O Brasil não precisa de recessão

Em dezembro: Perda de 654.946 empregos com carteira assinada

No ano de 2008: Ganho de 1,452 milhão empregos com carteira assinada

Taxa de juros do sistema financeiro nacional, varia entre um mínimo de 19,4% para pessoa jurídica (modalidade aquisição de bens) a 170,8%para pessoa física  (modalidade cheque especial).

Taxa de juros de referência para o Governo Rolar sua Dívida (Selic): 13,75%

Nos EUA, Europa e Japão, as taxas de juros se aproximam de zero, em termos reais algumas já são negativas. 

O mercado financeiro sinaliza que espera um corte de apenas 0,75% na taxa selic na próxima reunião do Copom.

A retração do crédito praticado pelos bancos comerciais a partir de outubro e o movimento de demissão em massa que o empresariado ensaia em dezembro foram induzidos pelas barbeiragens do Banco Central.

Barbeiragens que já tinham sido cometidas em 2004.

A mídia mira em Lula e tenta preservar o Meireles.

O Presidente Lula já pagou sua dívida de gratidão para com Meireles, creio.

Já percebeu também que esta mídia jamais o engolirá.

“Se na primeira reunião do Copom de 2009, o Banco Central não se redimir de seus erros, então é chegada a hora do Presidente da República utilizar os seus poderes constitucionais e substituir a atual diretoria do Banco Central, pondo no seu lugar pessoas que sejam capazes de fazer o que tem que ser feito neste momento crucial para a economia brasileira”, como afirmam José Luis Oreiro e Flavio Basilio

O Brasil conta com dois bancos públicos que não podem ir na contramão das práticas comerciais na surdina. A redução do spread bancário tem que ser uma decisão de governo amplamente divulgada, e não sabotada pelo Banco Central, de modo que se os bancos comerciais não a acompanharem pagarão o preço de perder mercado.

A diminuição 1% da taxa de juros que pedimos aqui (movimentos subterrâneos) hoje deveria ser de 1,5%.

 

A 1.a recessão da globalização já mostrou sua cara, está aí.

A depressão econômica ameaça países desenvolvidos.

As exportações correm riscos, independente dos nossos desejos.

O mercado interno ainda é pequeno em relação ao seu potencial. Produtos básicos estão fora do alcance da maioria da população por falta de renda. Este é o mercado que está ao alcance, para ser fortalecido, pelo governo.

A economia que o governo terá na rolagem da dívida pública poderá ser investida para recuperar o poder de compra dos aposentados e para investimentos em obras públicas.

Banqueiros e empresários já mostraram quais os remédios que aplicam contra a crise. Demissão, contração de crédito e spreads bancários altos. Mesmo com cortes de impostos para a indústria e oferta de liquidez para os bancos.

A opinião pública, o movimento sindical e os movimentos sociais devem acompanhar com muita atenção o jogo político, as decisões que serã tomadas neste mês de janeiro. Acho isso mais importante do que a Flora e o BBB.

Precisamos entender as alternativas. Uma recessão no Brasil, com nossa frágil rede de proteção social,  seria uma tragédia.

Acho que o Presidente Lula sabe que pode contar com a maioria do povo brasileiro para liderar uma cruzada antirecessiva. 

Espero que conte com a capacidade intelectual e de comunicação da nossa desorganizada intelectualidade progressista.

Publicado em Política
2 comentários em “O Brasil não precisa de recessão
  1. Ana disse:

    Reflexão muito própria. Acho apenas que a demissão da equipe do BC pode ser desastrosa como resultado político no curto prazo. Melhor seria que o presidente lograsse uma mudança na embocadura do BC

  2. tivibrasil disse:

    Ana,
    Você tem razão. Espero que o presidente consiga. Próxima reunião do Copom: 20 e 21 de janeiro, ou seja, amanhã e depois de amanhã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus 22/09/2017
    Marcelo Auler Pode parecer mais uma atividade de denúncia do nosso sistema político espúrio, corrupto e, para muitos, falido. Mas, a realização da 4ª Sessão do […] O post Práticas espúrias do Congresso no banco dos réus apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Dorival erra feio nas substituições e estraga festa no Morumbi
    Tinha tudo para ser uma grande festa Tricolor no Morumbi lotado por mais um público recorde na manhã deste domingo. Até a metade do segundo tempo, o São Paulo vinha fazendo sua melhor partida sob o comando de Dorival Júnior, dominava completamente... Continue lendo
  • Brasil começa a crer que sofreu golpe de Estado 25/09/2017
    Foi quase de enlouquecer ter visto o povo brasileiro apoiando a derrubada de um governo que era a única coisa que defendia esse mesmo povo da sanha saqueadora dos tucanos e dos peemedebês. Os brasileiros conscientes sofremos essa tortura. Pela pátria. Mas começamos a ser redimidos. Já não era sem tempo...
    eduguim
  • Desigualdade, desemprego e violência: Assim é o país do ajuste fiscal de Meirelles 25/09/2017
    Programa de reformas do ministro da Fazenda é voltado a 0,2% da população, agrava disparidades sociais e econômicas e pretende promover um retorno ao período anterior a 1930. Samuel Pinheiro Guimarães, via RBA em 17/9/2017 1) O programa econômico do senhor Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda; ex-presidente do BankBoston entre 1996 e 1999 e […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Membro do MBL que pintou muro de Doria ganha boquinha na prefeitura 25/09/2017
    João Doria (PSDB) contratou um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) que ajudou a apagar uma pichação feita por manifestantes na casa do prefeito, nos Jardins (zona oeste de SP). O gesto mostra... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Ipsos: cai desaprovação a Lula e sobe rejeição a Moro e Bolsonaro 25/09/2017
    O ex-presidente Lula teve seu índice de desaprovação reduzido e sua taxa de aprovação ampliada em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o mais recente Barômetro Político, pesquisa mensal... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: