Em Defesa de El Salvador

El Salvador é um dos países mais pobres e o mais violento da América Latina.

É um país traumatizado por uma guerra civil atroz, que durou 12 anos, e deixou uma imensa sequela de dor, medo e ressentimento.

O ícone do absurdo desta guerra é o corpo crivado de balas de Monsenhor Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado durante a celebração de uma missa.

Desde os acordos de paz, há 19 anos, governa um mesmo partido, autoritário e oligarca : Arena, que é hoje o último bastião da velha direita nas américas.

Durante a permanência da Arena no poder, emigraram ilegalmente -especialmente para os Estados Unidos e Canadá- quase três de milhões de salvadoreños, escapando da fome e do desemprego. Eles representam um terço de toda a população do país.

Por qualquer ângulo que se mire, El Salvador é hoje um país que sofre. Uma chaga aberta. E o pior : um país que sofre uma terrível manipulação político-psicológica, onde o governo, com o apoio quase absoluto dos meios de comunicação, trabalha ostensivamente uma política de medo e terror.

Ao longo dos anos, o partido governista se tornou especialista em manipular o trauma da guerra e em incutir o medo de um suposto “perigo esquerdista” na população.

Em El Salvador, ficou congelado no tempo o pior dos piores ambientes de propaganda da guerra fria.

Mas apesar de tudo isso, existe, hoje, a possibilidade concreta de que Mauricio Funes, um ex-jornalista de 49 anos, que conta com o apoio das esquerdas e de setores independentes, vença as próximas eleições presidenciais, previstas para 15 de março.

Ele está na frente em todas as pesquisas, porém a Arena, tem usado, nos últimos dias, uma poderosa máquina política, econômica e de comunicação para esmagar a candidatura.

Por isso é fundamental que vozes independentes, de todo o mundo, se unam em favor da candidatura de Mauricio Funes, da FMLN.

Mauricio é a expressão plena de um El Salvador que quer deixar para trás seu lastro de traumas coletivos e pessoais, recuperar a autoestima e pensar que existe outra maneira de ser e viver no mundo.

Ele é a primeira grande liderança da geração pós-guerra. Sua candidatura é um signo de paz em um cenário político onde ainda pontilham comandantes que se enfrentaram nos dois lados na guerra.

E uma forte esperança de mudança, em um país onde o governo e o partido governista ainda abrigam pessoas direta e indiretamente ligadas ao assassinato de Don Romero.

Na verdade, a candidatura de Mauricio Funes encarna mais que um processo político, e sim um processo de renovação emocional e espiritual que vive El Salvador.

Um processo de crer em si mesmo, de respeitar e de se fazer respeitar, de sentir-se digno e protegido, de deixar atrás a sombra escura de suas piores experiências sociais e pessoais.

Em suma, de recuperar a alegria de viver como nação, como sociedade e como pessoas.

Participe deste processo de mudança, paz e esperança de El Salvador, assinando este manifesto de apoio à candidatura de Mauricio Funes e de repúdio aos abusos eleitorais da Arena.

 

(Mais de 50 mil pessoas já assinaram este documento; coloque seu nome e oreencaminhe para o maior número de amigos, com cópia para contato@mauriciofunespresidente.com )

 

Na eleição legislativa realizada agora 2m 2009 a FMLN ultrapassou a ARENA. Em votos:

Em número de população governada:

E em deputados eleitos:

Além de tudo, fica cada vez mais evidente que o Brasil precisa ter um projeto estratégico de união com a América Latina. É a forma mais inteligente de fazer frente a um mundo em alvoroço e em disputa pelos recursos naturais cada vez mais escassos.

Em defesa do Brasil, de El Salvador e da América Latina.

Publicado em Política
Um comentário em “Em Defesa de El Salvador
  1. Ana disse:

    Muito importante que tivibrasil olhe o mundo, sobretudo quando a cobertura da mídia não é capaz de enxergar relevãncia em El Salvador. Especialmente importante é nos informar. TIVIBRASIL vê o Brasil no mundo. parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • Assista Eduardo Guimarães falando ao vivo sobre 2018 22/10/2017
    Eduardo Guimarães fala ao vivo neste domingo 22 de outubro desde as 20:30 horas até as 21:00 horas. O post Assista Eduardo Guimarães falando ao vivo sobre 2018 apareceu primeiro em Blog da Cidadania.
    eduguim
  • Para sustentar tese, novamente MPF quebra sigilo telefônico de escritório que defende Lula 21/10/2017
    Pedro Canário, via Conjur em 20/10/2017 Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal pediu e conseguiu nova quebra de sigilo de comunicações entre advogado e cliente envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A 13ª Vara Federal de Curitiba autorizou a quebra de sigilo telefônico de Glaucos da Costamarques para levantar as ligações […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Unreality Distilled: The United States of Trump
    President Donald Trump speaks with Governor Ricardo Rossello of Puerto Rico during a meeting in the Oval Office of the White House in Washington, DC on Thursday, October 19, 2017. (Photo: Jabin Botsford / The Washington Post via Getty Images) Sometimes I talk to the president of the United States in my head. It always starts the same way: Dude, let me get th […]
  • George Monbiot: We Need a New Political Story of Empathy and Sharing to Replace Neoliberalism
    Neoliberalism is just a self-serving racket antithetical to human nature, says George Monbiot, author of Out of the Wreckage. But those of us who want a generous and inclusive society need to come up with new and compelling stories to seed the politics we desire and counter the stories neoliberals have been feeding us.The idea that human nature is inherently […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: