Três Vozes fora do PIG*

CARLOS LESSA

SOBRE O FUTURO:

“Acho que o mundo vai caminhar para uma sociedade bem mais convivial. As pessoas vão dar mais importância às coisas que fazem coletivamente em espaço público. Porque as dificuldades da área privada, as pessoas vão procurar compensar, em parte, melhorando a sua participação. Em coisas que podem ser desde andar de bicicleta a passear na floresta, tomar banho de mar, bater papo com os vizinhos.”

SOBRE A CRISE

“Você tem idéia do que foi criado nestes 25 anos em matéria de fantasia financeira? Existe uma instituição, que é uma instituição insuspeita, chamada Bank for International Settlements, que é uma espécie de banco central dos bancos centrais. Ele estima que a produção, o PIB, de todos os países do mundo somados seja alguma coisa na ordem de 60 trilhões de dólares. Um ano de atividade econômica são 60 trilhões de dólares. Agora, ativos financeiros são as dívidas das famílias, das empresas e dos governos. Dá um total de 130 trilhões. Em relação aos derivativos, o International Settlements não sabe, porém estima conservadoramente em 640 trilhões de dólares. Tudo isso está no terreno da fantasia porque o que corresponde ao processo da economia real são os 60 trilhões de produção e os 130 trilhões de ativos financeiros, que são as compras a prazo feitas pelas famílias de eletrodomésticos, imóveis etc. São os créditos de que as empresas lançam mão para produzir ou ampliar a produção e são os financiamentos que o governo assume para realizar políticas sociais, às vezes para comprar armamentos (risos), às vezes para fazer estrada. Isso é a parte sadia do lucro. A parte que pertence à efervescência são os 640 trilhões, que ninguém sabe quanto são. Nos EUA, já têm analistas que dizem que é um quatrilhão. Você nem consegue pronunciar isso, não é? A crise vai fazer tudo isso virar fumaça. Cada dez pontos percentuais que cai a bolsa de NY desaparece um PIB inteiro do Brasil.”

MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES:

SOBRE A CRISE:

“Tem que eliminar trilhões de dólares que não valem nada, são uma sombra, as finanças-sombra. Depois disso, tem que fazer de novo a regulação do sistema. Mas eu não creio que agora, este ano, nas reuniões que estão por haver não saia nada. Não chegou ao fim da crise. E tem trilhões de prejuízos. Nunca houve uma crise dessa extensão financeira. Quer dizer, não sei se vai dar uma depressão no estilo do século 19 e de 1930. Mas é certo que não é uma recessão e, depois, uma recuperação em V. Não é. Todo mundo diz que vai ser perna cumprida, uma coisa em L. Mas a recessão nem começou. É o primeiro trimestre que o Japão e a Alemanha apresentam”.

SOBRE O FUTURO:

Em resumo: primeiro, os Estados Unidos têm que resolver a crise dele e eles mesmos se regularem. A partir daí, você faz uma regulação mais geral, adaptativa. Porque são sempre eles que dão as regras. Claro que não tem mais força para impor o seu modelo. Eles entraram em decadência, óbvio. Mas também ninguém tem força. A Europa não tem, a China não tem, ninguém tem força. 

“O sistema é multipolar, mas não tem hegemonia de ninguém pra dizer: “é por aqui”. Não estamos em Bretton Woods, está claro?”

JOSÉ SARAMAGO

SOBRE O FUTURO:

“Mas o mundo não se volta para coisa nenhuma se nós não nos voltarmos. Somos nós que temos que nos voltar. Se vamos eu não sei. Escrevi um dia assim: “não mudaremos a vida… se não mudarmos de vida”. Entende? Para mudar a vida é preciso que nós mudemos de vida. Seremos capazes disso? É o que está nas vossas mãos.”

SOBRE A CRISE

“Os que se dizem de classe média já não estão mais lá (na classe média) – estão caindo, já caíram”, avalia o escritor. “Os senhores responsáveis por tudo isso (crise econômica mundial) não são ricos, são riquíssimos, são multimilionários. Eles, os empresários, estão a se servir de nós. Nos fazem de bobos”, critica.

ÍNTEGRA DAS ENTREVISTAS EM TERRA MAGAZINE

* Partido da Imprensa Golpista – termo cunhado por Paulo Henrique Amorim para designar a maioria da mídia corporativa brasileira.

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? 26/09/2017
    Marcelo Auler Em 10 de julho, o juiz Edilberto Barbosa Clementino, da 5ª Vara Federal de Foz de Iguaçu (PR), contrariando a posição da Polícia Federal […] O post Juiz manda exumar; Polícia Federal retarda – procrastina? apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ordem no cabaré 23/09/2017
    Arnaldo César (*) Gostem ou desgostem, o recado está dado: Ou, o executivo, o legislativo e o judiciário tomam tenência na vida e acabam com essa […] O post Ordem no cabaré apareceu primeiro em Marcelo Auler.
    Marcelo Auler
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • STF julga processos de Aécio e Maluf: qual decidirá antes?
    Esta notícia não está nas manchetes, mas um fato inédito pode acontecer em Brasília nesta terça-feira: o julgamento de um tucano na Lava Jato. Após três meses de adiamentos, está na pauta da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal o... Continue lendo
  • Nova denúncia contra Temer: vale a pena ver tudo de novo?
    É como reprise de novela: você já conhece o elenco, a trama e o final. Os personagens são os mesmos. Vale a pena ver tudo de novo? A partir desta segunda-feira, a Câmara deixa tudo de lado para julgar a nova denúncia apresentada pela PGR contra o... Continue lendo
  • Ao mostrar recibos, Lula puxa o tapete de Moro e MP 26/09/2017
    Glaucos da Costamarques tem quase 80 anos. Deu pena vê-lo titubear diante da alternativa de mentir ou passar o que lhe resta de vida na cadeia. Optou por mentir dizendo que Lula não pagou aluguel. Essa era a aposta de Moro e da mídia antipetista. Porém, Lula desmontou o processo que o imperador da República de Curitiba conduz contra si ao mostrar recibos que […]
    eduguim
  • Lava-Jato: Verba pública para rever família, encontrar artistas… 26/09/2017
    Marcelo Auler em 20/9/2017 Para atender à força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba nos seus anunciados objetivos de “combater a corrupção” e os gastos indevidos de recursos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) se envolveu em um labirinto burocrático a ponto de pagar diária para procurador regional voltar para a casa da mulher e do filho. […] […]
    bloglimpinhoecheiroso
  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
  • Fenceline Communities on Gulf Coast Face Mass Displacement and Toxic Pollution One Month After Harvey
    As many parts of the United States recover from a devastating series of hurricanes, we end today's show with an update from one of the hardest-hit communities along the Gulf Coast. Port Arthur, Texas, is a fenceline community with several massive oil refineries that flooded during Hurricane Harvey. Just last week, a fire at the Valero oil refinery in Po […]
  • Puerto Ricans Plead for Aid Amid Catastrophe
    Six days after Hurricane Maria slammed into Puerto Rico, 3.4 million US citizens in the territory remain without adequate food, water and fuel. But as the massive crisis became clear over the weekend, President Trump failed to weigh in, instead lashing out at sports players who joined in protest against racial injustice. It took the president five full days […]

Parece que o URL do site WordPress foi configurado incorretamente. Verifique o URL nas configurações do widget.

%d blogueiros gostam disto: