Bolsa Família na Paraíba

TiVi Brasil está sem caixa. Pena. Pagaríamos R$1.000,00 por um vídeo entrevista com a jornalista Aline Lins que escreveu a matéria de capa do Jornal da Paraíba, pertencente a família associada da rede globo, claro.

jp

Clique para ler a matéria

Perguntas obrigatórias (outras ficariam a cargo da argúcia da nossa(o) contratada(0)):

1)Como você teve a idéia e preparou-se para a reportagem de capa do jornal de domingo?

2)A decisão sobre a manchete foi sua ou do seu chefe?

3)A manchete da sua matéria é apoiada apenas por uma declaração da beneficiária sobre “outros que se acomodam”, você tentou checar esta afirmação com estatísticas?

4)Você solicitou dados estatísticos ao gestor do bolsa família na Paraíba?

5)Você solicitou dados estatísticos ao Ministério do Desenvolvimento Social?

6) A senhora que você entrevistou disse que quer juntar dinheiro para ter o próprio negócio, barraquinha de comida. Você não acha isso contraditório com a manchete da reportagem?

7)Você escutou outros beneficiários?

8)Você se preocupou em saber se alguém na Paraíba escapou de trabalho escravo por conta do bolsa famíla?

9) O veterano jornalista com passagem na TV Globo, Luis Carlos Azenha, considera que a falta de pessoas nas redações oriundas das classes populares facilitou o trabalho de cooptação dos donos das empresas de comunicação para sua ideologia, você tem alguma reflexão sobre isto?

10)O ideólogo da Rede Globo, Ali Kamel, não gosta quando os beneficiários do bolsa família usam dinheiro para outra coisa que não comida. A senhora que você entrevistou diz que gastará parte do dinheiro com material escolar. A sua reportagem não a critica por isto. Foi falta de espaço? Foi decisão editorial? Qual a sua opinião?

 

Provavelmente a Aline é formada em algum curso de jornalismo. Perguntar qual poderia parecer ofensivo. Mas fica a sugestão para os estudantes de jornalismo de onde ela veio: qual a sua opinião sobre a matéria, do ponto de vista técnico?

Agora, fora do ponto de vista técnico do jornalismo, remetemos nossa opinião para as matérias:

Bolsa Família na Alemanha e

Pimenta nos olhos dos Pobres.

Publicado em Renda de Cidadania
2 comentários em “Bolsa Família na Paraíba
  1. Clóvis Zimmermann disse:

    O pior de tudo é que as matérias jornalísticas pecam na questão metedológica. Entrevistam 5 feneficiários e logo deduzem que o Bolsa Família de um estado causa acomodação e dependência. Esse tipo de estudo não tem NENHUM rigor metodológico, não serve para fazer afirmação gerais sobre o programa e merecem reprovação. Se algum estudante fizer um estudo assim, será reprovado na Faculdade por falta de rigor metodológico. A grande maioria, como o caso da matéria de Aline Lins não tem VALIDADE. Esses estudo devem ser REPROVADOS. Uma pena que fazem a cabeça de tanta gente..
    Abraços

  2. Ana disse:

    São mais de 11 milhões de famílias e lá na valente Paraíba a jornalista afirma que o programa Bolsa-Familía causa dependencia. Até parece propaganda contra cigarros e outros. A manchete devia ser: Bolsa-Família faz mal a saúde. Causa dependencia. É uma vergonha a matéria, pois é uma avaliação moral. os pobres deixariam de trabalhar para viver da bolsa. Até parece que são rentista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus 22/09/2017
    Marcelo Auler Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do […] O post Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Dorival erra feio nas substituições e estraga festa no Morumbi
    Tinha tudo para ser uma grande festa Tricolor no Morumbi lotado por mais um público recorde na manhã deste domingo. Até a metade do segundo tempo, o São Paulo vinha fazendo sua melhor partida sob o comando de Dorival Júnior, dominava completamente... Continue lendo
  • Brasil começa a crer que sofreu golpe de Estado 25/09/2017
    Foi quase de enlouquecer ter visto o povo brasileiro apoiando a derrubada de um governo que era a única coisa que defendia esse mesmo povo da sanha saqueadora dos tucanos e dos peemedebês. Os brasileiros conscientes sofremos essa tortura. Pela pátria. Mas começamos a ser redimidos. Já não era sem tempo...
    eduguim
  • Desigualdade, desemprego e violência: Assim é o país do ajuste fiscal de Meirelles 25/09/2017
    Programa de reformas do ministro da Fazenda é voltado a 0,2% da população, agrava disparidades sociais e econômicas e pretende promover um retorno ao período anterior a 1930. Samuel Pinheiro Guimarães, via RBA em 17/9/2017 1) O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda; ex-presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Membro do MBL que pintou muro de Doria ganha boquinha na prefeitura 25/09/2017
    João Doria (PSDB) contratou um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) que ajudou a apagar uma pichação feita por manifestantes na casa do prefeito, nos Jardins (zona oeste de SP). O gesto mostra... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ipsos: cai desaprovação a Lula e sobe rejeição a Moro e Bolsonaro 25/09/2017
    O ex-presidente Lula teve seu índice de desaprovação reduzido e sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: