O Mundo do trabalho no império

Facilitar a sindicalização nos EUA: É a luta política que agita o império.

A direita usa o escândalo do governador de Illinois para bater pesado no SEIU.

mcdonalds-fp31

SEIU – Sindicato dos Empregados em Serviços – é a Central Sindical mais ativa e popular atualmente nos EUA.

Faz campanha pela aprovação da Lei da Livre Escolha. Esta Lei permitirá que os empregados de uma empresa, como o McDonal’s por exemplo, possam criar um sindicato por meio da assinatura de um cartão onde se declaram a favor.

Entrou na mira dos lobistas e marketeiros do mal. A tal moral seletiva.

Os empregadores e seus lobistas querem a manutenção da lei atual que exige a eleição secreta, supervisionada por órgão do governo, com participação da maioria dos empregados para que um sindicato seja reconhecido.

Uma vez reconhecido o sindicato, há várias vantagens para os empregados na hora de negociar o contrato coletivo. A começar pelo simples fato de haver um contrato coletivo.

O argumento dos patrões e seus lobistas é a do atentado à democracia, pela supressão do voto secreto.

Na verdade, o voto secreto não é suprimido. O que a lei prevê é a possibilidade dos trabalhadores, por maioria, optarem pelo sistema do “card-check”.

Este  sistema facilitará a criação de sindicatos em empresas como a Wal-Mart e o McDonnald’s, dada a dificuldade os empregados se concentrarem num único lugar para proceder à votação secreta. Mais fácil ainda seria o voto pela internet. Espero que se chegue lá.

Enquanto isto, os cidadãos americanos são bombardeados por propagandas pagas por ONGs cujos doadores  se mantém no anonimato. Podemos imaginar, sem muita chance de errar, que são as grandes corporações que as financiam.

Uma guerra de marketing que não vemos no Brasil, já que as TVs, lideradas pela Globo, a desenvolvem graciosamente no dia a dia.

O trabalho do SEIU junto aos empregados do McDonald’s pode ser visto aqui:

mcdonalds

Clique na imagem para ir ao vídeo da campanha com os empregados do McDonalds

A SEIU apoiou a campanha de Obama. Apoiou também a campanha do governador Blagojevich , envolvido no escândalo da venda da cadeira de senador vaga pela eleição de Obama.

Não há ligação direta entre uma coisa e outra. A não ser no duro jogo do marketing político.

A Câmara dos deputados aprovou mas o senado rejeitou. Obama se comprometeu a enviar novo projeto para outra votação pelo novo senado que tomará posse em 2009. A campanha pega fogo.

A publicidade da direita pode ser vista aqui:
direitacampanha

Clique na imagem para ver as peças publicitárias

Há mais aspectos políticos a serem discutidos. Mas, proponho uma pausa para rever uma das melhores cenas do filme “Cães de Aluguel” do Tarantino. A cena da discussão, entre os cães de aluguel, sobre gorjetas.

caes-de-aluguel

Clique na imagem para ver o vídeo

Voltando rápido para o assunto: A batalha ideológica nos EUA, ao longo do século XX, contra os sindicatos foi brutal e decisiva para a consolidação do império. Maior concentração de capital nas grandes corporações e no complexo industrial militar, impedindo maior apropriação pelos trabalhadores dos ganhos de produtividade, contribuiu para a expansão do império.

O assunto volta à tona, por meio da crise engendrada pelas próprias corporações. Uma batalha ideológica que vai dar o que falar. Não no nosso PIG, é claro. Ou, talvez, com aquele atraso que eles cometem para assuntos espinhosos, como o caso Madoff, o assassinato de Chico Mendes, corrupção da Alstom, Siemens e etc.

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A reação do Sul ao “Plano Atlanta” 23/01/2018
    Arnaldo César (*), de Porto Alegre (RS) Durante algum tempo se questionou no Brasil quem eram  os articuladores do golpe que arrancou Dilma Rousseff do poder […]
    Marcelo Auler
  • Por Lula, movimentos populares chegam a POA 22/01/2018
    Marcelo Auler, de Porto Alegre (RS) Pouco depois das 07H00 desta segunda-feira (22/01), 48  horas antes de ter início o julgamento do recurso que a defesa […]
    Arnaldo César
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • A despedida do Balaio do Kotscho
    Adeus, amigos. Chegou a hora da despedida do Balaio do Kotscho aqui no R7, que publicou meu blog desde 2011. Foram quase seis anos e meio de convívio quase diário, de domingo a domingo (neste último, escrevi sobre o grande Rolando Boldrin, o "Sr.... Continue lendo
  • Última semana para a “reforma política”: eles só querem grana
    Acaba esta semana, no dia 7, o prazo para o Congresso Nacional terminar sua "reforma política" para que as mudanças propostas possam valer já na eleição de 2018. Como os dias úteis das excelências costumam terminar na quinta-feira, o tempo urge... Continue lendo
  • New York Times: provas de Moro contra Lula não seriam aceitas nos EUA 23/01/2018
    Artigo no jornal norte-americano diz que provas que Moro usou para condenar Lula não seriam levadas a sério nos Estados Unidos e que esse processo "empurrou a democracia brasileira para o abismo" O post New York Times: provas de Moro contra Lula não seriam aceitas nos EUA apareceu primeiro em Blog da Cidadania.
    eduguim
  • Blog Limpinho & Cheiroso está no Facebook 04/01/2018
    Por um período, o blog Limpinho & Cheiroso estará apenas no Facebook. Ele voltará nessa plataforma no período eleitoral. Para acessá-lo na rede social do Mark Zuckerberg, clique em Facebook para seguir o blog. Há braços de luta.
    bloglimpinhoecheiroso

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: