Olho por olho dente por dente – as contas erradas

Publicado em 28/12/2008, modificado em 07/01/2009

A lei de talião, presente na codificação de leis antigas (código de Hamurabi, Exôdus, Levítico, Deuterônimos e Torá) teve um sentido progressista ao limitar a vingança tal (talis, talião) qual a ofensa recebida. 

A filha de um eminente chefe de uma clã fôra molestada por um jovem de outra clã? Que tal uma expedição punitiva e decepar a cabeça de todas as jovens da clã originária da ofensa?

A evolução da noção de Direito indicaria a superação da noção de vingança.

Curiosa a nossa capacidade para conviver com paradoxos. A lei de talião teria efeitos de contenção quando olhamos as ações dos Estados beligerantes.

As bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki não guardam proporção com Pearl Habour. Evidemente foram crimes de guerra, sequer julgados pela narrativa do mais forte, do vitorioso.

Desde o início da intifada nos territorios palestinos ocupados em setembro de 2000, morreram 430 civis israelenses nas ações armadas de  todas as facções da resistência palestina, conforme a “List of Israeli civilian casualties in the Second Intifada” da Wikipedia.

No mesmo  período, as Forças Israelenses de Ocupação assassinaram mais de cinco mil civis palestinos, entre eles quase 900 crianças.

Segundo o último relatório do centro israelita de informação sobre direitos humanos nos territórios ocupados, B’tselem, 11 civis israelenses, quatro deles crianças, foram mortos por ataques de foguetes caseiros (Qassam rockets), lançados a partir do território cercado de Gaza.

Agora mesmo, neste 48º natal desde o conflito árabe israelense de 1967, a resposta dos combatentes de Gaza contra o maior ataque de Israel na faixa de Gaza, causou uma única, e importante, sem dúvida, morte entre civis israelenses que ocupam território palestino.

Tudo isto é muito triste. 

Por muito tempo, até por experiência própria, achei que os que sofreram humilhações, os desvalidos, torturados, as vítimas de preconceitos seriam mais capazes de compreender o outro, recusar o papel de algoz.

Saramago, de certa forma, faz a mesma pergunta:

“Israel quer que todos nós nos sintamos culpados, direta ou indiretamente, pelos horrores do Holocausto. Israel quer que renunciemos ao mais elementar juízo crítico e nos transformemos em um ecoar dócil de sua vontade. Israel quer que reconheçamos ‘de jure’ o que, para eles, é já um exercício ‘de facto’: a impunidade absoluta. Do ponto de vista dos judeus, Israel não poderá ser nunca submetido a juízo, porque foi torturado, submetido a gases e incinerado em Auschwitz. Pergunto-me se aqueles judeus que morreram nos campos de concentração nazistas, aqueles que foram perseguidos ao largo da história, aqueles que morreram nos ‘pogroms’, aqueles que foram esquecidos nos guetos, me pergunto se essa imensa multidão de desgraçados não sentiria vergonha ao ver os atos infames que estão cometendo seus descendentes. Pergunto-me se o haver sofrido tanto não seria o melhor motivo para não fazer sofrer aos demais.

As pedras de Davi mudaram de mãos, agora são os palestinos que as jogam. Golias está do outro lado, armado e equipado como nunca esteve soldado algum na história das guerras, a não ser, claro está, o amigo norte-americano. Ah, sim, as horrendas matanças de civis causadas pelos chamados terroristas suicidas… Horrendas, sim, sem dúvida; condenáveis, sim, sem dúvida, mas a Israel fica muito que aprender se não é capaz de entender as razões que podem levar um ser humano a transformar-se em bomba”.

Infelizmente, não há como não reconhecer, a população de Gaza está confinada num gueto. O Gueto de Gaza. Foram construídos muros e cercas. A entrada de mercadorias, o abastecimento, até de água, fica ao critério de Israel e do corrupto governo do Egito.

Em honra aos que tombaram no gueto de Varsóvia, digo que o ajuste de contas do Estado de Israel com o Hamas não erra apenas na aritmética de hoje. Desonra o sofrimento dos seus antepassados, especialmente os 380 mil judeus que foram confinados em Varsóvia.

 

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • PSDB e Temer saem derrotados no julgamento do STF. Por Joaquim de Carvalho. 28/06/2017
    O PSDB e Michel Temer, aliados na defesa deste governo, foram derrotados esta tarde pelo Supremo Tribunal Federal. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, e Rodrigo Rocha Loures, longa manus do presidente da república, queriam remover o ministro Édson Fachin da relatoria da investigação e do processo que envolvem a […] O post PSDB e T […]
    Joaquim de Carvalho
  • Sob o jugo de Temer a PF definha em praça pública. Por Carlos Fernandes 28/06/2017
    É triste quando trilhamos com tanta avidez um caminho que nos leva inevitavelmente ao crepúsculo do que um dia foi o nosso melhor momento. Dessa maneira deve estar se sentindo hoje a Polícia Federal. Uma das instituições mais valorizadas nos governos de Lula e Dilma, a PF, fortalecida e com a sua independência plenamente garantida, […] O post Sob o jugo de T […]
    Carlos Fernandes
  • A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF 28/06/2017
    Eugênio José Guilherme de Aragão (*) Depois de uma campanha profissional, como manda o figurino Janot na corporação, o vitorioso da eleição interna para a lista […] O post A lista tríplice para PGR ou o porre do MPF apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Daqui não saio, daqui ninguém me tira! 28/06/2017
    Arnaldo César (*) É admirável o arsenal de truques, mentiras, abusos, caradurismo e irresponsabilidades de toda a ordem que a camarilha de Temer tem utilizado para […] O post Daqui não saio, daqui ninguém me tira! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A felicidade nos olhos da menina que não vê
    Aconteceram tantas coisas importantes nas últimas horas sobre as quais eu poderia comentar (ver link para o Jornal da Record News no final deste texto), mas não me sai da cabeça a imagem da felicidade brilhando nos olhos da menina que não vê.... Continue lendo
  • Temer X Janot e Lula X Moro: é hora do vale-tudo
    Chegou a hora do vale-tudo na guerra aberta entre o Judiciário e a classe política. As defesas de Temer e Lula resolveram partir para o ataque contra seus acusadores Janot e Moro, respectivamente. Rodrigo Janot denunciou Michel Temer por corrupção... Continue lendo
  • Os 8 processos contra Vaccari se baseiam em delações sem provas 29/06/2017
    ATENÇÃO - Na última quarta-feira à noite, em evento que contou com representante da cúpula do PT, o Blog apurou que o partido já acredita que João Vaccari Neto será absolvido totalmente da enxurrada de processos farsescos abertos contra si. Sua absolvição total vai desmascarar o golpe e os golpistas. E pavimentará o caminho da vitória de Lula no ano que vem. […]
    eduguim
  • A tropa de Temer que apareceu de forma “espontânea” em seu pronunciamento 28/06/2017
    Quem são as pessoas que formaram a comitiva de Temer Temer chegou a agradecer no discurso a presença “espontânea” dos parlamentares, mas a participação deles não foi voluntária; veja quem são. Via O Tempo em 28/7/2017 Veja quem faz parte da tropa de Temer 1) Baleia Rossi (PMDB/SP) 2) Goulart (PSD/SP) 3) Lelo Coimbra (PMDB/ES) […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • A fortuna de Aécio 29/06/2017
    O senador Aécio Neves não pode reclamar da sorte. Em março, ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista. Sua irmã foi presa por negociar a entrega do dinheiro. Seu primo foi preso por... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)
  • Delação que envolve arrecadador de campanha de tucanos enfrenta resistência do MPF 29/06/2017
    Doleiro e empresário afirmou que mostraria provas de um repasse de R$ 100 milhões em propina a Paulo Vieira, o Paulo Preto, durante a gestão de José Serra como governador de São Paulo.Nas primeiras... Blog de política Brasil. Os amigos do Presidente Lula
    noreply@blogger.com (Helena™)

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: