Riscos e Incertezas

Pochmann: país precisa de pacto contra crise
Entrevista a Diego Salmen. Clique aqui.

Saia justa para a política de juros altos do Banco Central e para os spreads bancários.

É o spread ou é o passado?

O COPOM tem acesso a dados sobre o andamento da economia. A ata da reunião dos dias 20 e 21 de janeiro, assinala:

“Há sinais de que, depois de um longo período de expansão, a demanda doméstica teria passado a exercer influência contracionista sobre a atividade econômica, a despeito da persistência de fatores de estímulo, como o crescimento da renda”.

A assimetria entre a ousadia do Banco Central em aumentar as taxas de juros ao primeiro sinal de aumento inflacionário, mesmo que por motivos sazonais, e o conservadorismo em diminuí-la face aos sinais contracionistas é muito grande.

Havia uma grande curiosidade sobre a reação dos analistas da mídia corporativa. Nota-se uma grande cautela.

Miriam Leitão, por exemplo, escreveu, sob o título Número pior do que o esperado mas é passado, um texto que não bate no governo, não fala dos spreads bancários nem dos juros altos.

Mas, há quem fale:

It’s the spread, stupid!

MARCOS CINTRA


Se a intenção for utilizar os juros como instrumento de defesa contra a crise mundial, é indispensável enfrentar o cartel bancário          


Macos Cintra conclui seu artigo assim:
‘…uma forma de enfrentar o oligopólio bancário seria o governo usar a CEF, o Banco do Brasil e outras instituições financeiras públicas como referências para criar um ambiente mais competitivo nesse mercado.
Um adágio inglês diz que “coragem exige olhos atentos e armas eficazes”.
Os fatos estão ficando a cada dia mais visíveis, e os bancos públicos podem ser poderosos instrumentos para ampliar a concorrência e reduzir os custos do crédito’.

Nós aqui também temos alertado:
Não adianta os bancos públicos diminuirem os spreads bancários a conta gotas e na surdina. Tem que ousar e tem que fazer barulho.

Um trilhão de dólares é mais que o prejú do Subprime

A indústria de seguros nos EUA possui cerca de US$ 1 trilhão investidos em débitos corporativos. Ou seja, dinheiro emprestado a corporações com vistas a ter um retorno financeiro para cubrir seus custos operacionais, lucros e pagamentos aos segurados.

Talvez seja a próxima peça do castelo de cartas a ruir: Feb. 3 (Bloomberg) — Corporate debt defaults may cost U.S. life insurers “substantially” more than losses on securities linked to subprime, Alt-A and commercial mortgages, said Eric Berg, an analyst at Barclays Plc.

Explosão de soberba

Cláudio Lembo adverte que “Paira um espectro sobre a Europa. Não é o espectro do comunismo.[…]estende-se a onda do ateísmo”.

Volta e meia essa é a explicação que nos oferecem para o desassossego da civilização.

Cláudio Lembo diz: “Pode-se adiantar que a militância dos não-crentes não terá êxito entre os brasileiros”.

Sua preocupação é que “a divindade, por aqui, tem um traço panteísta”.

A se crer na mídia ocidental, Lembo contará com a ajuda iraniana. O presidente iraniano teria dito que o satélite foi lançado para “espalhar monoteísmo, paz e justiça”. Fontes iranianas consultadas não confirmam tal declaração.

Disparado do Irã

Irã é o nono país a colocar em órbita um satélite construído por conta própria.

França, Alemanha, Inglaterra e EUA reclamaram que tal feito causa grande preocupação.

Irã é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear. É constantemente fiscalizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (ao contrário de Israel).

Irã provou ser capaz de um grande desenvolvimento tecnológico mesmo enfrentando uma série de sanções há 30 anos.

Isto também deve causar preocupação.

Disparado na fronteira Afganistão-Paquistão

A rota de abastecimento das forças ocidentais no Afganistão foi atingida pela explosão desta ponte.

Ameaçado no Quirguistão

Esta é uma das 761 bases militares dos EUA no estrangeiro.

Ela é muito importante para as ações militares no Afeganistâo. Os russos avançaram no leilão com a ex-república. 6.a feira haverá decisão.

Lítio na Bolívia. Riqueza invejável.

As reservas de lítio na Bolívia representam pouco mais de 50% das reservas mundiais. 

O interesse sobre este assunto cresce na medida em que o lítio, além dos usos atuais, pode vir a ser componente fundamental dos carros híbridos em estudo.

A matéria do New York Times de ontem já foi repercutida em algumas míidas (há uma tradução aqui)

O que chama a atenção é a cegueira da oposição brasileira e das nossas elites de direita que querem ficar de costas para a América Latina. Os discursos de congressistas  brasileiros de desprezo aos bolivianos são peças lamentáveis.

Falta visão estratégica a esta gente. O Brasil, se quiser sair da situação de pobreza e ter uma ação mais importante no mundo, precisa da integração sul americana.

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus 22/09/2017
    Marcelo Auler Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do […] O post Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Dorival erra feio nas substituições e estraga festa no Morumbi
    Tinha tudo para ser uma grande festa Tricolor no Morumbi lotado por mais um público recorde na manhã deste domingo. Até a metade do segundo tempo, o São Paulo vinha fazendo sua melhor partida sob o comando de Dorival Júnior, dominava completamente... Continue lendo
  • Brasil começa a crer que sofreu golpe de Estado 25/09/2017
    Foi quase de enlouquecer ter visto o povo brasileiro apoiando a derrubada de um governo que era a única coisa que defendia esse mesmo povo da sanha saqueadora dos tucanos e dos peemedebês. Os brasileiros conscientes sofremos essa tortura. Pela pátria. Mas começamos a ser redimidos. Já não era sem tempo...
    eduguim
  • Desigualdade, desemprego e violência: Assim é o país do ajuste fiscal de Meirelles 25/09/2017
    Programa de reformas do ministro da Fazenda é voltado a 0,2% da população, agrava disparidades sociais e econômicas e pretende promover um retorno ao período anterior a 1930. Samuel Pinheiro Guimarães, via RBA em 17/9/2017 1) O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda; ex-presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Membro do MBL que pintou muro de Doria ganha boquinha na prefeitura 25/09/2017
    João Doria (PSDB) contratou um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) que ajudou a apagar uma pichação feita por manifestantes na casa do prefeito, nos Jardins (zona oeste de SP). O gesto mostra... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ipsos: cai desaprovação a Lula e sobe rejeição a Moro e Bolsonaro 25/09/2017
    O ex-presidente Lula teve seu índice de desaprovação reduzido e sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: