O melhor livro sobre a bolsa de valores

Se alguém lhe disser que há um jogo onde as suas chances de ganhar são de 50% e ao ganhar, seu lucro será de 60% e ao perder seu prejuízo será de 40%, o que você faz?

1) Entra alegre e feliz no jogo.

2)Calcula a média e joga.

3)Diz: Tô fora!

Se você não respondeu o item 3, sugiro o melhor livro que li sobre o Mercado de Capitais.

Escrito por um matemático que perdeu muito dinheiro na bolsa de Nova York: Jonh Allen Paulos.  

A MATHEMATICIAN PLAYS THE STOCK MARKET, Basic Books,  2003.

Traduzido no Brasil como “A lógica no mercado de ações”.

Por meio de histórias, vinhetas, paradoxos e enigmas Paulos aborda todas as indagações do leitor pensante sobre o mercado.

Os métodos tradicionais de selecionar ações, como a análise fundamentalista, a análise técnica e outras abordagens contribuem realmente para alguma coisa? Como quantificar o risco? Quais são os erros mais comuns dos iniciantes? 

O mercado é eficiente? É aleatório? 

Qual o papel da ilusão cognitiva e da fraqueza psicológica? 

Quais as principais trapaças?

O que são opções, teoria do portfolio, venda descoberta?

A curva normal, em forma de sino, realmente explica a volatilidade do mercado? E ferramentas outras como os fractais e a teoria do caos, iluminam o zig zag do mercado?

Mas, antes de tudo, o livro é a estória do seu desastroso caso de amor com a WorldCom. Uma companhia que foi estrela da onda pontocom; expoente da bolha da internet do início do século XXI.

A saga de Pauson com a WorldCom o levou a perder muito, mas muito mesmo, dinheiro.

O sucesso do livro compensou parte das perdas. 

Contando casos, mostrando paradoxos, analisando as várias técnicas dos “players” e “traders” o livro elucida a matemática do mercado. Com poucas fórmulas. Fácil de entender.

Se você deseja entrar neste mercado, recomendo a leitura. Servirá como uma vacina contra os picaretas.

Ajudou-me a entender porque se me oferecerm um esquema onde na metade das vezes eu ganho 60% e na outra metade eu perco 40% eu vou mifú.

Simples aritmética, média e mediana.

Agora, se alguém lhe perguntar qual a variável que deve ter tido maior correlação com o índice S&P500 (índice que mede a média de ações selecionadas de ações negociadas na Bolsa de New York) e lhe apresenta as seguintes opções:

1) Crescimento do PIB dos EUA

2) Preço dos imóveis na Califórnia

3) Preço da mantega no mercado de Bangladesh

4) Ações da General Motors

E você não respondeu a opção 3, sério, não deixe de ler o livro.

Publicado em Mercado Financeiro
Um comentário em “O melhor livro sobre a bolsa de valores
  1. marcelod2 disse:

    Também li recentemente um livro muito bom. invista com sucesso na bolsa de valores. Vale a pena conferir, pois dá a teoria e a prática també.:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Semidistritão, tomada de três pinos e jabuticaba, por Luis Felipe Miguel
    Categoria:  Opinião Semidistritão, tomada de três pinos e jabuticaba por Luis Felipe Miguel Ao criticar a proposta do chamado "semidistritão", Bernardo Mello Franco a chama de "a nova tomada de três pinos", por ser "uma solução tupiniquim, de autoria desconhecida, que ajudará seus poucos criadores a se dar bem às custas da maioria […]
  • Indícios contra Vaccarezza são incapazes de sustentar uma ação, diz defesa
    Categoria:  Justiça Foto: Reprodução   Jornal GGN - Detido pela Polícia Federal, o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza foi interrogado na tarde desta segunda-feira (21). Aos investigadores, Vaccarezza contou que o dinheiro apreendido pela Operação Abate, em sua residência, era para cobrir despesas de uma cirurgia de remoção de câncer de próstata. Explicou […]
  • MPF-PR e Moro barram investigações contra PF-PR 21/08/2017
    Marcelo Auler MPF da Força Tarefa do Paraná tenta barrar o segundo inquérito em torno da ação da Polícia Federal na Força Tarefa da Lava Jato. […] O post MPF-PR e Moro barram investigações contra PF-PR apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Gilmar Mendes na berlinda. E agora Cámem Lúcia? 19/08/2017
    Marcelo Auler (atualizada às 23h300) Na semana em que a ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi à rádio Jovem Pan e deixou […] O post Gilmar Mendes na berlinda. E agora Cámem Lúcia? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Agressão contra professora é sinal dos tempos
    Nada me chocou mais neste agitado começo de semana do que a imagem da professora ensanguentada, depois de ser brutalmente espancada por um aluno de 15 anos, numa escola de Indaial, em Santa Catarina. Este é o mais fiel retrato da anomia social em que... Continue lendo
  • Sem lideranças, não há reforma, só gambiarras
    O que podemos esperar desta semana em Brasília? A agenda política marca para esta segunda-feira a visita do presidente do Paraguai e, na terça, a Câmara deve tentar mais uma vez votar alguma coisa da chamada "reforma política". Por enquanto, é o... Continue lendo
  • Lula será eleito porque reencarnou a esperança popular 22/08/2017
    Sabe quais são os únicos candidatos a presidente que estão se fortalecendo eleitoralmente no Brasil? Lula e Bolsonaro. Por que? Porque são os que prometem estancar o empobrecimento que Temer e os tucanos terão gerado. Só que Bolsonaro quer tirar do pobre e dar ao rico e Lula quer tirar do rico e dar ao pobre - não existe almoço grátis: para um grupo ganhar, […]
    eduguim
  • O louco com armas nucleares é Donald Trump, não Kim Jong-un 22/08/2017
    Mehdi Hasan, via The Intercept Brasil em 11/8/2017 Para variar, Donald Trump tem razão. “Nós não podemos deixar um louco com acesso a armas nucleares livre desse jeito”, ele disse ao presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, de acordo com a transcrição de sua bizarra conversa telefônica que foi vazada ao The Intercept em maio. O […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Facebook me pede R$ 3 para divulgar censura do Google. Topo se divulgar a dele junto 22/08/2017
    O Facebook me pediu R$ 3 (detalhe em amarelo na imagem) para divulgar uma postagem em que eu denunciava a censura do Google à mídia alternativa e de esquerda: Google censura comunicação alternativa mundial em obediência à campanha da mídia corporativa sobre 'fake news'.Só que eu também havia postado lá no Face uma chamada para outra postagem aqui d […]
    Antonio Mello
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: