Notas curtas 21 e 22/01/2009

Menor taxa de desemprego em dezembro e…infelizmente não dá para comemorar.

Dá para advinhar a autora da frase? Ora, se não é a musa do PIG? Uma das razões que a Leitão apresenta: em dezembro muitas pessoas desistem de procurar empregos e, por isso não entram na estatística do IBGE. Porém, isto ocorre em todos dezembros. A menor taxa refere-se aos meses de dezembro. Dá para comemorar? Claro que sim. O Brasil tem mostrado que pode crescer e distribuir renda. Há com que se preocupar? Claro que sim. Muitos países estão à beira do precipício. Alguns já ardem em chamas, como a Islândia e a Bulgária. A Islândia…menina dos olhos do neoliberalismo…meca da desregulamentação, da privatização, dos novos ricos do mundo financeiro: falência total. México…o aderente ao NAFTA, tão caro aos entreguistas capachos do império…em convulsão. Cingapura está numa recessão jamais vista. O Brasil tem condições de se sair melhor do que todos esses países. Para infelicidade geral desta moça.

 


Demite e gasta 1,22 milhão de dólares para reformar seu escritório.

Merryl Lynch’s, banco de investimento, que recebeu ajuda do governo Bush promoveu demissões ao mesmo tempo em que seu CEO (presidente) gastou US$ 1,22 milhão para reformar o escritório.

Previdência no México: Trabalhadores Perdem, Gestores Lucram

Os trabalhadores mexicanos que contribuem para a previdência perderam no segundo semestre de 2008  30,676 bilhões de pesos, a maior perda desde que o sistema de previdência  foi privatizado em 1997.  No mesmo período, as empresas financeiras privadas que administram estes fundos cobraram comissões de 8, 834 bilhões de pesos, segundo  informação oficial. previdencia-mexico

 

 


  Não alimente o porco (ops) o PIG

O colaborador concorda e aceita que, em decorrência da cessão de direitos patrimoniais em questão, a Infoglobo transmita a terceiros, do seu grupo econômico ou não, os direitos ora cedidos, por cessão ou concessão, total ou parcialmente, de forma gratuita ou onerosa, mas sempre para as finalidades constantes da cláusula 3 supra.

3.3. A exclusividade de que se investe a Infoglobo será oponível mesmo contra o próprio colaborador, que não poderá reproduzir a obra cedida ao Projeto ‘Eu-Repórter’ por qualquer forma ou a qualquer título, notadamente publicá-las, fornecê-las e comercializá-las a terceiros, a não ser para fins particulares e de caráter não econômico”.

Incrível. Quem analisou o contrato da Globo foi o blog do Melo. Vale a pena ler e avisar seus amigos. A Fundação Marx & Irmão, sociedade promotora do desprezo pelo trabalho assalariado, se interessou pelo assunto e pretende abordá-lo sob o título: “Eu Repórter?…não…você babaca!”

 


 Nationalisation linkfest

Depois que Paul Krugman anunciou sua desconfiança sobre “a crença de que realizar rituais financeiros elaborados poderá manter bancos mortos andando…Infelizmente, o preço desta recaída na superstição pode ser alto”. Agora é a vez de um blog do Finacial Times levantar a questão: Nacionalizar ou não nacionalizar? “Se a resposta à última gama de políticas for de que não funciona – e há muita gente dizendo que não funcionará – então a nacionalização dos bancos é praticamente a única opção que resta”. Aqui no Brasil precisamos ficar de olho no spread bancário. Um absurdo! Caixa e BB não podem cortar seu spread na surdina. O corte tem que ser de tal forma que obrigue os outros a seguirem sob pena de perder mercado. Se não funcionar, o jeito é estatizar (a palavra certa para “nacionalizar”) 


  Banco central corta 0,25 pp a mais do que o mercado financeiro previa.

E 0,5% a menos do que eu pedi. PIG reaje como se houvesse ousadia. O que não fazem para proteger os seus? Mas, confesso que com esse corte o pedido de demitir toda a diretoria do BC ficou esvaziado. 


  Confiança da Construção Civil Americana cai para novo recorde: 

 Sinal de que o tombo imobiliário se estenderá pelo novo ano e contribuirá para aprofundar a recessão americana. O índice caiu para 8, menos do que o esperado. Era 9 em dezembro. Abaixo de  50 significa que a maioria dos pesquisados veêm as condições piores.  

 


Não foi por minha causa

Apple comunica que SEC (órgão de fiscalização) investiga os comunicados contraditórios sobre o estado de saúde de seu presidente, Steve Job.

Clique para ler notícia na Bloomberg

O exemplo que usei em Como ganhar na Bolsa, Variante Ilegal – foi fictício, juro.  

 


 Muitos Madoffs

O FBI e a SEC ampliaram as investigações sobre outros fundos que aparentam seguir o mesmo esquema de Madoff. Clique, por exemplo, aqui: “Philadelphia Fund Manager Forte Charged With Fraud”   Ou aqui: “Texas Hedge Fund Run by Ex-Bondsman Is Ponzi Scheme, SEC Says”  Se escutarmos o próprio Madoff, fica um pouco mais claro o porquê.

madoff-sobrinha1

clique na imagem para assistir ao vídeo

Figuraça, o  Madoff.  

 


Publicado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Xadrez da globalização e da financeirização
    Categoria:  Coluna Econômica Luis Nassif Caso 1 - as guerras internas na geopolítica Desde a criação do padrão ouro, sempre houve uma disputa interna, nos países, em torno do modelo. O padrão ouro era essencial para a globalização do sistema financeiro, ao criar uma medida de valor global para os países que aderiam. Por outro lado, impedia os países de prati […]
  • Clipping do dia
    As matérias para serem lidas e comentadas.
  • O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará 24/06/2017
    Marcelo Auler Neste domingo (25/06), a Avenida Atlântica, em Copacabana (zona Sul do Rio), será palco de mais uma manifestação com a bandeira do “Fora”. Mas, […] O post O “Fora Diniz!” que a Globo não mostrará apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • CCJ pode impor novo revés a Temer 22/06/2017
    Marcelo Auler “A matéria tem sido discutida de forma açodada. Em que pese as inúmeras sugestões enviadas a este Senado Federal pelas diversas representações dos trabalhadores […] O post CCJ pode impor novo revés a Temer apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Lula e Bolsonaro sobem para 2018; o PSDB encolhe
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), ex-militar candidato da extrema-direita, engoliu os presidenciáveis do PSDB na disputa pelo segundo lugar, enquanto o ex-presidente Lula sobe e segue líder disparado em todos os cenários de primeiro turno... Continue lendo
  • São Paulo de Ceni & Leco segue rumo à degola
    Eles conseguiram. Com tantos erros na compra e venda de jogadores, escalações e substituições, a pomposa dupla Ceni & Leco, que transformou o Morumbi em armazém de secos e molhados, está levando o tricampeão mundial para a zona da degola... Continue lendo
  • Sem Lula e o PT, Brasil será governado pela extrema-direita 26/06/2017
    Em 30 junho de 2013, o Blog da Cidadania divulgou análise afirmando que as manifestações por 20 centavos iriam gerar traição de Michel Temer, um golpe parlamentar via impeachment de Dilma Rousseff e uma crise econômica sem precedentes. Agora, o Blog avisa: se a esquerda não se unir em torno de Lula e do PT, o país vai cair na mão da extrema-direita. […]
    admin
  • Luis Nassif: Como a Globo tornou-se ameaça à soberania nacional 27/06/2017
    Luis Nassif, via Jornal GGN em 26/6/2017 A TÍTULO DE INTRODUÇÃO – O QUE ESTAVA EM JOGO Como abordamos em vários postagens, havia um mundo em transformação, a China e os Brics irrompendo como poderes alternativos, a crise de 2008 comprometendo o modelo neoliberal. Ao mesmo tempo, uma acomodação da socialdemocracia nos anos de liberalismo, […]
    bloglimpinhoecheiroso

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: