O Mundo do trabalho no império

Facilitar a sindicalização nos EUA: É a luta política que agita o império.

A direita usa o escândalo do governador de Illinois para bater pesado no SEIU.

mcdonalds-fp31

SEIU – Sindicato dos Empregados em Serviços – é a Central Sindical mais ativa e popular atualmente nos EUA.

Faz campanha pela aprovação da Lei da Livre Escolha. Esta Lei permitirá que os empregados de uma empresa, como o McDonal’s por exemplo, possam criar um sindicato por meio da assinatura de um cartão onde se declaram a favor.

Entrou na mira dos lobistas e marketeiros do mal. A tal moral seletiva.

Os empregadores e seus lobistas querem a manutenção da lei atual que exige a eleição secreta, supervisionada por órgão do governo, com participação da maioria dos empregados para que um sindicato seja reconhecido.

Uma vez reconhecido o sindicato, há várias vantagens para os empregados na hora de negociar o contrato coletivo. A começar pelo simples fato de haver um contrato coletivo.

O argumento dos patrões e seus lobistas é a do atentado à democracia, pela supressão do voto secreto.

Na verdade, o voto secreto não é suprimido. O que a lei prevê é a possibilidade dos trabalhadores, por maioria, optarem pelo sistema do “card-check”.

Este  sistema facilitará a criação de sindicatos em empresas como a Wal-Mart e o McDonnald’s, dada a dificuldade os empregados se concentrarem num único lugar para proceder à votação secreta. Mais fácil ainda seria o voto pela internet. Espero que se chegue lá.

Enquanto isto, os cidadãos americanos são bombardeados por propagandas pagas por ONGs cujos doadores  se mantém no anonimato. Podemos imaginar, sem muita chance de errar, que são as grandes corporações que as financiam.

Uma guerra de marketing que não vemos no Brasil, já que as TVs, lideradas pela Globo, a desenvolvem graciosamente no dia a dia.

O trabalho do SEIU junto aos empregados do McDonald’s pode ser visto aqui:

mcdonalds

Clique na imagem para ir ao vídeo da campanha com os empregados do McDonalds

A SEIU apoiou a campanha de Obama. Apoiou também a campanha do governador Blagojevich , envolvido no escândalo da venda da cadeira de senador vaga pela eleição de Obama.

Não há ligação direta entre uma coisa e outra. A não ser no duro jogo do marketing político.

A Câmara dos deputados aprovou mas o senado rejeitou. Obama se comprometeu a enviar novo projeto para outra votação pelo novo senado que tomará posse em 2009. A campanha pega fogo.

A publicidade da direita pode ser vista aqui:
direitacampanha

Clique na imagem para ver as peças publicitárias

Há mais aspectos políticos a serem discutidos. Mas, proponho uma pausa para rever uma das melhores cenas do filme “Cães de Aluguel” do Tarantino. A cena da discussão, entre os cães de aluguel, sobre gorjetas.

caes-de-aluguel

Clique na imagem para ver o vídeo

Voltando rápido para o assunto: A batalha ideológica nos EUA, ao longo do século XX, contra os sindicatos foi brutal e decisiva para a consolidação do império. Maior concentração de capital nas grandes corporações e no complexo industrial militar, impedindo maior apropriação pelos trabalhadores dos ganhos de produtividade, contribuiu para a expansão do império.

O assunto volta à tona, por meio da crise engendrada pelas próprias corporações. Uma batalha ideológica que vai dar o que falar. Não no nosso PIG, é claro. Ou, talvez, com aquele atraso que eles cometem para assuntos espinhosos, como o caso Madoff, o assassinato de Chico Mendes, corrupção da Alstom, Siemens e etc.

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Greg News: Brasil é campeão mundial de homicídios
    Categoria:  Segurança Pública Enviado por Marcelo Soares Souza leia mais
  • Telexfree é denunciada por lavagem de dinheiro
    Categoria:  Justiça Luis Nassif   Quando o GGN denunciou o golpe da Telexfree, tentamos de todas as maneiras que o então Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, agisse. Afinal, era mais de um milhão de vítimas do golpe. Cardozo refugou de todas as maneiras. Alegava que era 171, estelionato e, portanto, crimes de alçada estadual.   Argumentamos por posts e […]
  • Black-blocs: um desafio à democracia e ao jornalismo 26/05/2017
    Marcelo Auler O que realmente existe atrás das máscaras dos, aparentemente jovens – ou mesmo “moleques” -, como preferem alguns, que mais do que marcar presença […] O post Black-blocs: um desafio à democracia e ao jornalismo apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • TSE pode provocar Diretas Já! 26/05/2017
    Marcelo Auler Uma mudança no Código Eleitoral realizada em 2015, na gestão de Eduardo Cunha na presidência da Câmara, poderá transformar a Ação de Investigação Judicial […] O post TSE pode provocar Diretas Já! apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Temer balança: quem se habilita a ficar no lugar?
    Aos leitores: o blog vai fazer uma parada técnica e volta na semana do julgamento no TSE.  *** Ao mesmo tempo em que Michel Temer se segura como pode na cadeira presidencial, a cada dia mais isolado e enfraquecido, para não perder o foro... Continue lendo
  • JRN completa seis anos de jornalismo independente
    25 de maio de 2017. Com Brasília pegando fogo, o Exército nas ruas, o Congresso conflagrado e o governo encurralado, hoje não é certamente um bom dia para comemoração. Mas não dá para deixar de registrar que nesta quinta-feira o Jornal da... Continue lendo
  • Leniência com Aécio, Temer e mulher de Cunha favorece Lula 26/05/2017
    Prender Lula enquanto Aécio, Temer e Claudia Cruz andam livres por aí, obstruindo a Justiça e zombando da lei? Não vai rolar. Até para condenar Lula Moro vai ter que arrumar alguma prova muito convincente. Uma coisa é certa: se tentarem condenar Lula com base no que têm contra ele, este país vai vir abaixo. Principalmente após aliviarem tanto com crimes comp […]
    eduguim
  • Fala quem manda: Da cadeia, Eduardo Cunha diz que Temer não renunciará 26/05/2017
    Golpe dentro do golpe: PMDB × PSDB. Via Painel da Folha em 25/5/2017 Quem pisca: O clima entre o PMDB e o PSDB no Congresso é de desconfiança. Peemedebistas acusam os tucanos de estarem conspirando. O PSDB, por sua vez, não esconde a avaliação de que Temer perdeu as condições de controlar a crise. Giro […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Fascists Seek Personal Growth and Forgiveness in Two Films
    Two new documentaries screened at this year's Copenhagen International Documentary Film Festival each profile a right-wing European militant coming to terms with his past. The thorny question raised by both The Unforgiven and Keep Quiet is a complex one: Is anything owed to history's most despicable actors, especially forgiveness?(Screen grab: CAT […]
  • Beyond Reactive Politics: Working Toward the Wholesale Reorganization of Society
    We've taken as fact that the nation started in slavery and genocide and can't be redeemed but the country has always carred a revolutionary promise that has yet to be fulfilled, says activist and Ayni Institute trainer James Hayes. Movements, such as AllOfUs and Yes We Can in Ohio, are taking on the challenge of winning power for a multiracial anti […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: