Conversa sobre Israel e Palestina

Turismo fascista
um-pouco-fascista

Clique e assista ao vídeo (50 segundos)

Resistência antifascista
recusei

Noam Livneh, que fala neste trecho do vídeo, foi preso em 20 de janeiro. Matéria em http://www.ynet.co.il/english/articles/0,7340,L-3658996,00.html

 


Nós e a Palestina

Cora Ronai comparou a relação de Israel x Palestinos com a experiência da classe média x comunidades carentes. Despertou em alguns dos seus milhares de leitores o desejo de que a solução de Israel seja aqui aplicada.

A doutrina Bush não resultou apenas numa cena de terra arrasada, criou seguidores onde menos podíamos esperar.

Bombardeados por uma máquina de propaganda sobre eficácia, eficiência e efetividade da política dura e crua, do olho por olho (500 deles para um nosso) dente por dente (1000 deles para cada um nosso), antigos companheiros se dobraram e hoje aplaudem as invasões militares das favelas do Rio de Janeiro.

Desconfio que se essa classe média for informada sobre o que Israel faz com as casas das famílias dos terroristas o entusiasmo será amplo, geral e irrestrito.

 


Deputado Trabalhista Britânico (Judeu e Sionista): “Carnificina de Gaza Restaura Holocausto”

‘Gaza carnage recap on Holocaust’

Sir Gerald Bernard Kaufman, além de deputado, já  foi ministro de governo. Sua avó foi morta pelos nazistas. 

Trechos do discurso:

“A Ministra do Exterior, Tzipi Livni afirma que seu governo não negociará com Hamas, porque eles são terroristas. O pai de Tzipi Livni foi Eitan Livni, chefe de operações do terrorista Irgun Zvai Leumi, que organizou a explosão do hotel King David em Jerusalem, no qual 91 vítimas foram assassinadas, inclusive quatro Judeus”. 

“Minha avó não morreu para acobertar o assassinato de avós palestinas em Gaza por soldados de Israel.”

Sobre a afirmação de que boa parte dos mortos em Gaza eram militantes:

“Esta é a resposta de um Nazista. Eu suponho que os Judeus que lutaram por suas vidas no Gueto de Varsóvia poderiam ter sido descartados como militantes”. 

Ainda não se tem notícia de nenhuma carta de personalidades do PT contra Sir Gerald Bernard Kaufman

Manifestantes Judeus e Árabes de Israel querem o fim do cerco, não apenas para ajuda humanitária.

 


 As feridas do Fósforo Branco num garoto de 17 anos

ferida-fosforo

Prisão de Tzipi Livni solicitada à corte Belga: Crimes de Guerra(13h00)

A chegada da Ministra do Exterior de Israel, Tzipi Livni, a Bruxelas foi marcada pelo pedido de prisão encaminhado por advogados europeus que representam cidadãos da Europa com parentes mortos em Gaza. Matéria do Haaretz, de Israel.    

 

Manifestantes na Bégica, sede da Uniâo Européia

Manifestantes na Bégica, sede da Uniâo Européia

Demolição como Punição Coletiva em Jerusalem

Clique para ver matéria no site B´Tselem

De 1967 a 2005, Israel implementou a política de demolir e lacrar casas na Cisjordânia e na Faixa de Haza para punir parentes de Palestinos acusados de ferir israelenses.

Na última 2.a feira, 19 Janeiro 2009, o exército israelense lacrou dois andares da residência da família de  ‘Alaa Abu Dahim, que realizou ataque terrorista em  6 Março 2008. A casa está localizada na periferia de Jerusalém Oriental.

Punição coletiva é um ato ilegal, de acordo com a lei internacional.

 

  Crimes de Guerra

Forças Armadas de Israel dizem que investigarão uso inadequado das bombas de fósforo branco. Agência Internacional de Energia Atômica diz que investigará uso de armas com Urânio Enfraquecido.       

Cartas sem platitudes

 

Um típico think-tank dos EUA escreveu uma carta para o colunista do New York Times (Jeffrey Goldeberg), fazendo reparos à sua coluna de apoio às ações de Israel.

O trecho que mereceu reparos:

“Há uma idéia fixa entre alguns líderes Israelenses de que o Hamas possa ser forçado à moderação (bombed into moderation). Esta é uma noção falsa e perigosa. É verdade que o Hamas pode ser intimidado militarmente por um tempo, mas os tanques não podem derrotar crenças profundamente sentidas”.

Reuel Gerecht*, o thik tank, escreve:

“Na verdade, a história Islâmica nos ensina exatamente o contrário. [cita as seitas islâmicas Kharijites, Azariqa,  7ners, Qizilbash, Mahdists]  É a derrota militar que produz a fadiga e o rebaixamento espiritual que leva à aquiescência(e, às vezes, à reflexão). Prefiro ‘aquiescência’ a ‘moderação’. Esta também vem, mas a palavra denota numa certa delicadeza que deveria ser evitada. A menos que você sufoque os ifratiyyun–os militantes–no campo de batalha, eles virão atrás de você.

Agora, se os Israelenses – e os americanos atrás deles – terão estômago e paciência para isto, é uma outra questão. Apenas a derrota militar decisiva é o grande ‘moderador’ da história (pergunte aos alemães). 

Infelizmente, como você frequentemente disse, o Oriente Médio é uma vizinhança difícil e o Islam não é uma fé que tenha produzido muitos homens que sejam admirados por seu contínuo amor pela paz e irmandade com os não mulçumanos. […] Os atuais inimigos fundamentalistas de Israel serão certamente os mais tenazes adversários que o Estado Judeu já teve.  A menos que haja um trauma como o de 67 para os fundamentalistas (que o Hamas e o Hizbollah se sintam como Nasser) , é difícil ver este ponto de virada. Talvez os Palestinos abandonem o Hamas. (Se o fizerem, será em grande parte porque os tanques, aviões e soldados realizaram um convincente argumento). O único modo de sabermos será na próxima rodada nas urnas.  É muito difícil imaginar o Fatah derrotando o Hamas numa luta”.

*Currículo de Reuel Gerecht:

Government Service

  • CIA: Middle East Specialist in Directorate of Operations, 1985-1994
  • Department of State: Political and Consular Officer, 1985-1994 Affiliations 
  •  Project for the New American Century: Senior Fellow, Middle East Initiative Director, 2001-05
  • American Enterprise Institute: Resident Fellow
  • Weekly Standard: Contributing Editor
  • Publicado em Política
    Um comentário em “Conversa sobre Israel e Palestina
    1. Ana disse:

      O governo de israel tem ido muito longe…A ONU já pede sanção aos ataques em seus prédios. Se o senhor que escreveu os reparos ao NYT estiver manifestando o que pensa Israel, o mundo assistirá fatos da maior gravidade. Que falta faz um pensador como o E. Said

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
    • Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? 26/09/2017
      Marcelo Auler Em 10 de julho, o juiz Edilberto Barbosa Clementino, da 5ª Vara Federal de Foz de Iguaçu (PR), contrariando a posição da Polícia Federal […] O post Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
      Marcelo Auler
    • Ordem no cabaré 23/09/2017
      Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
      Marcelo Auler
    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
    • STF julga processos de Aécio e Maluf: qual decidirá antes?
      Esta notícia não está nas manchetes, mas um fato inédito pode acontecer em Brasília nesta terça-feira: o julgamento de um tucano na Lava Jato. Após três meses de adiamentos, está na pauta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal o... Continue lendo
    • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
      É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
    • Ao mostrar recibos, Lula puxa o tapete de Moro e MP 26/09/2017
      Glaucos da Costamarques tem quase 80 anos. Deu pena vê-lo titubear diante da alternativa de mentir ou passar o que lhe resta de vida na cadeia. Optou por mentir dizendo que Lula não pagou aluguel. Essa era a aposta de Moro e da mídia antipetista. Porém, Lula desmontou o processo que o imperador da República de Curitiba conduz contra si ao mostrar recibos que […]
      eduguim
    • Lava-Jato: Verba pública para rever família, encontrar artistas… 26/09/2017
      Marcelo Auler em 20/9/2017 Para atender à força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba nos seus anunciados objetivos de “combater a corrupção” e os gastos indevidos de recursos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) se envolveu em um labirinto burocrático a ponto de pagar diária para procurador regional voltar para a casa da mulher e do filho. […] […]
      bloglimpinhoecheiroso
    • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

    Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

    %d blogueiros gostam disto: