Em Defesa de El Salvador

El Salvador é um dos países mais pobres e o mais violento da América Latina.

É um país traumatizado por uma guerra civil atroz, que durou 12 anos, e deixou uma imensa sequela de dor, medo e ressentimento.

O ícone do absurdo desta guerra é o corpo crivado de balas de Monsenhor Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado durante a celebração de uma missa.

Desde os acordos de paz, há 19 anos, governa um mesmo partido, autoritário e oligarca : Arena, que é hoje o último bastião da velha direita nas américas.

Durante a permanência da Arena no poder, emigraram ilegalmente -especialmente para os Estados Unidos e Canadá- quase três de milhões de salvadoreños, escapando da fome e do desemprego. Eles representam um terço de toda a população do país.

Por qualquer ângulo que se mire, El Salvador é hoje um país que sofre. Uma chaga aberta. E o pior : um país que sofre uma terrível manipulação político-psicológica, onde o governo, com o apoio quase absoluto dos meios de comunicação, trabalha ostensivamente uma política de medo e terror.

Ao longo dos anos, o partido governista se tornou especialista em manipular o trauma da guerra e em incutir o medo de um suposto “perigo esquerdista” na população.

Em El Salvador, ficou congelado no tempo o pior dos piores ambientes de propaganda da guerra fria.

Mas apesar de tudo isso, existe, hoje, a possibilidade concreta de que Mauricio Funes, um ex-jornalista de 49 anos, que conta com o apoio das esquerdas e de setores independentes, vença as próximas eleições presidenciais, previstas para 15 de março.

Ele está na frente em todas as pesquisas, porém a Arena, tem usado, nos últimos dias, uma poderosa máquina política, econômica e de comunicação para esmagar a candidatura.

Por isso é fundamental que vozes independentes, de todo o mundo, se unam em favor da candidatura de Mauricio Funes, da FMLN.

Mauricio é a expressão plena de um El Salvador que quer deixar para trás seu lastro de traumas coletivos e pessoais, recuperar a autoestima e pensar que existe outra maneira de ser e viver no mundo.

Ele é a primeira grande liderança da geração pós-guerra. Sua candidatura é um signo de paz em um cenário político onde ainda pontilham comandantes que se enfrentaram nos dois lados na guerra.

E uma forte esperança de mudança, em um país onde o governo e o partido governista ainda abrigam pessoas direta e indiretamente ligadas ao assassinato de Don Romero.

Na verdade, a candidatura de Mauricio Funes encarna mais que um processo político, e sim um processo de renovação emocional e espiritual que vive El Salvador.

Um processo de crer em si mesmo, de respeitar e de se fazer respeitar, de sentir-se digno e protegido, de deixar atrás a sombra escura de suas piores experiências sociais e pessoais.

Em suma, de recuperar a alegria de viver como nação, como sociedade e como pessoas.

Participe deste processo de mudança, paz e esperança de El Salvador, assinando este manifesto de apoio à candidatura de Mauricio Funes e de repúdio aos abusos eleitorais da Arena.

 

(Mais de 50 mil pessoas já assinaram este documento; coloque seu nome e oreencaminhe para o maior número de amigos, com cópia para contato@mauriciofunespresidente.com )

 

Na eleição legislativa realizada agora 2m 2009 a FMLN ultrapassou a ARENA. Em votos:

Em número de população governada:

E em deputados eleitos:

Além de tudo, fica cada vez mais evidente que o Brasil precisa ter um projeto estratégico de união com a América Latina. É a forma mais inteligente de fazer frente a um mundo em alvoroço e em disputa pelos recursos naturais cada vez mais escassos.

Em defesa do Brasil, de El Salvador e da América Latina.

Publicado em Política
Um comentário em “Em Defesa de El Salvador
  1. Ana disse:

    Muito importante que tivibrasil olhe o mundo, sobretudo quando a cobertura da mídia não é capaz de enxergar relevãncia em El Salvador. Especialmente importante é nos informar. TIVIBRASIL vê o Brasil no mundo. parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Greg News: Brasil é campeão mundial de homicídios
    Categoria:  Segurança Pública Enviado por Marcelo Soares Souza leia mais
  • Telexfree é denunciada por lavagem de dinheiro
    Categoria:  Justiça Luis Nassif   Quando o GGN denunciou o golpe da Telexfree, tentamos de todas as maneiras que o então Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, agisse. Afinal, era mais de um milhão de vítimas do golpe. Cardozo refugou de todas as maneiras. Alegava que era 171, estelionato e, portanto, crimes de alçada estadual.   Argumentamos por posts e […]
  • Black-blocs: um desafio à democracia e ao jornalismo 26/05/2017
    Marcelo Auler O que realmente existe atrás das máscaras dos, aparentemente jovens – ou mesmo “moleques” -, como preferem alguns, que mais do que marcar presença […] O post Black-blocs: um desafio à democracia e ao jornalismo apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • TSE pode provocar Diretas Já! 26/05/2017
    Marcelo Auler Uma mudança no Código Eleitoral realizada em 2015, na gestão de Eduardo Cunha na presidência da Câmara, poderá transformar a Ação de Investigação Judicial […] O post TSE pode provocar Diretas Já! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Temer balança: quem se habilita a ficar no lugar?
    Aos leitores: o blog vai fazer uma parada técnica e volta na semana do julgamento no TSE.  *** Ao mesmo tempo em que Michel Temer se segura como pode na cadeira presidencial, a cada dia mais isolado e enfraquecido, para não perder o foro... Continue lendo
  • JRN completa seis anos de jornalismo independente
    25 de maio de 2017. Com Brasília pegando fogo, o Exército nas ruas, o Congresso conflagrado e o governo encurralado, hoje não é certamente um bom dia para comemoração. Mas não dá para deixar de registrar que nesta quinta-feira o Jornal da... Continue lendo
  • Leniência com Aécio, Temer e mulher de Cunha favorece Lula 26/05/2017
    Prender Lula enquanto Aécio, Temer e Claudia Cruz andam livres por aí, obstruindo a Justiça e zombando da lei? Não vai rolar. Até para condenar Lula Moro vai ter que arrumar alguma prova muito convincente. Uma coisa é certa: se tentarem condenar Lula com base no que têm contra ele, este país vai vir abaixo. Principalmente após aliviarem tanto com crimes comp […]
    eduguim
  • Fala quem manda: Da cadeia, Eduardo Cunha diz que Temer não renunciará 26/05/2017
    Golpe dentro do golpe: PMDB × PSDB. Via Painel da Folha em 25/5/2017 Quem pisca: O clima entre o PMDB e o PSDB no Congresso é de desconfiança. Peemedebistas acusam os tucanos de estarem conspirando. O PSDB, por sua vez, não esconde a avaliação de que Temer perdeu as condições de controlar a crise. Giro […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Fascists Seek Personal Growth and Forgiveness in Two Films
    Two new documentaries screened at this year's Copenhagen International Documentary Film Festival each profile a right-wing European militant coming to terms with his past. The thorny question raised by both The Unforgiven and Keep Quiet is a complex one: Is anything owed to history's most despicable actors, especially forgiveness?(Screen grab: CAT […]
  • Beyond Reactive Politics: Working Toward the Wholesale Reorganization of Society
    We've taken as fact that the nation started in slavery and genocide and can't be redeemed but the country has always carred a revolutionary promise that has yet to be fulfilled, says activist and Ayni Institute trainer James Hayes. Movements, such as AllOfUs and Yes We Can in Ohio, are taking on the challenge of winning power for a multiracial anti […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: