter do Blog do Mello […]
    Antonio Mello
  • Até a Folha já questiona atuação do Moro 25/06/2018
    Em audiência na semana passada, o juiz Sergio Moro ficou contrariado quando um homem afirmou ter sido intimidado por procuradores da Lava Jato há dois anos. “Essas perguntas, dando voltas, não... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Cannot load blog information at this time.

%d blogueiros gostam disto: