Reajuste pequeno demais

Publicado em 3/12/2008, atualizado em 12/2/2009

O movimento progressista, de esquerda, democrático e republicano, precisa defender ações imediatas e explicá-las e lutar pela sua efetivação. Exemplos:

1)Diminuir a taxa de juros pagas pelo governo para rolar a dívida pública.

O momento psicológico pró-recessivo deve impedir a especulação inflacionária, fantasma que rondava toda tentativa de diminuir os juros da dívida.

2)Aumentar a despesa com a previdência social; os aposentados de baixa renda não tem a propensão para “entesourar” o estímulo, ao contrário dos detentores de títulos da dívida do governo.

velhos no novo (25 de abril, Portugal)

velhos no novo (25 de abril, Portugal)

Não faço demagogia previdenciária. É raro encontrar no mesmo texto duas afirmações verdadeiras: 1) O orçamento da Seguridade  Social é superavitário; 2) O orçamento da previdência social é deficitário.  Isto importa para uma discussão séria sobre reforma da previdência. Não é o caso deste post.

Aqui defendo apenas a recomposição inteligente, porque justa e porque funcional, de parte das perdas dos aposentados. Por exemplo, quem tem mais de 80 anos levou uma trolha maior pela perda do poder aquisitivo do salário mínimo nos anos 80 e 90.  Quando contribuiu, contribuiu sobre um salário mínimo maior. E muitos entre eles contribuíram com base em 20 salários mínimos. Digamos que esta faixa etária mereceria recomposição de 80% das perdas. Entre 70 e 80 anos, recomposição de 70%. Entre 60 e 70 anos, recomposição de 60%. 

Os números estão certos? Não sei…os técnicos poderiam calcular. O ponto é recompor o poder aquisitivo de uma parcela da população que precisa, que merece e que é propensa a gastar para satisfazer necessidades básicas.

O governo e o congresso previram no orçamento de 2009 um reajuste de 6,22% para os que recebem acima do salário mínimo. A notícia de que o reajuste será de apenas 5,92% é uma péssima notícia.

Oportunidade perdida de fazer um pouco de justiça e de mostrar a firme decisão de estimular o mercado interno.

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? 26/09/2017
    Marcelo Auler Em 10 de julho, o juiz Edilberto Barbosa Clementino, da 5ª Vara Federal de Foz de Iguaçu (PR), contrariando a posição da Polícia Federal […] O post Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • STF julga processos de Aécio e Maluf: qual decidirá antes?
    Esta notícia não está nas manchetes, mas um fato inédito pode acontecer em Brasília nesta terça-feira: o julgamento de um tucano na Lava Jato. Após três meses de adiamentos, está na pauta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal o... Continue lendo
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Ao mostrar recibos, Lula puxa o tapete de Moro e MP 26/09/2017
    Glaucos da Costamarques tem quase 80 anos. Deu pena vê-lo titubear diante da alternativa de mentir ou passar o que lhe resta de vida na cadeia. Optou por mentir dizendo que Lula não pagou aluguel. Essa era a aposta de Moro e da mídia antipetista. Porém, Lula desmontou o processo que o imperador da República de Curitiba conduz contra si ao mostrar recibos que […]
    eduguim
  • Lava-Jato: Verba pública para rever família, encontrar artistas… 26/09/2017
    Marcelo Auler em 20/9/2017 Para atender à força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba nos seus anunciados objetivos de “combater a corrupção” e os gastos indevidos de recursos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) se envolveu em um labirinto burocrático a ponto de pagar diária para procurador regional voltar para a casa da mulher e do filho. […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: